Atualmente, acaba sendo comum que as crianças não deem a devida importância aos estudos como o esperado.
Inegavelmente, mais do que nunca, possuímos um emaranhado de coisas mais atrativas e chamativas do que a matemática, o português, as ciências, etc.
Dessa forma, não é uma surpresa muito grande quando o rendimento escolar é abaixo do esperado, resultando no retrabalho de ter que estudar novamente algo já visto pela criança.
Nesse sentido, muitos pais não sabem como agir e ficam sem um caminho certo para seguir. Tomados pela dúvida de como devem prosseguir, lançam uma pergunta:
Meu filho não sabe estudar! O quê fazer?
Essa pergunta assombra a vida de diversos pais e educandos.
Inclusive, o fato dos seus filhos estarem indo mal nos estudos te preocupa?
Se a resposta for sim, não precisa se preocupar! Isso é mais comum do que você imagina.
Você sabia que os pais brasileiros são os que mais se preocupam no mundo?
Em uma estatística global, o Brasil sai na frente de grandes potências educacionais:
Brasil 79%
China 77%
Indonésia 75%
Turquia 75%
Desse modo, é comum que em ao menos em 55% dos lares brasileiros, frases como:
“Não gosto de matemática!”
“Odeio física!”
“O professor é chato!”
Sejam de certa forma, comuns.
[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]
Contudo, todas essas reclamações, são na realidade pedidos de socorro. Não “frescura”, como muitos pensam.
Dificuldade nas tarefas, esquecimentos, problemas de leitura, bloqueio em atividades de cálculos e textos, percepção de espaço, coordenação motora, estresse, noção de tempo, etc., são coisas comuns de ocorrerem nos estudos.
Porém, o fato de serem comuns não as tornam normais. Aliás, o correto é buscar eliminar todos esses problemas logo no inicio, para que não atrapalhem o rendimento futuro da criança.
Nesse sentido, na busca de te ajudar, montei exclusivamente um infográfico a respeito da educação infantil e formar de torná-la mais simples e fácil de lidar.
Você sabe qual é o segredo dos pais, cujo filhos são ótimos alunos?
Veja o infográfico sobre a dificuldade de aprendizagem e descubra!
» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «
Gostou das dicas do Infográfico?
Que tal dar uma olhada em um texto complementar?
Veja este artigo com dicas extras, caso seu filho não goste de estudar. Esta situação pode ser revertida.
O estudo não precisa ser uma jornada solitária. Quando você dá apoio e suporte para seu filho, os estudos deixam de ser algo complicado e se tornam uma atividade divertida e de interação entre pais e filhos.
Contudo, apenas dedicação dos pais não é o suficiente. Para que as capacidades de seu filho sejam realmente valorizadas, não basta apenas a vontade, é preciso um meio, um método!
O método MemoKids foi desenvolvido especificamente para fornecer apoio e direcionamento a pais e alunos dos 8 aos 17 anos. Que tal deixar as complicações de lado e fazer seu filho ser o melhor aluno da sala?
Clique aqui e saiba mais a respeito.
Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.
Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.
Respostas de 4
Tive muitas dificuldades durante meu primeiro ano de ensino médio e atribuo isso ao fato de não saber estudar, pois ao passar para o segundo ano, tive um professor muito bacana que me ensinou vários métodos de estudo, fazendo com que eu passasse a ir muito melhor nas avaliações e atividades.
Olá, Leonardo. Um bom professor pode representar 50% do sucesso de um aluno, mas os outros 50% é de responsabilidade do próprio aluno.
Continue focado nos estudos.
Abraço
Ótimas dicas Professor Renato!Tenho certeza que ajudará muitos pais com seus filhos em seus estudos, tornando o hábito de estudar um momento de alegria com seus filhos, ao invés de mais uma hora chata. Surpreendendo sempre com seus ensinamentos, parabéns!!!
Olá, Maria. Obrigado!
Abraço 😉