Ansiedade de desempenho: o medo que atrapalha o sucesso nos estudos

Muitos alunos são prejudicados, não por falta de estudar ou ausência de um método apropriado de estudos, mas sim por causa da ansiedade de desempenho, é o medo que atrapalha o sucesso nos estudos e as vezes até o trabalho e outras áreas da vida.

Você está se preparando para algum exame, vestibular ou concurso, mas sente que seus esforços não têm sido suficientes? Ou estuda muito, mas não consegue armazenar todas as informações que adquire?

Não se desespere! A ansiedade de desempenho pode ser a responsável por essa sensação de insuficiência.

Listei aqui algumas dicas valiosas que vão te ajudar a driblar a ansiedade e otimizar seu processo de estudo para alcançar resultados incríveis. Quer entender como? Continue lendo e aprenda!

Como a ansiedade de desempenho pode estar te atrapalhando?

A ansiedade de desempenho é caracterizada pela perda de expectativas e frequência de pensamentos negativos, fazendo com que o indivíduo tenha grande dificuldade de concentração e fixação do conteúdo estudado.

Dessa forma, o estudante fica com o sentimento permanente de insegurança com relação ao conteúdo e à forma como se sairá nas provas.

Quanto maior é a importância, para o candidato, da aprovação na prova, no vestibular ou no concurso para o qual está se candidatando, maior é a incerteza com relação à sua preparação, causada pela ansiedade.

Por isso é preciso identificar tais sintomas, para incluir na sua rotina ações que previnam a ansiedade e evitem que seu desempenho e sua saúde, de maneira geral, fiquem comprometidos. Conheça as dicas:

1 Comece avaliando seu método de estudo

Para identificar possíveis causas que estejam te levando a um estado de ansiedade, comece avaliando seu método de estudo.

Na maioria das vezes, o estudante tem uma carga que exige muito esforço e traz pouco retorno em termos de eficiência, devido à falta de planejamento. Por isso, é preciso parar e analisar a maneira como tem estudado, para entender o que pode ser melhorado.

Depois de identificar os pontos a serem aprimorados, é muito importante traçar um planejamento de estudos. Ter bem definidas as etapas que precisa percorrer vai ajudar a diminuir a ansiedade de desempenho, uma vez que você se sentirá seguro com o que está estudando, sem a sensação de perda de tempo.

Além disso, o planejamento deve ser feito com base no tempo que possui disponível e nos assuntos que precisa estudar.

Dessa forma, você consegue se organizar de acordo com suas possibilidades de estudo sem se sentir pressionado com a quantidade de conteúdo que precisa ver, fator que também contribuirá para diminuir a ansiedade que pode estar comprometendo seu desempenho.

Outro fator bastante importante é ter bem definidos quais são seus objetivos. Se você deseja passar em um concurso, por exemplo, defina melhor de que maneira alcançará esse objetivo.

  • Quais concursos pretende prestar?
  • Quais são as datas das provas e quanto tempo terá para se preparar?
  • Quais os conteúdos que serão cobrados nesses concursos?

Ter respostas para perguntas como essas contribuem para um sentimento de segurança, pois você estará estudando de forma mais eficiente e com foco.

2 Evite a procrastinação

amanhaeufaco

Se tiver uma grande quantidade de tarefas por fazer, a tendência é que você deixe para realizar tudo na última hora, graças à procrastinação.

Por mais difícil que seja vencer a vontade de deixar para depois, parar de procrastinar é uma das ações que mais ajudam a evitar a ansiedade de desempenho, principalmente em um processo de estudos.

Quando deixamos para realizar determinada tarefa na última hora, continuamos pensando o tempo todo que deveríamos estar fazendo aquilo e, mesmo com a falsa sensação de descanso por não estar executando a tarefa, continuamos nos sentindo culpados por não cumprirmos a obrigação quando deveríamos. Já se sentiu assim?

Nos estudos, essa situação ocorre frequentemente com os assuntos de maior dificuldade, ou dos quais você gosta menos. Deixamos tais conteúdos sempre para depois, pois sabemos que a dificuldade será maior.

Ainda assim, a sensação de que deveríamos estar enfrentando a dificuldade permanece causando ansiedade e comprometendo a tarefa que está sendo realizada enquanto as questões mais difíceis são adiadas.

Passe a estabelecer prazos mais curtos e evite deixar qualquer tarefa para depois. Quebre o ciclo da procrastinação que pode estar atrapalhando seu desempenho nos estudos.

3 Estabeleça uma rotina

rotina

Um dos fatores que contribuem para a ansiedade de desempenho é a falta de rotina, especialmente se você tiver que conciliar mais de uma atividade ao mesmo tempo, como trabalhar e estudar, por exemplo.

Analise suas tarefas diárias e, juntamente ao planejamento de estudo que traçou, estabeleça uma rotina de estudos com horários definidos diariamente.

Quando tiver definido o período pelo qual pretende estudar será até mais fácil evitar a procrastinação, uma vez que você já sabe que possui um prazo para estudar o conteúdo planejado.

Além disso, estabeleça uma rotina de hábitos saudáveis e respeite seu período de sono. Alimente-se bem e tente realizar atividades físicas regularmente.

Tudo isso contribui para um melhor desempenho da sua memória e, consequentemente, para a fixação dos conteúdos estudados.

4 Utilize técnicas de memorização

tatoo na mente 728x90px web

Já parou para pensar que, na hora do exame, todos os conteúdos que estudou por meses precisam estar disponíveis para serem acessados por algumas horas?

Pois é, tudo isso passa por um processo de memorização eficaz, que pode ser a chave do seu bom desempenho.

Muitas vezes, o indivíduo estuda exaustivamente, porém permanece com a sensação de que não está absorvendo satisfatoriamente os conteúdos sobre os quais tem se debruçado.

A sensação de “branco” é uma das que mais causam ansiedade nos candidatos de vestibulares ou concursos, pois esquecer algum conteúdo no momento da prova pode ser decisivo para uma indesejada reprovação.

As técnicas de memorização podem ser armas valiosas no processo de estudo, pois ajudam a armazenar as informações de maneira consistente, evitando os esquecimentos que também causam ansiedade no momento da prova.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

E agora, está pronto?

Depois de identificados alguns dos quesitos que podem estar prejudicando sua memorização de conteúdos devido à ansiedade de desempenho, está na hora de colocar as dicas em prática e começar a estudar com foco nos resultados que deseja.

E não se esqueça de conhecer as técnicas de memorização que estão disponíveis em meu site, para obter um desempenho melhor ainda.

Gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude seus amigos a se livrarem da ansiedade de desempenho!

Ps.1: Você sente dificuldade de memorizar o que es e se lembrar de coisas do dia a dia? Gostaria de convidar você a conhecer o meu curso Estudo e Memorização.

Há mais de 20 anos ensino este método de memorização aplicada aos estudos. Dê uma olhadinha nos depoimentos dos nossos alunos:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Nas videoaulas eu explico de maneira bem objetiva, todas as estratégias que você precisará para aprender qualquer matéria, inclusive idiomas e exatas.

Acredito tanto na eficiência do método que se em 7 dias você  não notar melhoras no seu nível de aprendizagem, eu assumirei total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Viva bem. Lembre bem.

Até a próxima.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Ps.2: Quer ter acesso à outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Estudo e Memorização

8 Comentários


  1. Muitas dicas preciosas,parabéns por dividir conhecimento com todos que gostam do seu trabalho.

    Responder

    1. Olá, Francisco. Que ótimo que tenha gostado 😉
      Eu e minha equipe preparamos tudo com muito carinho.
      Se ainda não se inscreveu no canal aproveite para inscrever-se agora!
      Abraço

      Responder

  2. Sofro com isso mas não sei como acabar com essa dificuldade pois ja estudo para vestibular e não tenho resultado

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.