10 Dicas quentes para evitar esquecimentos

Dez situações, muitas vezes constrangedoras, que os esquecidos passam e dez dicas para evitar esquecimentos!

1- Esqueceu o aniversário da mulher ou do filho:

Explicação: Existe uma diferença gritante entre não lembrar e não saber a data, normalmente a gente sabe a data, mas lembrar depende do estimulo que você dá a memória.

Dica: Pegue um destes calendários de geladeira e coloque no espelho do banheiro. De manhã, enquanto você estiver escovando os dentes olhe para ele e pense um pouco sobre a data que está vivendo. Fazendo isso, você não apenas lembrará o aniversário de alguém, mas também de uma porção de outras coisas importantes.

2 – Esqueço o texto que acabei de ler:

É importante saber que a fixação definitiva de um texto não ocorre durante a leitura, mas ao término.

Dica: Durante a leitura atente-se aos detalhes importantes do texto. Ideias, números, datas, personagens assim você alimenta a sua memória e, imediatamente após a leitura faça a fixação explicando todos aqueles detalhes do texto para si mesmo.

3 – Não encontro a carteira de trabalho ou o cartão de vacina:

Explicação: Não se lembrar de documentos, cartões de benefícios, certidão de nascimento, título de eleitor é o mesmo que uma pessoa salvar arquivos no computador sem prestar atenção onde. Não podemos confundir falta de memória com falta de organização.

Dica: Neste caso, arrume uma pasta para documentos importantes, organize tudo e guarde em um local em que poucos tenham acesso. Lembre-se: retirou um documento, devolva-o!

4 – Fechei a porta de casa, como evitar esquecimentos desse tipo?

Explicação:Quando você se acostuma a fazer todos os dias a mesma coisa do mesmo jeito, acaba mecanizando o processo. Este é o efeito negativo da rotina.

Dica: Ao fechar a porta de casa, ao ativar o alarme do carro tenha a consciência presa ao que está fazendo e terá a certeza de que o fez. Converse consigo, diga: – Porta trancada. Alarme ativado.

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

5 – Não me lembro do trajeto para chegar a determinado lugar:

Explicação: Não se lembrar de um trajeto é explicado pela ausência do foco visual nos detalhes.

Dica: Para memorizar o trajeto que percorreu faça marcações mentais de lugares específicos: posto de gasolina + praça + loja + restaurante. Desta forma você cria um mapa mental que facilitará o retorno ao mesmo lugar.

6 – Onde deixei o carro?

Explicação: Este é um bom exemplo de falta de atenção ao lugar onde estacionou.

Dica: Para lembrar-se da vaga, faça associações do local, por exemplo: VAGA C6. Imagine C de
cavalo com 4 patas + 2 penas do cavalheiro, C6.

7 – Objetos pessoais. Onde deixei o celular?

Explicação: Sempre esquecemos os objetos que se afastam de nós, por exemplo: o celular sobre o balcão, a carteira no restaurante ou óculos no provador da loja.

Dica: Objetos pessoais não devem se afastar do corpo. Os homens devem utilizar os bolsos e as para as mulheres podem guardar tudo dentro da bolsa, mas lembre-se de mantê-la próxima do corpo.

8 – Como lembrar a senha do banco?

Explicação: Às vezes não lembramos de uma senha, porque números são formas geométricas, abstratas e nem sempre fazem sentido.

Dica: Para criar uma senha simples e segura inspire-se em atividades rotineiras para que o número faça sentido, por exemplo: Acordo as 6:30 e durmo as 22:00, a senha pode ser 630220. Para pessoas com mais idade e que utilizam a senha apenas uma vez por mês para receber um benefício, o ideal é revisar. Para isso fotografe ou faça um desenho do teclado do caixa eletrônico e treine a senha pelo menos uma vez por semana.

9 – Como memorizar um número de telefone?

Explicação: A facilidade de usarmos apenas a memória artificial para guardar números torna a nossa memória mais fraca para números básicos e nos faz desconfiar da nossa capacidade.

Dica: Quando for ligar para alguém, antes de consultar na agenda do celular desafie a sua memória tentando se lembrar do número. Esta estratégia permite sem esforço transferir para a memória natural todos os contatos do celular.

