Memorização tire suas dúvidas aqui

Se você tem dúvidas sobre Memorização tire suas dúvidas! Em uma entrevista que dei ao Corrreio Braziliense, que também foi publicada no RankBrasil, passei algumas dicas importantes que podem ser vistas por quem ainda tem dúvidas sobre memorização. Veja abaixo:

Incertezas sobre Memorização tire suas dúvidas aqui no post:

Estresse, irritação e ansiedade podem causar os lapsos de memória. Mas um estudo mal feito, avisa Renato Alves, também contribui para o problema.

Segundo o campeão brasileiro de memorização pelo RankBrasil, o livro dos recordes brasileiro, sem aprendizado, não há memorização.

“A decoreba, é muito ensinada por aí, e isso é o que leva ao branco na memória. É uma situação em que a pessoa não entendeu nada e fica lendo inúmeras vezes”.

Como prevenir o branco na memória?

Uma estratégia para se preparar bem é explicar o que acabou de ler. Mas isso tem que ser imediato: faça a leitura, releia e explique logo em seguida para a informação não se perder.

Caso não seja suficiente, leia novamente parando em cada parágrafo. De cada um extraia uma palavra chave. Isso deve ser feito com o artigo inteiro. Se você compreende, você consegue sintetizar.

No meio da prova, é possível resgatar da memória daquilo que sumiu

Com certeza, porque ninguém tem branco de algo que desconheça. Só precisa acessar esse conteúdo que foi bloqueado por alguma razão, seja o cansaço, a má alimentação, o estresse, a falta de sono e a fadiga mental, muito comum entre os concurseiros que viram a noite estudando.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Como fazer esse resgate? Existem técnicas?

As mais simples, mas que não deixam de ser eficazes, são respirar fundo e reler a questão. Outra seria a pessoa se perguntar sobre o que ela lembra quando pensa no assunto.

A partir disso, a memória fornece ideias soltas e palavras chave, que acabam se unindo em uma informação que pode trazer o que se perdeu de volta.

Em uma questão sobre fotossíntese, por exemplo, imediatamente o candidato pode lembrar de sol, gás carbônico, oxigênio, noite, dia, respiração. Aos poucos, todo o processo vai aparecendo.

Qual é o maior erro dos candidatos na hora de se preparar?

É a leitura rápida, por preguiça. É a maior armadilha que existe porque não envolve memória. O ideal é utilizar esse tipo de leitura para julgar se ela vale a pena ou não, para extrair o assunto apenas. Nunca encontrei alguém que lesse rápido e aprendesse sem um método de leitura dinâmica.

Qual a relação entre memória e aprendizado?

Você precisa aprender primeiro para depois memorizar. A partir do momento que você é capaz de explicar o que leu, pode começar o processo de memorização. Se tentar memorizar algo que não aprendeu, não tem como criar algo consolidado.

O decoreba irracional, que é muito ensinado por aí, é que leva ao branco. É uma situação em que a pessoa não entendeu nada e fica lendo inúmeras vezes. Não adianta.

Em quanto tempo, depois de aprender essas técnicas, o estudante está pronto?

Imediatamente. Ele não precisa ficar treinando para daqui a um mês conseguir. Não é uma questão de prática, é entender como usar a memória. Entendeu como funciona? Legal, agora é só usar.

Você acredita que ainda ficou algumas incertezas sobre memorização tire suas dúvidas aqui nos comentários, aproveite para conhecer o meu curso Estudo e Memorização no treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização para os estudos.

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que você precisará para aprender o que desejar, inclusive matérias de exatas ou idiomas:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Para que você adquira ainda hoje o curso Estudo e Memorização, e por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Você leu os artigos, mas para você ainda há alguma questão irresoluta sobre a Memorização tire suas dúvidas aqui nos meus outros canais, lá você terá acesso a outras informações. Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Estudo e Memorização

2 Comentários


  1. Gostaria de saber como é feito o curso (presencial, online)e qual o tempo de duração?

    Att,

    Responder

  2. Concordo plenamente com a técnica de memorização.Realmente é preciso primeiro entender para depois memorizar.Gostei.Muito bom.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.