Como manter a memória ativa após os 40

Se você é um profissional sufocado com o excesso de informação e busca uma forma de expandir a capacidade de retê-las, ou é um empresário que se irrita com os problemas de esquecimentos e falta de foco dos seus funcionários e procura um método de como manter a memória ativa após os 40 anos, Este texto foi feito para você.

Muitas vezes em casa ou no trabalho, nas atividades básicas do dia a dia, você  percebe que os esquecimentos têm se tornado frequentes e tem gerado muitos constrangimentos para você, então fique comigo, porque nos próximos minutos eu vou ensinar como manter sua memória ativa e blindá-la contra os esquecimentos sem recorrer a remédios ou promessas mirabolantes.

Preste atenção na minha rotina: Eu sou professor, empresário, escritor com sete livros publicados, palestrante com atuação em todos os estados brasileiros, consultor de empresas, pesquisador, marido e pai. Assim como outros profissionais, todos os dias eu tenho milhões de coisas para fazer, deveres e decisões importantes para tomar…

….Apesar disso, tenho orgulho de dizer que eu não me esqueço de nada. Em terra de esquecidos eu me considero um privilegiado, porque num mundo de muita informação, não esquecer nada é uma habilidade acima da média.

stockxpertcom_id822298_size2

Pense por um instante: Qual é a importância de memória ativa e confiável na sua vida?

O que mudaria na sua vida se você tivesse uma memória ativa, forte e confiável, capaz de reter as informações importantes do seu trabalho? Imagine quão bom seria se você pudesse lembrar dos compromissos com os clientes, dos prazos, das suas tarefas urgentes sem precisar consultar agenda ou andar com um monte de bilhetinhos amontoados nos bolsos. Seria ótimo, não é verdade?

Como seria ficar por dentro de todas as notícias, citar detalhes dos livros e relatórios que estudou, poder lembrar da conversa que teve com aquele cliente especial que você atendeu há alguns dias? Imagine nas rodas de conversa os seus amigos admirados perguntando o que você faz para ter uma memória tão eficiente.

Imagine 3 semanas para riscar da sua vida o verbo “esquecer” e não perder mais tempo e oportunidades por causa dos esquecimentos.

Você também pode ter uma super memória ativa e confiável. Para isso basta seguir o método que desenvolvi. Um sistema eficiente que me ajudou a ganhar o título de Homem com a melhor memória do Brasil.

Se você acha que isso é bom demais para ser verdade, eu não tiro sua razão. Eu também ficaria desconfiado, mas a verdade é que eu experimentei esse resultado e milhares de clientes que me acompanham estão colhendo os mesmos benefícios. Por isso sugiro que você desligue agora todas as distrações, e nos próximos minutos comprometa-se verdadeiramente com você.

O que você vai ler aqui, irá mudar suas crenças sobre o papel da memória em sua vida, você verá o quanto é importante ter uma memória ativa, inclusive muitas vezes mais importante até mesmo que a inteligência.

Permita-me apresentar: Meu nome é Renato Alves, diretor da Humano Educação. Uma das minhas maiores conquistas foi ser o primeiro recordista brasileiro de memória. Foi um feito notável na época…

Mas a minha maior conquista, a que eu tenho mais orgulho, é a de estar ajudado milhares de pessoas e profissionais em todo o Brasil a evitar prejuízos causados por distrações e esquecimentos através do método que meu deu o título de campeão brasileiro de memória.

Quando concedo entrevistas a primeira pergunta que me fazem é se eu nasci assim, com uma memória acima da média. Deixe-me dizer uma coisa: o alto desempenho da minha memória não é fruto de um QI elevado, da ingestão de medicamentos ou remédios para memória.

O que me faz diferente é que eu nunca admiti ser vítima dos esquecimentos. Eu nunca aceitei perder tempo, oportunidade e dinheiro por ter me esquecido de alguma coisa. Aliás, eu confesso que já fui muito esquecido, mas um dia eu cansei e resolvi fazer o que você está fazendo agora: descobrir como ter uma Memória Blindada contra os esquecimentos.

Eu recebo todos os dias dezenas de e-mails de pessoas desesperadas com suas memórias. Pedidos de receitas, indicações de remédios, pessoas dizendo que estão com transtorno de deficit de atenção. Pessoas que vivem um terrível paradoxo: quanto mais investem em tecnologia, mais sofrem com esquecimentos. E um pequeno esquecimento, você sabe, pode causar um enorme prejuízo em sua vida.

Faz 20 nos que eu pesquiso e desenvolvo métodos de memorização. E nos últimos anos eu nunca vi tantas pessoas perdendo tempo, dinheiro e oportunidade por causa dos esquecimentos.

Já conversei com empresários que esqueceram prazos de contrato, outros que não se lembraram da data de licitações. Já vi empresas sofrerem processos judiciais por causa de esquecimentos sofridos por seus funcionários. Profissionais que perderam clientes importantes porque se esqueceram de retornar uma simples ligação.

Eu tenho certeza que você está assistindo este video porque quer acabar com problemas de falta de concentração e esquecimento de uma forma rápida e confiável. Agora reflita: quais prejuízos você pessoalmente ou sua empresa já sofreu por causa dos esquecimentos? Devem ser muitos, não é verdade? Agora imagine o que aconteceria se você pudesse ter evitado todos eles.

As vezes eu sou contratado por empresas que investirem milhões em sistemas de otimização de tarefas tentando minimizar os erros. O problema é que mesmo gastando milhões, os erros ainda acontecem, sabe porque? Porque que por trás das máquinas ainda existem seres humanos.

Por mais que você tenha um celular do momento, por mais que você faça backups dos seus textos, sempre fica uma pulga atrás da orelha, não é verdade? Você sabe que tudo isso é falível. Memórias artificiais caem, quebram, perdem, queimam, molham, roubam, ficam ultrapassadas, como os antigos disquetes de 1.44. Lembra-se deles?

Faça um exercício: Pense por um momento em sua vida. Pense em quanto você gasta todos os dias por causa dos esquecimentos. Prazos, tarefas, compromissos, nomes de pessoas, datas de aniversário e principalmente tempo. Agora inclua os esquecimentos sofridos pela sua família, seus funcionários, sua equipe.

As pessoas não dão bola para os esquecimentos porque nunca pararam para pensar no preço deles. Por exemplo: saiu uma matéria na Folha de São Paulo sobre uma secretária que se esqueceu de enviar um documento para um cliente. Veja: ela precisava apenas enviar um documento. O chefe pediu, ela esqueceu. Resultado: a empresa teve um prejuízo de oitocentos mil reais. E a secretária? Você deve imaginar, né? Ela perdeu o emprego.

Você entende porque eu nunca admiti esquecer? Eu sempre acreditei que esquecimentos poderiam ser evitados com atitudes simples e em 2006 eu consegui provar isso. Eu cheguei aonde cheguei com minha memória ativa porque eu nunca duvidei dela.

Vai a minha primeira dica: Você não pode se conformar com uma vida de distrações e esquecimentos. Não aceite ninguém dizer que você não possui uma memória  ativa por esta ser fraca. Se você acha que está ficando muito esquecido, talvez a culpa não seja sua, talvez o problema esteja no fato de que ninguém até hoje te ensinou a usar a memória de um jeito diferente, a usar a memória com inteligência.

Segunda dica: Você precisa aprender a lidar com muita informação. Você acha que recebe muita informação atualmente? Você acha que a sua mente é bombardeada todos os dias por imagens, sons e sensações vindas de todos os lados? Se você acha que sim, então fique tranquilo, porque isso vai piorar. Essa é uma característica da sociedade em que vivemos.

Segundo estudos, se fossemos armazenar todo conteúdo impresso e televisivo que recebemos todos os dias, seriam necessários 10 terabytes de armazenamento. Cerca de 10 computadores pessoais. Por isso é vital que você fortaleça a memória hoje mesmo e aprenda a lidar com um mundo onde o volume de informação apenas aumenta.

Você precisa colocar as funções mentais da lógica e da razão para trabalhar para você. São elas que podem fazer a seleção do que realmente é importante. Fazendo isso, você não satura a sua memória e seu cérebro trabalha com mais calma, você consegue aprofundar o conhecimento e colher os benefícios da boa informação.