10 – Esqueço o nome de alguém que acabei de conhecer:

Explicação: Quando alguém fala o nome você recebe apenas um som. Isso é memória auditiva, que não a nossa melhor memória.
Dica: Neste caso, durante a conversa tente associar o nome da pessoa com alguma informação visual, exemplo: Para o meu nome Renato Alves imagine Rena (de papai Noel) e Aves. Rena + Aves = Renato Alves.

E você anda esquecendo muito as coisas, gostou das dicas de como evitar esquecimentos?

Deixe seu comentário aqui embaixo.

Ps. Dicas do livro: Faça seu Cérebro Trabalhar para Você – Renato Alves, Ed Gente, SP.

Você quer evitar esquecimentos, conheça o Memória Blindada

Se você se preocupa com seu bem-estar e as situações acima refletem a sua realidade, aconselho você a cuidar melhor da sua saúde, da sua mente e gostaria de lhe indicar um curso cujo objetivo não se limita apenas a acabar com esses “brancos” de sua memória e a falta de estímulo que eles causam dificultando o seu raciocínio, atenção e capacidade de pensar.

Você encontrará no meu curso Memória Blindada um método detalhado de aplicação prática da memorização no dia a dia, tudo explicado de maneira simples e objetiva em videoaulas on-line, prontas para você usufruir em qualquer lugar, onde quiser em seu celular, tablet, computador ou smart TV.

O conteúdo do curso Memória Blindada é muito bem elaborado para que você tenha acesso a todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada. Definitivamente é sua hora de ter uma memória mais jovem, forte e confiável.

Estou aguardando você na próxima turma e como incentivo por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu quero lhe falar também da garantia incondicional:

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras dicas e evitar esquecimentos? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Memória Blindada

111 Comentários


  1. Acho que todo mundo tem uma memória que deixa na mão as vezes, mas é normal. As dicas foram ótimas em relação a isso, devemos aplicá-las!

    Responder

  2. Simplesmente, fantástico!
    As dicas são extremamente eficientes.
    Parabéns, professor!
    O seu método é sensacional!

    Responder

    1. Olá, Luan. Obrigado, que ótimo que tenha gostado.
      Veja também os outros artigos.
      Abraço

      Responder

  3. Olá me chamo Ariana,minha memória é péssima,as vezes me esqueç até meu próprio número de telefone

    Responder

  4. Adorei as dicas, tenho esse problema de não conseguir lembrar do que estudei, mas nem sempre foi assim, tinha uma memória ótima.
    Estou fazendo o curso de memorização, mas com dificuldades talvez por causa dos anos que estive parada sem estudar.
    Vou me organizar e obrigada pelas dicas

    Responder

    1. Olá, Márcia. Você fez um ótimo investimento, parabéns. Quanto a dificuldade inicial, siga todas as instruções e caso ocorram dúvidas, não deixe de utilizar a área exclusiva do aluno.
      Abraço

      Responder

  5. Renato!!!
    Vc. não imagina o meu problema…
    Sou pianista e PRECISO decorar partituras. Agora estou com 74 anos, mas SEMPRE tive esse problema.
    Minha memória é auditiva e por isso é mais complicado qdo me perco em algum momento.
    Gostaria (se é que ainda tenho tempo) de aprender a usar minha memória visual…
    Estou falando somente sobre esse problema, mas em tudo minha memória é um FRACASSO…
    Muito obrigada por todas suas explicações.
    Abraços
    Edna

    Responder

    1. Olá, Edna. Com boas práticas de memorização você já notará a diferença em semanas. Meu curso Memória Blindada poderia lhe fazer maravilhas.
      Abraço

      Responder

  6. Olá me chamo Ana Daniela e minha capacidade de memorização é péssima, não corresponde às minhas expectativas.
    Esqueço nomes, telefones…. quando faço uma leitura parece que nunca vi o texto. Socorro Renato Alves, me sinto incapacitada.

    Responder

  7. Boa tarde Renato Alves. Eu tenho muita dificuldade em memorizar um texto e me esqueço com muita facilidade.
    Como faço para memorizar?

