Como fazer uma boa redação: Dicas infalíveis para qualquer tema

Quando se trata de redação, muitos candidatos enfrentam dificuldades ao lidar com os diferentes temas propostos. No entanto, existem estratégias que podem ser adotadas para se dar bem em qualquer tema proposto. 

Mão corrigindo redação

Ao dominar essas dicas infalíveis, é possível estruturar um texto coerente, persuasivo e bem fundamentado, demonstrando habilidades de escrita e argumentação

Portanto, neste artigo, serão apresentadas orientações valiosas que irão auxiliá-lo a enfrentar com confiança qualquer tema de redação e alcançar um desempenho satisfatório nas avaliações.

Quais são as partes de uma redação?

Para iniciar uma boa redação para provas de concursos, é importante seguir algumas etapas fundamentais. A seguir, veja quais são os primeiros passos, no momento em que você tem o primeiro contato com o tema proposto.

Mulher com lápis no queixo pensando em como escrever redação

Estudo da proposta

Comece lendo atentamente o enunciado da redação e certifique-se de entender claramente qual é o tema proposto. Identifique as diretrizes específicas e as perguntas ou instruções fornecidas. Isso ajudará a direcionar o seu foco ao escrever.

Planejamento

Antes de começar a escrever, faça um planejamento rápido do conteúdo que você pretende abordar na sua redação. Faça uma lista de ideias principais e argumentos que você deseja apresentar. Isso ajudará a organizar suas ideias e tornar sua escrita mais coerente.

Anotação das ideias

Após refletir e planejar, comece a escrever todas as ideias que forem surgindo, sem pressa ou julgamentos. Anote tudo o que vier em mente para todas as partes do seu texto de redação. Isso servirá de base para a sua construção.

Introdução

A introdução deve capturar a atenção do leitor e definir o contexto da sua redação. Comece com uma frase impactante, uma pergunta provocativa ou uma estatística relevante para despertar o interesse do examinador. Apresente o tema de forma clara e objetiva e apresente a tese ou ideia principal que será desenvolvida ao longo do texto.

Desenvolvimento

No corpo da redação, desenvolva suas ideias de forma clara e coerente. Cada parágrafo deve tratar de um aspecto específico ou de um argumento principal. Apresente argumentos, exemplos, evidências ou dados que sustentem suas ideias. Utilize conectores para estabelecer a relação entre as ideias e manter a coesão textual.

Conclusão

Na conclusão, reafirme sua tese e faça um resumo dos principais argumentos apresentados. Evite introduzir novas ideias nessa parte. Encerre de forma objetiva, propondo uma reflexão final, uma solução ou deixando uma mensagem impactante.

Revisão e edição

Reserve um tempo para revisar e corrigir sua redação. Verifique a gramática, a ortografia, a pontuação e a coesão textual. Faça ajustes necessários para melhorar a clareza e a fluidez do texto. Leia novamente para se certificar de que a sua redação está bem estruturada e coerente.

Como escrever uma redação, na prática?

Agora você já sabe todos os passos para construir um texto bem estruturado. Chegou a hora de entender como colocar tudo isso em prática. Veja a seguir o que escrever em cada etapa da redação.

Faça um rascunho

Primeiramente, é importante dedicar um tempo para refletir sobre o tema e elaborar um esquema ou mapa mental conciso. No rascunho da prova, registre todas as informações relevantes que vêm à sua mente em relação ao tema proposto.

Essa prática ajudará a identificar suas principais ideias e buscar em sua memória informações pertinentes para a redação. Para auxiliar nesse processo, você pode utilizar um jogo de perguntas e respostas.

Encontre conteúdos-chave

Por exemplo, considerando o tema “O avanço da depressão no mundo contemporâneo”, comece perguntando: “O que está acontecendo”? A resposta seria: “A depressão está aumentando na sociedade contemporânea”.

Em seguida, explore outras perguntas, como: “Por que isso ocorre”? Nesse momento, você pode mencionar fatores como condições de trabalho desfavoráveis, falta de interação social e sobrecarga de informações, entre outros aspectos relevantes.

Encontre argumentos e elementos enriquecedores

Continue fazendo perguntas como: “Quando essa doença surgiu”? “Onde ocorre com mais frequência ou onde não ocorre”? Além disso, pense em possíveis soluções ou formas de lidar com essa realidade.

Nesse momento, você também pode associar filmes, citações, dados estatísticos ou notícias relacionadas ao tema. Por exemplo, no contexto da pandemia, mencione o aumento de mais de 20% nos casos de depressão e ansiedade em todo o mundo.

Com esse jogo de perguntas, você delimita sua abordagem, identifica argumentos a serem explorados em seu texto e evita desviar-se do tema proposto. 

Inicie o texto com uma boa introdução

Ao reunir todas as informações e ideias previamente selecionadas, você já possui uma base sólida para começar a escrever sua redação. Vejamos um exemplo abaixo.

Você poderia iniciar com o seguinte parágrafo:

“A depressão é um problema que assola a sociedade há tempos, e dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam um preocupante aumento de mais de 20% nos casos durante a pandemia. Essa realidade desperta uma crescente preocupação na sociedade contemporânea, que busca soluções para enfrentar esse desafio”.

A partir desse ponto, você pode desenvolver suas ideias com base nas respostas iniciais que elencou. Ao seguir essa abordagem, torna-se mais fácil organizar seus argumentos de maneira lógica e coerente.

Desenvolva bons argumentos

Nesse momento, você usará todas as anotações do seu rascunho para criar argumentos sólidos e convincentes para começar a desenvolver suas ideias. Um exemplo para o tema usado seria:

“O avanço da depressão no mundo contemporâneo está relacionado a diversos fatores complexos. Condições de trabalho desfavoráveis, como ritmo acelerado e pressão por resultados contribuem para o surgimento e agravamento dos transtornos mentais. 

Além disso, o isolamento social, impulsionado pelo avanço da tecnologia, diminui as relações interpessoais e a rede de apoio emocional, aumentando os riscos de depressão. Assim, o bombardeio constante de informações pode gerar ansiedade, estresse e sentimentos de inadequação, intensificando o quadro depressivo”.

Escreva uma conclusão completa

Agora, você vai amarrar todas as pontas da sua redação, fornecendo uma conclusão para seu texto, trazendo soluções para o problema. Use conectivos conclusivos, como “assim”, “entretanto”, “nesta perspectiva”, “mas”, “porém” e “dessa forma”.

Ainda dentro do tema que propusemos, uma conclusão interessante seria:

“Diante desse cenário preocupante, é necessário que medidas sejam adotadas para enfrentar o avanço da depressão no mundo contemporâneo. É fundamental investir em políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental, incluindo a criação de programas de conscientização, campanhas de prevenção, acesso facilitado a tratamentos e apoio psicológico. Além disso, é imprescindível haver uma mudança cultural, na qual o cuidado com a saúde mental seja valorizado e priorizado em todos os âmbitos da sociedade”.

Revise sua redação

Após seguir todos esses passos, o seu texto ficará pronto e só precisará de uma revisão final. Será nesse momento que você identificará erros de concordância, falta de pontuação, ou qualquer outro deslize que você tenha cometido.

Agora é com você! Coloque em prática todas essas orientações e conquiste a tão sonhada aprovação. Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse e conheça os cursos de memorização e estudo disponíveis no site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.