Como aproveitar as férias

Finalmente férias. Como aproveitar as férias?

O que aprendi em minha recente temporada de palestras de memorização e entrevistas em Portugal, foi que os jovens daquele país aproveitam as férias escolares para estudar. Isso mesmo!!!

Diferente dos nossos jovens, que rezam para acabar as aulas para fazerem uma imersão completa nos conteúdos inúteis dos tablets e celulares, grande parte dos jovens europeus aproveitam o período de ócio para colocar a leitura em dia, reforçar um pouco mais os estudos de matérias que estão em dificuldade ou fazer algum curso de extensão.

O que eu percebi de mais interessante neste, que para nós é um atípico comportamento, é que eles se divertem muito estudando. Os jovens europeus atingiram um novo status de consciência quando o assunto é educação.

Evidentemente, não estou dizendo que todos sejam gênios ou que no Brasil não tenhamos grandes talentos acadêmicos, porque de fato, temos. Veja a história do aluno do curso de estudo e memorização que passou entre os primeiros colocados numa  disputada prova de concurso público.

Os estudantes brasileiros precisam repensar sua relação com os estudos, existem milhares de oportunidades no mercado de trabalho que não são preenchidas porque as empresas não encontram pessoas qualificadas, o estudo é o meio mais seguro para se obter estabilidade na vida, seja passando num bom concurso, fazendo uma universidade top ou até mesmo dando aulas.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Conhecimento não ocupa espaço, aliás, espaço é o que mais temos na memória, afinal, segundo a neurociência, se tivéssemos que esgotar nossa capacidade de memorização teríamos que estudar 10 horas por dia durante 300 anos.

Como tecnicamente ninguém viverá tanto tempo, posso dizer que a memória humana é inesgotável do ponto de vista da capacidade.

Sendo a memória inesgotável em sua capacidade, então o que resta para melhorar?

Resposta: a velocidade!!!

Um salto de consciência nos estudos é dado quando você entende que pode fazer mais, que existem recursos dentro de você que não estão sendo levados ao limite.

Nos primeiros anos da vida acadêmica a iniciativa de estudar e aprender cada vez mais deve ser impulsionada pelos pais, depois que o estudante atinge a maturidade acadêmica ele mesmo reconhece a importância de investir em conhecimento, especialmente nos períodos de ócio, como nas férias.

A diferença de um estudante brasileiro e outro europeu é que eles atingem muito cedo a maturidade nos estudos, nós ainda temos que vencer a barreira dos MCs, Sertanejos, e dos Youtubers que nos inspiram a largar tudo e deixar a vida nos levar… até imagino para onde.

Deixo claro que não tenho nada contra esses profissionais, o problema é o jovem só ir atrás disso, mas vamos falar disso nos próximos posts.

Por isso, nestas férias meu conselho é que você vá passear numa boa livraria e faça a degustação de bons livros.

Participe de uma colônia de férias que ensine a você uma nova competência profissional, fique deitado no sofá comendo pipoca enquanto assiste um curso online que ensine novas habilidade. Não deixe passar esta oportunidade.

Tenho certeza que no final das férias você terá muitas coisas interessantes para contar aos seus amigos.

Ps.1: Você sente dificuldade de aprender e memorizar? Gostaria de convidar você a conhecer o meu curso Estudo e Memorização.

Há mais de 20 anos ensino este método de memorização, que já está presente em mais de 100 países e tem 97% de avaliação positiva. Dê uma olhadinha nos depoimentos dos nossos alunos:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Nas videoaulas eu explico de maneira bem objetiva, todas as estratégias que você precisará para ser aprovado naquele concurso público, vestibular ou melhorar as notas na escola ou faculdade.

Acredito tanto na eficiência do método que se em 7 dias você  não notar melhoras no seu nível de memorização, eu assumirei total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Viva bem. Lembre bem.

Até a próxima.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Ps.2: Quer ter acesso à outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Estudo e Memorização

7 Comentários


  1. Bom dia Renato Alves, realmente alguns jovens de hoje não tem o hábito da leitura. Presencio isso muito no meu trabalho, no ônibus, em qualquer lugar que eu estou, é incrível. Isso que essas pessoa tem a chamada de procrastinação! Quando você fala para uma pessoa se ela tem conhecimento de tal coisa e ela me fala que não gosta de ler, mas como você fala professor, quem vai sentir o gosto da sua aprovação, vai ser você que conseguiu a sua sonhada aprovação, ai podemos usar a emoção!! Em breve estarei fazendo o curso de memorização.

    Responder

    1. Ronielson, infelizmente essa é a realidade, mas um dia isso irá mudar.
      Aguardamos você em um de nossos treinamentos.
      Abraço

      Responder

  2. O brasileiro é competente e já demonstrou ter uma das características mais valorizadas no mundo: a criatividade. Infelizmente, nos falta uma coisinha chamada compenetração. Quando nossos jovens – que são o futuro – atentarem para esta mudança de comportamento, minha fé no Brasil começará a se mover positivamente. Sem ralar..ninguém sobe de patamar!

    Responder

  3. É como o senhor diz, conhecimento não ocupa lugar na memória, a questão toda, em minha opinião é ter amor pelo que faz… eu por exemplo amo a leitura e isso não é ruim é divertido!!!

    Responder

    1. Olá Rita, você está certíssima, fica ai uma observação, você ama ler assuntos que lhe interessam, nossos jovens devem se interessar por mais assuntos e não polarizar como os que citei no texto.
      Abraço 🙂

      Responder

    2. Com certeza você deve ter tido uma família estruturada, acredito que o problema hoje é muito pior do que imaginamos, hoje as pessoas têm filhos e deixam ao Deus dará, é preciso mudar muito a mentalidade, e isso não sei se começa na política ou na base familiar. Acredito que o governo é como se fossem os pais dentro da estrutura familiar e nós o povo os filhos. Com tanta roubalheira como achar o fio da meada e mudar tudo isso?!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.