    Responder

  8. Boa tarde professor Renato Alves. Obrigado por sempre nos ajudar a nos lembrar das coisas do nosso cotidiano, é uma coisa engraçada, mas do Papai Noel. Agora eu voU começar a fazer isso!!

    Responder

  9. Obrigada pelas dicas, gostei bastante, já fiz o curso de memorização online com Renato Alves e esse curso me ajudou bastante, porque eu era realmente esquecida demais, agora dificilmente esqueço das coisas. Fiquei mais organizada e a minha memória melhorou consideravelmente.

    Responder

  10. Boa tarde, muito interessante e importante essas dicas e técnicas, faço o curso a pouco tempo ( 1 mês ) e já vejo resultados, meu esposo está impressionado, preciso me empenhar mais Rsrsrs, Renato Alves Deus continue te abençoando.

    Responder

  11. Boa tarde professor, Renato! Eu comecei a estudar seu método, só que eu não terminei, devido a faculdade, TCC, mas o pouco, que aprendi, foi super importante no meu aprendizado. Agradeço imensamente.
    P.S. Espero concluir todo o seu curso.

    Responder

    1. Olá, Celsa. Ótimo, mas tenho certeza se tivesse concluído antes de entregar o TCC os resultados seriam muito melhores.
      Abraço

      Responder

  12. Olá!
    Caro Profº Renato;

    Aproveito para deixar aqui meu testemunho referente ao curso ESTUDO E MEMORIZAÇÃO o qual causou uma transformação em minha vida com CONSEQUÊNCIAS ótimas.
    Concluí o curso e 2016 e confesso que de até o presente momento a cada dia surpreendo-me com a capacidade que o curso me fez adquirir sobre leitura. Minha meta este ano 2017 é LER pelo menos de 10 a 12 livros (já li 6). Para quem não lia nenhum praticamente.
    Hoje não considero-me um ANALFABETO. Pois, sai do estado de ANALFABETO FUNCIONAL. E isso gerou uma TRANSFORMAÇÃO na minha vida.
    Com os ensinamentos dado em seu livro: NÃO PERGUNTE SE ELE ESTUDOU, descobri o prazer na leitura. E tudo o que é feito com PRAZER atingimos o objetivo de forma mais tranquila.

    Muito obrigado!
    E que o SUCESSO lhe persiga sempre!

    Responder

    1. Olá, Renato. Muitíssimo obrigado pelo carinho, como é gratificante saber que o nosso trabalho acrescenta e até transforma a vida de uma pessoa, continue focada em seus objetivos e acreditando no seu poder de realização.
      Que o sucesso nos persiga sempre!
      Abraço

      Responder

    2. Olá, Renato
      Muito obrigado.
      Sucesso em sua jornada de estudos.
      Abraço

      Responder

  13. Olá professor Renato.
    Recentemente adquiri seus cursos e estou adorando. Não vejo a hora de colher esses frutos.

    Responder

    1. Olá, Edmir. Ótimo investimento.
      Siga rigorosamente todas as instruções.
      Abraço 🙂

      Responder

  14. Há apenas poucos dias comecei a escutar as aulas, e cada uma das aulas me estimula a buscar o meu objetivo.
    Estou adorando e me sentindo motivada.
    Obrigada.

    Responder

  15. Renato, tenho dificuldades de lembrar de um texto lido há uns 3 anos, e que é de extrema importância nos meus estudos.

    Responder

  16. Fico muito entristecida quando não lembro o que uma pessoa acabou de me dizer, quando acabei de participar de uma aula e não lembro das palavras chaves para poder me expressar nos mesmos termos, ou quando não consigo associar o conteúdo com outras áreas e também me condeno muito quando eu perco algo ou perco datas importantes. E tudo isso ocorre com muita frequência. Meu médico já disse que não é nada funcional e estou desesperada há algum tempo pra resolver esse problema, pois está me impedindo de ser feliz.

