Como conciliar trabalho e estudo? Saiba aqui como deixar tudo em ordem

Como conciliar trabalho e estudo, você sabe? Na realidade nunca foi algo fácil, mas não é algo impossível. A realização dos nossos sonhos nos faz enfrentar caminhos difíceis, cansativos e que exigem o máximo de nossos esforços. Quem estuda e trabalha ao mesmo tempo sabe muito bem o que isso significa.

É comum que a falta de organização dessa dupla jornada cause ansiedade e frustração. Por isso selecionei algumas dicas para você que tem dificuldade para conciliar trabalho e estudos e deseja otimizar seu tempo de estudos. Confira!

Saiba agora como conciliar trabalho e estudo

1. Defina suas prioridades

Antes de dar qualquer passo é necessário definir seus objetivos e prioridades. É evidente que nem sempre é possível simplesmente abandonar o trabalho para apenas focar nos estudos. Ainda assim, é preciso manter-se focado em sua meta.

Deseja passar em um concurso mas precisa trabalhar durante 8 horas por dia? Planeje sua rotina para encaixar suas horas de estudo. O ideal é estudar tudo durante um dos períodos do dias, mas se isso não for possível, fragmente. Exemplo: estudar uma hora pela manhã, antes do trabalho, uma hora durante o almoço e três horas após o expediente.

Dentro da jornada de trabalho, procure ser altamente produtivo. Tente se esforçar ao máximo para cumprir todas as obrigações sem necessitar de horas extras — principalmente se tiverem que ser cumpridas nos horários da aula ou estudo em casa. Você também pode negociar com os seus gestores a possibilidade de chegar e sair mais cedo para ter mais tempo de estudar. Muitos apoiam profissionais que estudam.

Avalie sua situação atual e procure alternativas para adequá-la aos estudos. Isso faz parte da organização da rotina que você lerá a seguir.

2. Organize sua rotina

Conciliar trabalho e estudo envolve manter uma rotina. Ela é necessária para que você consiga realizar suas atividades e cumprir as tarefas ao longo do dia, evitando que se acumulem.

Estabeleça dentro de sua rotina horários fixos que devem ser dedicados aos estudos e ao trabalho. Em um calendário, marque as datas das provas que você tem na faculdade, por exemplo.

Respeite também os demais horários do seu dia, principalmente os que envolvem alimentação e descanso. Sem uma rotina estabelecida e organizada, as chances de perder o foco serão maiores.

3. Baixe alguns aplicativos úteis

O seu desafio é conciliar trabalho e estudo, certo? Essa é uma missão que somente uma pessoa é capaz de cumprir: você. Mas para ajudá-lo que tal alguns aplicativos no seu smartphone?

Para ter mais foco, experimente aplicativos que te ajudem a cronometrar o tempo de estudos. Um bom exemplo é o Pomodoro Timer (iOS e Android). Além de cronometrar o período de estudo e de pausa, ele também bloqueia sites que podem te distrair, como as redes sociais e portais de notícia.

A memória é sua melhor parceira, porém, se ela ainda não estiver afiada como a minha, um bom gerenciador de tarefas com lembretes e cronogramas também pode ser um ótimo aliado para conciliar trabalho e estudo. Tente o Evernote ou o Remember the Milk.

Precisa de um guia rápido para te ajudar no Novo Acordo Ortográfico? Utilize este aplicativo de consulta para qualquer momento do dia. Precisa de uma ajuda para treinar o inglês? Tente o Duolingo.

Enfim, utilize a tecnologia a seu favor e com sabedoria. Selecione aplicativos que podem te ajudar a organizar-se e a manter-se focado em suas tarefas.

4. Evite a procrastinação

Procrastinar é deixar para depois o que precisa ser feito agora. Normalmente as consequências são prejudiciais para o indivíduo: acúmulo de tarefas, muita frustração e sentimento de fracasso.

Para manter-se motivado e evitar a procrastinação e suas consequências nada benéficas, procure manter sempre em mente suas metas. Se preciso, anote tudo o que precisa fazer no dia, separe por prioridades e foque em uma tarefa de cada vez.

Organizando-se dessa forma é possível começar a evitar a procrastinação e concluir o que é necessário.

5. Alimente-se corretamente

Uma alimentação correta também é extremamente importante no processo de aprendizado. Lembra-se do ditado “saco vazio não para em pé”? É verdade.

Mantenha uma alimentação equilibrada e certifique-se de que tenha acesso aos nutrientes necessários para ficar saudável.

Pode parecer bobagem, mas uma alimentação livre de muito sal, gordura e açúcar o manterá mais disposto e auxiliará na concentração e retenção de conteúdos. Além disso, a melhora no sono será considerável, já que dormir bem é fundamental para fortalecer a memória. Chega daqueles “brancos” no meio de uma prova ou logo após estudar.

Os horários de alimentação também devem ser respeitados, ok? Nada de pular as refeições ou substituí-las por fast food.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

6. Durma bem para conciliar trabalho e estudo

Leve esta dica a sério: procure dormir entre 6 a 8 horas por noite. Seu corpo precisa de descanso. É durante o sono que ele renova as células e armazena na memória tudo o que você vivenciou e aprendeu ao longo do dia.

É muito importante que você tenha uma boa noite de sono, pois é ela que vai garantir a energia suficiente para que você consiga encarar o próximo dia com disposição.

7. Tenha um momento para si

Mesmo diante da correria, é fundamental que você tenha alguns momentos para fazer o que gosta. Aproveite para refletir sobre sua vida, avaliar suas escolhas e checar o cumprimento de todas as metas e objetivos que você estabeleceu para si. Aproveite a família e os amigos; pratique uma atividade física e tente descansar sua mente!

Mas cuidado para não tornar os momentos livres em uma rotina de procrastinação. Aos finais de semana, por exemplo, você pode aproveitar os dias para fazer algo que deseja, mas tenha em mente os estudos (revisão ou resolução de exercícios, por exemplo), ainda que por menos horas.

De qualquer forma, ainda que você tenha uma rotina difícil, manter suas relações interpessoais é importante para que siga motivado. Afinal, o apoio da família e dos melhores amigos é sempre importante!

Conciliar trabalho e estudo não precisa ser uma missão impossível. Com foco, planejamento e organização, é possível realizar seus objetivos e chegar aonde deseja.

Persista e continue seu caminho de sacrifícios e estudo; você sabe que é necessário passar por essa fase para chegar aonde quer: ter uma carreira de sucesso e uma vida estável e tranquila. Certamente você chegará lá!

E você sabe como conciliar trabalho e estudo? Tem dificuldade em seguir um planejamento? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe comigo suas experiências.

Se conciliar trabalho e estudo é um grande problema para você, saiba que existe um forma validada de conseguir fazer essa conciliação, inclusive utilizada por diversos aprovados em concursos públicos e vestibulares.

Você pode ir em uma biblioteca e começar a devorar todo tipo de livro por alguns anos, ou você pode tomar um atalho e adquirir o meu curso Estudo e Memorização.

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que você precisará para chegar ao topo da lista vip dos aprovados em concursos públicos.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Para que você adquira ainda hoje o curso Estudo e Memorização, e por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha?

Clique aqui e comece agora mesmo o treinamento e finalmente entre para o seleto grupo dos aprovados em concursos públicos e vestibulares.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso à outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Estudo e Memorização

12 Comentários


  1. Olá Renato,

    Renato venho tentando a tão sonhada aprovação já a alguns anos sem sucesso, isso de certa forma tem me desmotivado muito, uma vez que trabalhar e não conseguir conciliar com os estudos dificulta muito, tenho certeza também que devido a esses fatores, possa ter criado um bloqueio, sei lá. A verdade é que necessito dessa aprovação e não consigo estudar da forma correta, por favor me oriente. Vale ressaltar também que além dessa dificuldade do trabalho, não consigo nem mesmo montar um cronograma para estudar. Por favor me oriente.

    Responder

  2. O meu problema é conciliar o trabalho, faculdade e um concurso que estou almejando e o edital está bem próximo de sair… queria a tua ajuda Renato Alves.

    Responder

    1. Olá, Fabrycio. Seria interessante você adquirir o meu curso Estudo e Memorização, esse curso é estruturado para que possa ser adicionado a rotina diária de pessoas que precisam trabalhar e estudar.
      Abraço

      Responder

    1. Olá, Jaime. Obrigado.
      Com certeza não é nada fácil, porém não é impossível. O que deve ser avaliado em sua tomada de decisão é o beneficio pessoal e profissional a médio e longo prazo, analisando isso ficará muito mais fácil agir.
      Abraço

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.