Terceira dica: Seja obcecado por longevidade com lucidez. Converso com muitos homens e mulheres de 40, 50 anos que se consideram velhos por não possuirem uma memória ativa e confiável. Eles querem estudar, querem aprender coisas novas, um novo idioma, querem memorizar a bíblia, mas desistem dos projetos quando sentem a mínima dificuldade de memorização.

Pense por um momento nos atores, nos apresentadores, jornalistas, escritores de idade avançada e lúcidos. Pense nos médicos, juízes, advogados, políticos, empresários. Pense em todos aqueles que mesmo com a idade avançada ainda não se aposentaram. Você já reparou nestas pessoas? Notou como elas conversam sobre qualquer assunto?

Como elas possuem um raciocínio rápido, uma lucidez invejável? Qual a diferença entre elas e você? A diferença é que elas usam a memória de uma forma intensa e constante. São pessoas obcecadas pela vida e conseguem extrair o melhor de suas memórias nas atividades que realizam no dia a dia. Você também pode fazer isso.

O que você precisa fazer para experimentar uma memória blindada e obter mais longevidade com lucidez é associar atividades que você já realiza todos os dias a atividades que estimulam a memorização, assim, você também poderá extrair o melhor da sua memória.

Próxima dica: Fuja da Preguiça Mental.

Todos os dias você tem milhares de atividades para fazer, milhares de decisões para tomar e seu cérebro precisa evoluir com o mundo, porque senão você acaba ficando para trás. Você não pode delegar suas escolhas e entregar suas memórias e melhores funções cognitivas para as máquinas tomarem as decisões por você.

Deus também não te forneceu esse extraordinário computador biológico para você ficar prostrado perdendo seu tempo com coisas inúteis. A preguiça mental talvez seja hoje a pior epidemia que a humanidade já experimentou, porque ela nos deixa em estado de letargia.

A preguiça de pensar, a preguiça de agir, a falta de atitude está devastando a mente das pessoas e criando uma dependência perigosa. O seu cérebro não pode parar, ele tem que receber bons desafios o tempo todo, você precisa crescer cognitivamente, porque se você não fizer isso agora ficará cada vez mais difícil tomar decisões importantes. E quando uma pessoa tem preguiça de pensar você sabe o que acontece? Ela autoriza alguém a pensar por ela.

Quando alguém tem o privilégio de pensar por você,  você se torna mais um ser humano manipulado, que não vive exatamente o que gostaria de viver. Passa a vida colaborando para que o sonho dos outros deem certo, não os seus.

A dica aqui é para que você sempre procure novos desafios cerebrais, e um deles é estimular a sua memória. É usar a memória com inteligência. Fuja agora da preguiça mental. Fortaleça hoje mesmo o seu cérebro. Estude novas matérias, faça bons cursos de desenvolvimento pessoal, leia bons livros e procure evoluir. Estudar, desenvolver o cérebro é assumir o controle da sua vida. A qualidade da sua memória depende disso.

A memória não acaba após os quarenta como algumas pessoas estão acostumadas a dizer. Acreditar que a memória entra em declínio após os quarenta, num mundo onde a expectativa de vida está chegando aos oitenta, significa passar metade da vida reclamando da memória ou dependendo de memórias artificiais. Eu tenho certeza que você não quer isso para sua vida, não é verdade?

O método que eu ensino no curso Memória Blindada tem como objetivo não só acabar com os esquecimentos, mas estimular diversas funções como o raciocínio, a atenção, o pensamento. A lucidez e boa memória que as pessoas tanto desejam é reflexo do bom funcionamento dessas funções cerebrais.

No curso Memória Blindada eu vou te ensinar passo a passo um método confiável e infalível que me ajudou a ganhar o título de melhor memória do Brasil. Dentro de 3 semanas você vai diminuir a dependência tecnológica e a velha mania de ficar anotando tudo em pedaços de papéis amontoados nos bolsos, colados na porta da geladeira e na tela do computador.

Se você está aqui hoje é porque sente a necessidade de fazer as pazes com a sua memória. Talvez você até já tenha tentado alguns métodos de memorização daquelas antigas fitas K7, mas percebeu que eram técnicas impossíveis de aplicar nas atividades do dia a dia.

Talvez você já tenha pensado em tomar remédios ou até mesmo imaginado estar com princípio de Alzheimer. O fato é que você definitivamente gostaria de voltar a ter uma memória forte e confiável que tinha antes, não é verdade?

Por isso eu montei o Memória Blindada, um curso de memorização e concentração prática que vai blindar sua memória em apenas 3 semanas. Você vai experimentar uma memória dez vezes melhor, vai reduzir o tempo gastos nas tarefas e aprender a evitar os prejuízos dos esquecimentos.

O método que eu ensino é baseado em estudos científicos organizado durante os anos que atuei como pesquisador. É também um curso prático, fruto de dezessete anos ministrando treinamento por todo país.

Próxima dica: A memória não tem limites. Talvez você não saiba, mas a memória não é um local, como algumas as pessoas estão acostumadas a ensinar. A memória é uma função do cérebro, assim como o raciocínio e a atenção.

Quanto mais você utiliza a memória, mais forte ela fica. Por exemplo: Quando você usa a calculadora para resolver problemas, a função natural do raciocínio fica lenta. Mas observe: você não se esquece como se faz uma operação matemática, mas sua capacidade de raciocínio fica lenta. Com a memória é a mesma coisa.

Quando você deixa de usar a memória natural e começa a marcar tudo no papelzinho a função de memorização natural fica fraca, e então você passa a não confiar nela. A consequência de não confiar mais na própria memória é você adotar mais memórias artificias. Pronto. Cria-se um perigoso ciclo vicioso.

Agora responda: Quanto vale poder sentar numa roda de amigos e citar os detalhes de uma notícia que você leu no jornal… da semana passada? Quanto vale ganhar a admiração e respeito das pessoas por lembrar de seus nomes, promessas e assuntos discutidos na última reunião?

Quanto custa tudo isso?

Quanto custa ler um livro de atualização profissional e no dia seguinte ainda se lembrar dos detalhes das páginas que leu?
Quanto custa pagar uma consulta ao médico para ouvir ele dizer que seu problema de memória é o stress, é a falta de sono e o pior: ver ele receitar uma lista de medicamentos, alguns deles de tarja preta e cheios de efeitos colaterais?

Você já pensou nisso?

Uma consulta particular de uma hora com um bom neurologista, somado ao transporte e medicamentos não sai por menos de 700 reais, nós sabemos que isso é verdade. Mas sabemos também que menos de 10% da população de idosos acima de 65 anos, com pré disposição genética, poderão desenvolver o Alzheimer, então talvez o seu problema se resolva não com medicamentos, mas com orientações precisas sobre como usar a memória com mais eficiência e seu cérebro com mais concentração.

Evidentemente, não podemos dispensar a opinião de um bom médico. E se você tem condições de pagar um, sugiro que o visite também.

Talvez você esteja se perguntando: Mas quanto custa o curso avançado? Quanto custa aprender a usar a memória com inteligência com o homem que não esquece nada e que ganhou o título de melhor memória do país?

Entenda: eu poderia cobrar tranquilamente 2 mil reais por um treinamento completo de 20 horas, mas resolvi fazer algo especial para você… Esse curso avançado é para quem está disposto a pôr um fim nos problemas com distrações e esquecimentos de uma vez por todas.

O meu método não é nenhum curso mágico e sim um método comprovadamente eficaz para quem realmente quer aprender a fortalecer a memória.

No curso online trabalhamos com grupos fechados de 100 pessoas. Porque 100 é o número de pessoas que eu consigo dar suporte, acompanhar o desenvolvimento e tirar dúvidas do dia a dia sobre como usar a memória com eficiência, ou seja tornar a memória ativa e confiável.

Nos escolhemos um formato de curso para dar oportunidade para todas as pessoas. Não existe curso semelhante no mercado que atenda a profissionais de todas as áreas como o Memória Blindada. Inclusive o curso é ótimo para quem sofre com deficit de atenção.

Você faz as video aulas pela internet, na hora que você quiser. E o melhor é que você pode começar agora mesmo. No curso você terá aulas totalmente práticas e objetivas.

Você sabe que precisa resolver problemas de distração e esquecimento, e você precisa de alguém que resolva em definitivo os seus problemas. É muito mais efetivo contratar uma pessoa experiente para ajudá-lo, não é verdade?

Ao se inscrever no curso você terá a minha consultoria à sua disposição durante os 6 meses em que estará conosco. Você vai poder contar com a minha ajuda pessoal, e isso faz toda diferença.

Eu vou tirar suas dúvidas, dar conselhos, vou te ajudar a ter uma memória confiável. Isso é uma grande oportunidade, porque não é todo dia que você tem um campeão de memória junto com você.

Uma consultoria particular comigo custa no mínimo mil reais a seção. Mas eu tenho boas notícias: Essa consultoria será um bônus para você. Isso mesmo, se inscrevendo agora no meu curso você terá a minha consultoria gratuitamente.

O meu segundo bônus é a gravação do meu seminário “Foco para máxima produtividade”. Este seminário, só para você ter ideia, foi o mais elogiado no ano passado em eventos empresariais de liderança. Ele vai te ajudar a manter o foco e a disciplina em suas atividades, evitando a procrastinação. O valor da inscrição para quem participou desse seminário foi de 900 reais. E você também vai receber totalmente de graça essa gravação.

O terceiro bônus é um livro que eu vou mandar no seu endereço, sem custo algum. É o meu best seller, Faça seu Cérebro Trabalhar para Você, ele já figurou na lista dos mais vendidos e é um guia completo que vai ajudar sua memória a ficar mais rápida e confiável para a vida toda. O valor desse livro se você for comprar separadamente é de aproximadamente 40 reais.

Então veja que só de bônus você recebe o equivalente a 2 mil reais. Mas e quanto ao curso? Quanto você pagaria para ter acesso a um curso completo com a melhor memória do Brasil?

Veja bem, o valor de um curso completo de Memorização e Concentração, com acesso irrestrito 24 horas por dia durante 6 meses, que você pode assistir quando e onde quiser, com direito as eventuais atualizações, com certificado de conclusão para ser utilizado como horas complementares se você for estudante de graduação, não custaria menos que 2 mil reais.

Quem conhece de perto o meu trabalho sabe que minha missão de vida é levar qualidade de vida para as pessoas. O meu sonho é poder contagiar o máximo possível de pessoas com este conhecimento sobre memorização.

Por isso, esse curso não vai custar 2 mil e nem mil reais. O valor para você ter acesso a todas as video-aulas demonstrando passo a passo como blindar sua memória contra o esquecimento, guardando nela tudo aquilo que deseja, juntamente com todos os bônus é apenas R$ 794,00.

Agora tenho uma notícia melhor ainda: Como estamos em fase de lançamento desse curso no formato online, vou abrir um lote com desconto extra: para os 50 primeiros que comprarem agora o Memória Blindada, o curso sairá pela metade do preço, de R$ 794,00 por apenas R$ 397,00. É uma ótima oportunidade, não acha?

Você tem que aprender a lidar com muita informação, tem que se atualizar profissionalmente, tem que usar a memória ao invés de ficar consultado bilhetinhos desorganizados. Por isso você precisa fortalecer a sua memória imediatamente, ainda hoje!

Inscreva-se agora, porque além do excelente desconto que estou dando nesse lançamento, existe o risco de eu ter que fechar as inscrições por seis meses, pois eu e minha equipe precisaremos dar suporte e atenção a todos os 100 alunos da primeira turma que se inscreverem. Então temos um número de limitado de matrículas que podemos aceitar neste momento.

Talvez você esteja pensando: “Renato, eu adorei suas dicas e quero aprender todos os seus segredos, mas eu não tenho nem esse valor promocional do curso e não quero perder essa oportunidade. Será que você poderia me ajudar parcelando esse valor?”

Antes que você entre em contato, nós já resolvemos esse problema para você. Em parceria com a plataforma Hotmart, que atualmente é melhor e mais segura plataforma de produtos digitais que existe, nós conseguimos um parcelamento de até 12 vezes no cartão, ou seja, o curso sairá para você o valor de um cafezinho por dia.

É uma ótima oportunidade, não acha? Investir um cafezinho por dia para adquirir uma super-habilidade que fará as pessoas ficarem admirando a sua memória.

Resumindo: Você vai fazer o melhor treinamento de memorização e concentração do país. Vai receber um pacote completo de conteúdo que vale pelo menos 4 mil reais e ainda terá a garantia de aprender com o homem com a melhor memória do Brasil. Tudo isso pelo valor de um cafezinho. É uma oferta irrecusável, não acha?

Talvez você ainda esteja pensando: “Mas o que me garante que o curso é bom mesmo?”

Você pode fazer uma pesquisa no mercado. O método Renato Alves é o mais confiável. O único que foi aprovado por pedagogos, que foi elaborado com auxílio de psicólogos, foi assistido e elogiado por técnicos do MEC, foi apresentado nos maiores congressos de educação do país, foi destaque nos principais veículos de comunicação e já está presente em 10 países. Acho que isso já é prova suficiente de que o nosso trabalho é sério e muito responsável, não acha?

Adquira agora mesmo curso Memória Blindada. Eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco e tem a tranquilidade de investir num treinamento com risco zero. O que você acha?

Você já se matriculou numa faculdade, não gostou do que aprendeu e pediu o seu dinheiro de volta? Aqui você não tem nada a perder, clique aqui e comece agora mesmo.

Agora se com todas essas garantias e facilidades que estou oferecendo, você não der esse passo decisivo ainda hoje, sinceramente, eu não sei mais o que posso fazer por você.

Agora você tem três escolhas a fazer:

A primeira é não fazer absolutamente nada e continuar no velho processo: “esquece, refaz; esquece, retorna”, sistema que gasta seu tempo, sua energia, te deprime e te frustra.

A segunda opção é fazer o que eu fiz que foi passar parte da minha vida estudando para aprender tudo que eu sei hoje.

Eu li mais de duzentos livros e artigos científicos nacionais e estrangeiros sobre métodos pedagógicos, estratégias de estudo, foco e memorização e organizando tudo isso num método confiável, aprovado e explicado passo a passo.

Entenda: o meu papel aqui é reduzir o seu tempo de aprendizado, afinal quanto vale o seu tempo para ter que aprender tudo o que aprendi em 20 anos de pesquisas?

A terceira e melhor opção é, sem dúvida, se inscrever agora nesse treinamento e pela primeira vez dar um verdadeiro presente para sua memória. Essa é a opção mais econômica e rápida para você parar de ter prejuízos financeiros com distrações e esquecimentos. Essa é sem dúvida a opção mais viável por tudo o que eu lhe expliquei nesse video.

Agora a decisão é sua. É a sua hora de dar o próximo passo e continuar essa caminhada que você já começou. Você merece ter uma memória segura e confiável, você merece ter longevidade com lucidez, você merece conquistar novos objetivos. Então clique agora no botão abaixo e garanta já a sua vaga. Lembre-se que o preço promocional de lançamento que é apenas para os 50 primeiros que se inscreverem. Então inscreva-se agora e garanta já a sua vaga nesse primeiro lote promocional.

>> QUERO ME INSCREVER NO CURSO MEMÓRIA BLINDADA <<

Eu vejo você lá no treinamento.

Até breve!

Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

 

2 Comentários


  1. Boa tarde Renato Alves. sou professora por muitos anos na faculdade e no ensino médio e. E tenho observado o quanto é necessário orientar nossos alunos a exercitarem a leitura com agilidade e compreensão.
    E observo que as técnicas que vc orienta em seus estudos contribuirá muito pra essa geração do sec. XXI.
    Necessito desse dessa ferramenta que muito ajudará na minha metodologia de trabalho com os meus acadêmico. Mas no momento estou impossibilitada de usar cartão. E o motivo de estar escrevendo pra vc e ficar sabendo se há possibilidade de dividir pelo boleto em 4vezes, pois está dentro das minha condições. Por favor me ajude a adquirir esse material.
    sou de LInhares Esp. Santos, e professora com muito orgulho de duas instituição. Ser professora foi o maior presente que Deus me deu.
    Analise me pedido por favor. No momento não posso comprar se não parcelar.
    Desculpar por insistir com o pedido uma vez que vc. já explicou a forma de pagamento. Desculpa me, mas o material me interessa muito.
    Renato se aceitar o meu pedido meu pagamento e lançado todo final de mês (30/03, 30/04… e assim por diante.
    Obs poderá fazer em 4 vezes?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *