Tempo, retome o controle do seu!

Como você lida com o seu tempo?

Se o grandioso gênio da lâmpada dos contos de fadas aparecer na sua frente neste exato momento, com a condição de lhe conceder apenas um desejo, qual seria? 

Pense bem! Afinal, é uma oportunidade única…

Brincadeiras à parte, acredito que muitas pessoas gostariam de ter mais tempo para curtir a família, os amigos, realizar projetos pessoais, viagens e claro, aprender novos conteúdos. 

Contudo, existe um obstáculo entre tudo isso, impedindo sua concretização:

O PRÓPRIO TEMPO!

Se fosse real, será que só o gênio da lâmpada seria capaz de lhe conceder mais tempo?

É fato que o dia tem 24 horas para você, eu, seus pais, amigos… para todos em qualquer lugar do mundo. Isto é, ninguém em lugar nenhum possui mais tempo que os demais.

No entanto, se o seu dia passa rápido e quando ele chega ao final, você não conseguiu pôr em prática aquilo que havia planejado, não culpe o avanço do relógio por isso.

Aliás, você tem olhado para os ponteiros ultimamente?

Tempo você tem. Falta gestão!

Calma, sei que não é simples manter uma rotina organizada, cumprir todos os compromissos e atingir as pequenas metas diárias. É uma variável. Cada pessoa tem seu ritmo e modo de viver.

Entretanto, a boa notícia, é que isso pode ser resolvido com simples mudanças de atitudes, que certamente lhe proporcionarão mais produtividade e, principalmente, uma memória mais ativa e disciplinada.

Aliás, o bom funcionamento da sua mente é essencial para conseguir trabalhar bem sua rotina, organizando-a de forma precisa e tendo tempo para realizar todo o necessário, incluindo os estudos. 

Por isso, como forma de te ajudar a solucionar duas variáveis de uma só vez, separei alguns passos que se postos em prática hoje mesmo, mudarão completamente a forma como trabalha e gerencia sua vida. 

Vamos lá?

Passo 1: Desacelere o ritmo e observe seus atos!

Como disse antes, todos nós temos 24 horas por dia, sendo elas, para trabalhar, estudar, se alimentar, fazer exercícios físicos, interagir com pessoas e máquinas, descansar, dormir, etc.

Ah não ser que você esteja vivendo em Júpiter (os dias por lá duram apenas 9 horas) seu tempo é o mesmo da população de todo o planeta…

Por isso, agora é o momento para frear a sua mente. Ou seja, dar um tempo e analisar profundamente quais situações atrapalham você e o fazem desperdiçar o tão precioso tempo. 

Ouça a si mesmo e deixe o emocional aparecer um pouco, sem medo. De vez em quando é necessário expor um pouco de nós mesmos a fim de chegarmos a alguma conclusão. 

A frase diz: “Muita calma nessa hora”.

Contudo, é preciso levá-la adiante para a próxima hora, na próxima e na próxima…

A pressa só tem uma única função: Encobrir sua capacidade de tomar decisões mais precisas. Por isso, deixe-a de lado o quanto antes! 

Após analisar tudo precisamente, você perceberá que muito pode ser deixado de lado e com isso ganhará não apenas tempo, como também um direcionamento sobre o que fazer. Sua mente por outro lado, estará mais relaxada e livre de importunações!  

Passo 2: O pessimismo suga todas as suas energias…

Além de pisar no freio, para assim dar o próximo passo com mais cautela e inteligência, mova-se em direção aos desafios com um pensamento positivo e motivacional.

Não comece nada pensando na consequência negativa daquilo ou dizendo: “Isso vai dar errado”; “Será que vou mesmo conseguir?”

Passou da hora de refinar seu senso de otimismo!

Um dos maiores segredos dos campeões é a autoconfiança. É acreditarem em si mesmos e em suas capacidades. Afinal, todos somos capazes, só é preciso ter noção disso. 

Como você encara suas tarefas diárias?

Se motiva a nunca desistir e sempre continuar em frente?

Posto que este é um passo que deve se tornar habitual daqui em diante caso deseja apenas evoluir e melhorar, seja no âmbito social ou de trabalho!

Passo 3: Mantenha-se inspirado em suas relações interpessoais!

Essa etapa pode ser considerada uma extensão da anterior, devido ao fato de trabalharmos interiormente nossas atitudes.

Lembra-se da expressão, “A palavra tem poder”? Cuidado com ela! Afinal, ela realmente é poderosa e pode atrair pessoas e ações indesejáveis durante sua jornada…

Quando se vive em sociedade, é necessário não só ponderar seu próprio comportamento, mas atentar ao discurso alheio. Isto é, começar a prestar mais atenção naquilo que você fala para as pessoas ao seu redor. 

Não importa onde: trabalho, faculdade, em casa, com os amigos. Você busca inspiração e não destruição! 

Portanto, meça suas palavras e exposição de ideias. Mesmo que sem querer, talvez você coloque tudo a perder por contar algo que ainda não devia.

Lembre-se: O que ninguém sabe, ninguém estraga!

Passo 4: Recrute para perto de si apenas os melhores!

Atenção, cuidado! Não confunda esse passo com um exercício constante de julgamentos pessoais, tudo bem?

Consequentemente, seguindo a ordem natural das dicas, é muito gratificante você ter por perto apenas pessoas que lhe transmitam conhecimento, sabedoria, que lhe desafiem e despertem sua curiosidade e interesse em aprender mais. 

É o que pode se chamar de conteúdo rico!

Amigos que compartilham bons livros, indicam filmes enriquecedores e que discutem com você assuntos transformadores, são excelentes companhias para sua jornada rumo ao sucesso.

Por isso, busque sempre pessoas que irão lhe agregar conteúdo e experiências. Aprenda com elas e busque sempre se inspirar em suas atitudes na busca de ser alguém melhor. 

Passo 5: Vá muito além do básico!

Não vai demorar muito para você perceber algumas melhorias no seu dia a dia.

Esse refresh mental é muito importante para consolidar um novo caminho.

Suas convicções se tornarão mais sólidas e a autoconfiança o manterá mais positivo em relação aos resultados. 

Tudo isso será fruto de uma memória mais ativa, limpa e paciente.

Aliás, paciência é uma virtude, não é mesmo?

Contudo, isso ainda não é tudo! 

Existe outro ponto fundamental na hora de trabalhar melhor o tempo e as capacidades da sua mente: os métodos de estudo!

Por fim, quero te convidar para conhecer mais a respeito do Estudo e Memorização e suas vertentes de trabalho. 

Desenvolvido visando ajudar os estudantes mais necessitados a organizarem sua vida educacional, ganhando qualidade e precisão, o Estudo e Memorização já impactou positivamente milhares de pessoas ao redor do mundo.

Elaborado por meio de videoaulas, suas técnicas trabalham a concentração, revisão, fixação e claro, gestão do tempo gasto com a aprendizagem. Por exemplo, ao decorrer do curso você aprenderá a desenvolver o seu próprio plano de estudos personalizado, de forma que conseguirá encaixar todas as suas atividades diárias sem se sobrecarregar. 

Por isso, não perca mais tempo e comece hoje a mudar a forma como encara o conhecimento e sua educação. Clique aqui e conheça o Estudo e Memorização!

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do artigo ou deseja comentar sobre algo que ocorreu com você, sinta-se à vontade! Prometo que irei ler e responder todo mundo. 

Não se esqueça também de compartilhar esse artigo com amigos, conhecidos e familiares. Talvez eles estejam perdidos sobre como conciliar sua rotina corretamente e o texto seja de grande ajuda. 

Viva bem. Lembre bem.

Prof. Renato Alves

Pesquisador cognitivo, autor do curso Estudo Memorização e dos livros O Cérebro com Foco e Disciplina e Não Pergunte se Ele Estudou. Conferencista e dono do título de Melhor Memória do Brasil.

7 Comentários


    1. Olá, Milenna, fico feliz em ajudar! Continue nos acompanhando e nos siga nas redes sociais para mais dicas. Forte Abraço.

      Responder

    1. Olá, Mateus! Tudo bem? Sim, isso realmente não é fácil, principalmente para quem tem uma rotina diária bem cheia. Mas segue nossas dicas aqui do blog. que esse problema pode ser resolvido. E você verá como a gestão do seu tempo faz toda diferença na sua vida! Forte abraço

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.