Para quem pretende fazer provas decisivas como vestibular, concurso público ou candidatos do Enem, não preciso dizer que cuidar da alimentação é parte do planejamento, mas seguem dicas de alimentação para antes e durante a prova.
O texto foi retirado durante pesquisa no site UOL Educação.
Um grande abraço do Renato Alves.
Segundo Alexandra Magna Rodrigues, nutricionista do centro de atendimento e apoio ao adolescente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a alimentação nas vésperas da prova não pode ser diferente daquilo que o estudante já está acostumado. “O importante é que você siga sua rotina. E que ela seja saudável”, afirma.
Nada de querer cuidar da alimentação no dia da prova, testar um alimento novo nem pensar.
No dia anterior, por exemplo, ele deve esquecer álcool e energéticos. “Com álcool, você pode amanhecer com ressaca, mais desidratado. O energético é uma loucura: pode causar taquicardia, suor.
Não é recomendado tomar nada que você acha que vai dar alguma ajuda milagrosa. O milagre é ter estudado ao longo dos anos”, diz a nutricionista.
Ela sugere que se comam, pelo menos, três frutas por dia, e que se ingiram fontes de cálcio, como queijos, iogurte ou mesmo leite. Outra dica é a hidratação constante. “Tomar suco natural, água. Não é hidratar com refrigerante.”
Já no almoço no dia da prova, muitos recorrem ao macarrão, que dá energia. Mas há prós e contras. “Claro que não pode fazer um ‘pratão’ de macarrão, que vai dar aquele sono”, diz o professor de psicologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Assis, Paulo Motta. “Para metabolizar esse carboidrato, precisa-se de vitaminas do complexo B. Você pode comer um macarrão e mais uma fonte de fibras, ou uma salada antes, ou uma fonte protéica”, afirma Alexandra.
[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]
Cuidar da alimentação durante o Enem
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) liberou as “comidinhas” durante a prova. Mesmo assim, nem pense no chocolate. “Existem métodos mais saudáveis que o chocolate, que é fonte de gordura.
O ideal é que você tenha fontes de carboidrato. Bolacha integral sem recheio, barra de cereal, ‘cookie’ sem gordura. Fruta seca ou mesmo uma fruta natural”, enumera a nutricionista.
E se o sono bater, um bom truque é o chiclete. Segundo Paulo Motta, o doce ativa uma glândula no cérebro que não deixa a pessoa pegar no sono. Alexandra afirma que é fundamental, também estar hidratado: deve-se levar uma garrafinha com água para a prova.
Sono
Além de alimentação balanceada (e correta), é fundamental ter uma boa noite de sono na véspera da prova.
Por mais que o candidato precise relaxar antes da prova, balada não é opção. “É bem importante que eles possam caprichar no sono, escurecendo bastante [o local] onde dormem”, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil.
Outra dica da psicóloga é deixar a academia ou outra atividade física para a próxima semana. “[O aluno deve] Procurar não fazer atividade física até duas horas antes de dormir, porque isso libera endorfina”, diz.
Fonte: UOL EDUCACÃO
Veja também estes outros artigos onde explico como você pode usar o ENEM para estudar na Europa, como passar no ENEM mesmo não sendo um aluno nota 10 e não cometa os mesmos erros no ENEM!
Você está se preparando para o ENEM ou outra prova? Faz parte do seu planejamento cuidar da alimentação? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Estudo e Memorização, no treinamento eu ensino tudo que você precisará para se dar bem nos estudos.
Nas videoaulas on-line eu explicado de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que você precisará para finalmente ir muito bem no Enem:
» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «
Para que você adquira ainda hoje o curso Estudo e Memorização e por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.
Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!
Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.
Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.