    Responder

    1. Olá, Deise. É muito provável que seja a ausência de um método adequado para o estudo e memorização.
      Você pode começar assistindo essa aula, já está liberado o acesso para a primeira aula.
      //www.renatoalves.com.br/essencial
      Abraço

      Responder

    1. Olá, Silvana. É muito provável que seja a ausência de um método adequado para o estudo e memorização.
      Você pode começar assistindo essa aula, já está liberado o acesso para a primeira aula.
      //www.renatoalves.com.br/essencial
      Abraço

      Responder

  17. Renato,

    No trabalho, um colega me explica um determinado assunto e mesmo anotando eu não consigo lembrar o que ele disse e também me perco nas anotações…o que eu faço para memorizar o que ele disse?

    Responder

  18. Minha memória é muito falha, principalmente quando vou estudar, logo sinto sono e me desconcentro, tendo que voltar toda leitura e as vezes não lembro de nada do que li.

    Responder

  19. Boa tarde, ótimas dicas, comecei a treinar Muay Thai, tem uma professora que ela da algumas sequências muito grande para os alunos, não sei se é porque estou começando agora, só sei que eu tenho dificuldade de decorar as sequências de treino que ela passa. Se eu tiver um tempo pra pensar, eu consigo. Quando chego em casa fico imaginando o que ela falou, aí eu consigo lembrar, Mais na hora que que ela passa já é pra fazer, aí é muito rápido, não consigo seguir a sequência.

    Responder

    1. Olá, Marcelo. Isso ocorre, pois você não está acostumado e também não possui um método apropriado para a memorização. Conheça o meu curso Memória Blindada, ele é um treinamento voltado a memorização prática para o dia-a-dia.
      Abraço

      Responder

  20. Estou fazendo o curso de leitura dinâmica. Estou gostando muito. Já dobrei minha capacidade de leitura. Gosto muito de suas dicas, professor Renato. Obrigado!!!!

    Responder

    1. Olá, Azurem. ótimo investimento, não deixei de seguir todas as recomendações e fique atendo ao exercício dos 21 dias.
      Abraço 😉

      Responder

  21. Bom dia Renato

    Estou estudando 5 meses para TJ, cheguei numa fase de não aguentar mais estudar e perder o foco rapidamente nas aulas, agora recebi a data da prova dia 03 e estou desesperada em relembrar toda a matéria

    Responder

    1. Olá, Bruna. Você precisaria ter feito antecipadamente um plano de estudo apropriado para esta prova. No meu curso Estudo e Memorização eu ensino isso.
      Você pode adquirir esse curso no link abaixo:
      Os cursos são oferecidos hoje por um preço bem inferior ao seu real valor, e mesmo assim, vários deles com descontos de 50%.
      //renatoalves.com.br/cursos_online.html
      Abraço

      Responder

  22. Olá Renato !
    Estou fazendo seguindo dias dicas mas pra mim está difícil tenho 39 anos voltei a estudar ano passado estou cursando técnico em enfermagem por isso procurei ajuda pois eu vou na aula estudo mas na hora da prova esqueço tudo Ta bem difícil estou no terceiro semestre acho que este vou rodar pois não estou conseguindo memorizar os conteúdos e muita coisa.estou pensando até em parar pois acho que não vou conseguir estou tentando mas é difícil chego dormir em cima dos livros .

    Responder

    1. Olá, Marlene. É muito provável que isso esteja acorrendo por causa do período que ficou afastada dos estudos e principalmente pela ausência de um método apropriado de estudos, então seria muito interessante que adquirisse o meu curso Estudo e Memorização.
      Os cursos são oferecidos hoje por um preço bem inferior ao seu real valor e mesmo assim, vários deles com descontos de 50%.
      //renatoalves.com.br/cursos_online.html
      Abraço

      Responder

  23. Olá Renato! Obrigada pelas dicas de memorização, vou coloca las em práticas. Essas dicas vieram no momento certo, vou prestar concurso daqui a um mês. Obrigada

    Responder

  24. Após ter iniciado o curso do Renato Alves percebi uma melhora considerável em minha memória, fico feliz que tenhamos em nosso meio pessoas como o Renato Alves que nos ajuda num assunto muito importante e tão pouco valorizado na era digital.

    Responder

  25. Boa noite!

    Renato, ultimamente não tenho me concentrado nos estudos. Tenho até criando uma rotina de estudos, porém não estou conseguindo cumprir com todo cronograma. As vezes tem me dado uma preguiça na leitura aí deixo pra depois, e esse depois tem se estendido. Mas ao mesmo tempo me cobro por não ter estudado o suficiente para alcançar meu objetivo. O que estaria faltando para mim atingir o meu ideal?

    Responder

  26. Olá Renato,
    Adorei o texto e parabéns pelo trabalho.
    Você uma vez postou um vídeo sobre como estudar idiomas para quem frequenta cursos. Queria saber se você tem algum artigo de memorização para quem estuda idiomas sozinho?

    Responder

    1. Olá, Gino. Obrigado!
      Em meu curso Estudo e Memorização há uma aula que trato desse assunto, você pode ver também esse vídeo que eu fiz no meu canal do youtube
      Abraço

      Responder

  27. tenho a memória muito ruim mesmo, as vezes acabo de estudar e não lembro nem o nome da matéria que eu estava estudando…

    Responder

    1. Sim tenho uma péssima memória hoje mesmo esqueci a carteira o celular e a mochila com o material do curso que faço mais estou sempre acompanhando o teu trabalho e estudando as dicas ainda não foi possível eu adquirir o treinamento para memória mais logo vou poder estar adquirindo esta me fazendo uma grande falta ultimamente estou estudando mais a matéria não se encaixa na mente e muita coisas para fazer esta complicado

      Responder

    2. Renato boa tarde.
      Sou estudioso da área e estou fazendo o seu curso porque percebi sua competência, forma didática do curso e o resultado é palpável.
      Muito bom

      Responder

      1. Olá, Paulo. Obrigado, continue focado nos estudos, pratique e me conte os resultados.
        Abraço

        Responder

    3. Andreza, sei como você se sente. Eu também era assim. Mas descobri que estamos super enganados. Minha filha estava indo pelo mesmo caminho, ou seja, achei que era herança.
      Quando vi o livro do Renato Alves dizendo, não pergunte se ele (a) estudou, pergunte se está sabendo estudar. Vi que tanto eu como ela não sabíamos estudar.
      Graças ao livro e ao curso on-line do Renato Alves nossos resultados com o estudo está fazendo uma grande diferença. Voltei para a faculdade que tinha trancado, pois achava que minha mente estava cansada, e, minha filha, saiu de último lugar na turma para ser uma das primeiras. Invista em você, dedique-se e verá seus resultados mudarem. Sucesso.

      Responder

  28. É super interessante o seu método. e já aprendi algumas dicas.
    Mas confesso que esqueço com facilidade, nomes, pessoas, asuntos…

    Responder

  29. Professor Renato! muito obrigado por me enviar essas dicas de memorização, achei de muita valia . Vou colocar em prática. Oportunamente farei o curso completo.A

    Responder

  30. Eu adquiri esses estudos há ´pouco tempo, espero me dar bem porque acho que foi caro de uma vez que fica só seis meses no computador…gostaria de saber se depois disso apaga automáticamente ou continua os mesmos estudos?

    Responder

  31. Olá Renato, bom dia!
    Parabéns pelo seu trabalho, e obrigado pelas dicas importantes!
    Em breve desejo muito fazer o curso.

    Responder

      1. Olá Renato bom dia estou fazendo o curso de memorização mas porém ainda sinto dificuldade em lembrar de um texto pó exemplo em que acabei ler não consigo lembrar quase nada fico meio confuso!

        Responder

        1. Olá, Antônio. Obrigado por entrar em contato.
          Peço que utilize a área exclusiva do aluno, pois o espaço não é indicado para solucionar este tipo de dúvida.
          Obs.: Não conseguimos localiza-lo pelo e-mail informado.
          Abraço

          Responder

  32. vou aproveitar todas as dicas para poder ter uma memoria forte e segura!

    Responder

  33. Boa noite, Renato.
    Vou completar 60 anos em abril de 2017. Concluí minha graduação em Direito em julho/ 2016. Também em abril será minha quarta tentativa de passar no exame da OAB. Desde então, tenho buscado um plus para conseguir estudar mais, pois nunca tive esse hábito. Agora, preciso estudar, quero passar no exame e estou aprendendo com você como fazê-lo. Suas dicas são valiosas. Venho tentando abstrair o conteúdo das suas mensagens e ensinamentos. Fiz parte do seu curso. A ansiedade em aplicar logo o conteúdo dele aos meus estudos para OAB me impediu de concluir. Li seu livro “Não pergunte se ele estudou”. Gostei demais. Já me ajudou bastante. Ainda tenho dificuldade de concentração. Aos poucos vou conseguindo me policiar quanto ao acesso às redes sociais – atrapalham demais! Estou progredindo nos estudos. Cuido bem da minha alimentação – sigo suas dicas!- , faço pilates três vezes por semana e como já me aposentei, tenho tempo disponível para estudar. Assisto vídeo aulas em casa, leio os resumos e respondo as questões. Sentia muito sono e acabava dormindo sobre os livros. Estou tomando um composto fitoterápico que ajuda na concentração: HUPERZIA SERRATA 20mg, 30 minutos antes de iniciar os estudos, 3 vezes por dia, por receita da nutricionista. Cada cápsula manipulada deve fazer efeito por três horas. Melhora minha sonolência que me atrapalhava demais. A medicação, que não tem efeitos colaterais e não causa dependência, está me ajudando bastante também. Fica a dica. Muito obrigada. Parabéns pelo seu trabalho!

    Responder

  34. Professor você é demais! Especialmente porque és prático! ( não ilude nem promete milagres!) No mais é só nos esforçarmos! Incentivos, Técnicas, Métodos… não faltam! Por mim passaria muito tempo te elogiando…….. rsrs mas vou estudar! em outros comentários observei que falam mal de suas memórias! Isso não é bom! Trate-a como sua aliada, sua melhor amiga, e sobretudo seja organizado! Dar atenção ao que se faz é fundamental… pequena amostra do que já aprendi com esse GRANDE MESTRE.

    Responder

  35. Senhor RENATO, qero parabenizar sua metodologia de memorizacao e enfatizar tanbem o seguinte, o problema de memorizar ou se concentrar em estudos ou entao no que esta fazendo diariamente, ao menos na minha opiniao, esta caracterizado como um problema organico ou uma disfunção no substrato estomacal que possibilita agumas nauseas diversas por causa ou efeito de uma alimentacao que nao eh aceita pelo organismo e isso faz com que as nauseas frequentes tornem o individuo propenso a esses esqecimentos e falta de concentracao, quando crianca nao tive uma vida mui saudavel talvez devido ao problema de lactose e derivados afins causando reacoes adversas como se minha pessoa fosse um vegetal, ate aquele momento eram idos da decada de 80 para decada de 90 e passei um bom tempo assim ate um dia na maioridade e um pouco mais de atencao e observacao, constatar do que realmente eram os meus problemas de falta de tencao e memorizacao desde a tenra idade infantil, passei a me tratar e perceber que a minha vida modificou se bastante e tive inumeros sucessos e vitorias por conta do tratamento de um incomodo que acho que afete milhoes de brasileiros e os mesmos nao se dao conta disso, fica a dica.

    Responder

  36. Com muita frequência esqueço as coisas, tanto as mais recentes quanto as mais distantes, e realmente tenho dificuldades até mesmo quando estou falando com uma pessoas , muitas dizem que falo rápido demais, principalmente ao telefone.

    Obrigada pelas informações.

    Responder

  37. Interessante estas dicas ,eu já associo algumas coisas.para lembra de algum importante… Sempre funciona…. O meu maior problema é o tempo de estudar…

    Responder

  38. Já tentei muita coisa até suplementos que v na internet acho minha memória não tem jeito, kkk mas vou testar essas dicas, meio sem acreditar, isso é auto sabotagem não é…kkk

    Responder

  39. Nem fale, minha memória está horrível, vou pedir alguma coisa para meu esposo ou filha, não lembro o nome das coisas, horrível, estou até preocupada.

    Responder

  40. Tenho mt dificuldades para armazenar as coisas na minha memória !!!!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *