Não basta ler, você sabe estudar textos técnicos?

Ler, Reler, Anotar, Ler de novo… Como estudar textos técnicos?

Esta é a rotina da maioria dos estudantes com quem me correspondo.
Uma rotina que deixa a impressão que estudar é um processo de leitura e releitura de textos intermináveis… Entretanto, estudar não é bem assim.

Sabe aquele texto que você lê três, quatro, cinco vezes e não entende nada?

Pois bem, saiba que este texto está conversando com você. E você sabe o que ele está lhe dizendo? Que você pode ler outras 500 vezes que continuará não entendendo nada! Sabe por que? Porque esse tipo de texto você não lê, e sim, estuda.

Deixe-me dizer uma coisa:

Alguns textos você aprende com uma simples leitura, outros exigem estratégias avançadas de aprendizagem, e é esta diferença que muitos estudantes que me procuram não entendem. O sucesso no concurso público esbarra obrigatoriamente num paredão chamado, texto técnico.

Textos jurídicos se parecem com uma colcha de retalhos, onde as idéias parecem não fazer o menor sentido. E a linha que você acabou de ler, em segundos desaparece da memória. Não que falte memória, o que falta é conhecimento sobre o funcionamento da memória nos estudos.

Como estudar textos técnicos?

Estudar textos técnicos são mesmo um grande desafio, e é por causa deles que a maioria dos seus concorrentes, para sua sorte, abandonam no meio do caminho o projeto de aprovação.

Querer passar num concurso sem saber memorizar e estudar textos técnicos é como querer vencer uma corrida de Fórmula 1 andando de bicicleta. A pessoa não tem a menor chance. E você pode apostar nisso: estudantes que não sabem estudar não tem a menor chance no agressivo mundo dos vestibulares e concursos. Por outro lado, o cenário muda quando realmente sabemos estudar.

Esta semana recebi o depoimento de um orgulhoso pai falando a respeito da aprovação do filho que foi aluno no Curso de Estudo e Memorização. Leia:

“Professor Renato. Está tudo bem? Já há um bom tempo não nos comunicamos. Vou compartilhar uma vitória alcançada; o meu filho mais velho:

Pedro Luís (20 anos), passou em 6º lugar no vestibular de medicina da Unoeste (P. Prudente). Ele concorreu com mais de 2.000 candidatos. Já iniciou o curso na última segunda.

O Pedro tem uma boa memorização, ele assimila bem. No vestibular, primeira etapa: de 70 questões ele acertou 55 (classificou-se em 12º), na segunda etapa: redação valendo 25 pontos, ele alcançou 23 pontos e na dissertativa de 5 pontos, ele consegui 3,9 pontos. Os 5 primeiros colocados foram mulheres, ele foi cavalheiro, deixou elas tomarem a frente. (Risos) – Luis Amaral – Presidente Prudente, SP”

Você tem um Projeto de Aprovação e sabe que uma boa colocação depende de organização, estratégia de estudo e disciplina. O Curso de Estudo e Memorização comprovadamente aumenta 20% suas chances de aprovação, porque corrige as principais deficiências do estudo. Quer um conselho?

Não estude mais nada sem antes ter certeza de que você possui um bom método de estudo e memorização. Eu vou lhe ajudar nisso! Assim, você quebra o padrão inútil de leitura e mais leitura, que serve apenas para tomar seu tempo, gastar sua energia e deixar um eco de frustração em sua cabeça.

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

Não tenha mais problemas na hora de estudar textos técnicos. No Estudo Memorização, curso com mais de 50 mil alunos inscritos, eu lhe ensinarei de maneira simples e prática, tudo o que você precisa para se dar bem nos estudos. As aulas por serem on-line, podem ser assistidas facilmente no seu celular, tablet, computador ou Smart TV.

» Clique Aqui para assistir alguns depoimentos de alunos do curso Estudo e Memorização «

Eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o meu método, você não estiver mais concentrado nos estudos, memorizando com mais facilidade as matérias, eu assumo total responsabilidade e devolvo 100% do seu investimento. O que acha? Clique aqui e comece agora o treinamento!

Ps.: Aproveite os últimas dias dos bônus do curso Estudo e Memorização.
Bônus 1: Livro Não Pergunte se ele Estudou
Bônus 2: Kit de Emergência para Provas

Inscreva-se agora e torne-se um NERD nos estudos.
[ Clique aqui para comprar agora ]

Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos. Também ficarei honrado de receber os seus comentários logo abaixo.
Um abraço

Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Curso Estudo e Memorização

19 Comentários


  1. Renato,

    Confesso que ultimamente ando preocupado com meu rendimento estudantil. Eu não consigo mais assimilar nada lendo, não consigo me concentrar na leitura tendo que voltar e lê novamente. As vezes eu penso em mudar e aí começo a ver vídeos e com o tempo minha mente começa a divagar em outro local. Estou me desistimulando. Alguma dica ?

    Responder

  2. Fiz um curso com o prof. renato há muitos anos na minha cidade.

    Responder

  3. Oi,

    que artigo lindo!
    Eu sei o quão legal fazer posts frequentes!

    Tenho feito posts sobre Descomplica no meu site maiseducativo.com.br

    Beijos!

    Responder

  4. Bom dia, tenho dificuldades para memorizar o que estudo. gostaria de obter algumas dicas. Tem previssão de ministrar cursos aqui na Bahia ( Em Salvador).

    Obrigada,

    Maria

    Responder

  5. Já comprei alguns livros que dizem que ajudará a memorizar textos técnicos, obter maior absorção de conteúdo lido, hoje estou cético quando a isto. Os livros pedem algo que para o momento se torna impraticável, eu tenho que substituir os número de 1 a 100 por imagens ações, depois tenho que ficar contando historinhas misturando imagens e ações. Não estou dizendo que não funciona, mas quando um aluno precisa absorver melhor o conteúdo lido, fica contando historinhas e substituições acredito que não ajuda ninguém. Estou com contado de comprar o curso do Renato, mas estou com receito de ser exatamente a mesma coisa.

    Responder

    1. Bom dia Valdeone,

      Tudo bem?
      Respondendo ao seu comentário:
      Imagino que você deva conhecer ou ter feito academia de musculação.
      Pois bem…, você faz um monte de exercícios esquisitos, não percebe nenhum resultado nos primeiros dias, alias, ganha apenas umas dores terríveis, mas permanece firme em seu propósito: a modelagem corporal.
      Com a memória não é diferente.
      Alguns exercícios parecem estranhos, mas tem como pano de fundo o fortalecimento da memória. A “dor” mental que sentimos podemos chamar aqui de “preguiça mental” de ter que sair da zona de conforto e adotar um novo sistema de aprendizagem, mas lhe asseguro, com a certeza de quem ganhou o título de melhor memória do Brasil, que vale a pena “treinar a memória”, assim como vale a pena treinar o corpo. Uma memória forte facilita muito o aprendizado nos estudos para vestibulares e concursos. Em nosso curso de Estudo e Memorização, Método Renato Alves, não resumimos as técnicas aos exercícios citados por você, eles representam cerca de 20% das técnicas ensinadas, porque, como eu disse, em algum momento eles serão necessários. Vamos além! Apresentamos modelos objetivos e práticos para o estudo de qualquer tipo de texto. Ensinamos a confeccionar um plano de estudo personalizado com ênfase na memória de longo prazo e como criar textos de qualidade usando técnicas de organização das ideias.
      Se tiver interessado em conhecer a nossa metodologia, tenho certeza que irá se surpreender com os nossos diferenciais. Acesse o link abaixo e conheça mais sobre o nosso curso.

      //clkdmg.site/lead/fab7fffd-5146-4531-8873-d5a5f432e3aa

      Atenciosamente,
      Prof Renato Alves

      Responder

  6. Fiquei interessado em conhecer esses métodos de estudos, o que faço pra conhecer?

    Responder

  7. Mario,

    Tudo bem?

    Em primeiro lugar: obrigado pelo seu contato.
    O método que utilizo é 100% aplicado aos estudo e não envolve apenas memorização, mas um conjunto de estratégias de estudo e formação de memórias de longo prazo. Será útil para sua esposa e filha. Aliás, acompanha o curso um livro que será enviado em sua casa que tenho certeza que sua filha irá gostar muito, chama-se “Não Pergunte se ele Estudou”.

    Gosto de ensinar aos meus alunos, passo a passo, como montar um Plano de Estudo vitorioso e como utilizar as melhores técnicas de estudo, foco e memorização no aprendizado. Eles relatam mudanças fantásticas já nos primeiros dias do curso. A minha missão aqui na Humano Educação é oferecer soluções para estudantes como você, que tem interesse em melhorar e busca alta performance.
    Dê uma olhadinha no site abaixo: estamos terminando de montar uma nova do curso EstudoMemorização. É um grupo VIP onde os alunos receberão o meu acompanhamento. Pelo seu interesse e por aquilo que você busca para seu futuro, é fundamental que você também participe dessa turma.

    Acesse este link para se inscrever e começar agora mesmo: renatoalves.com.br/estudo-memorizacao

    Responder

  8. prof renato, apenas tenho poucas palavras para representar o orgulhor que sente em assistir sua aula, gostei bastando, soube de muitas dicas que sao eficientes para meus estudos, espero com seu esfoco, e desciplina voce mande mais videos no you tube. lhe agradeco muito… OBRIGADO

    Responder

  9. Fiquei muito interssada em conhecer esses métodos de estudos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *