Qual a sua retrospectiva nos estudos?

Como foi sua retrospectiva desse ano?

Você conseguiu fazer tudo o que tinha proposto em relação aos seus estudos?

Todo final de ano é a mesma coisa, costumamos parar e pensar em tudo o que conseguimos realizar durante aquele ano. Ao mesmo tempo nosso cérebro já começa a ferver de ideias e metas para o planejamento do próximo.

A grande questão é: conseguiu fazer tudo que tinha imaginado para este anos? 

Na maioria dos casos acaba ficando muitas realizações para trás, às vezes acontece por causa de imprevistos ou metas inatingíveis. Mas será que o que realmente ocorreu não foi um descaso ou uma procrastinação com elas?! Com isso os anos passam e sempre levamos conosco não apenas um sentimento de incapacidade, como também um peso por não ter nos esforçado mais em busca de realizar tudo. 

Começar um novo ano desmotivado, acarreta em diversos problemas chegando no mesmo resultado do ano anterior. A desmotivação seja no estudo, trabalho, sonhos ou em qualquer área da vida faz mal e acaba trazendo problemas. Tais como: frustração, esquecimento, depressão dentre outros.

Acreditar em si mesmo e entender que não existe fracasso, mas sim um resultado, é o primeiro passo!

Costumo dizer que se chegamos a um número diferente de zero isso já é um resultado. Então na retrospectiva desse ano, ao invés, de elencar os objetivos não alcançados, contabilize quais foram os seus ganhos. Incluindo por que chegou nesses resultados. Se eles tiverem sido bons, se elogie. Contudo, se não foi um resultado tão legal assim, avalie como pode melhorar aquele resultado no próximo ano. 

Trabalhar bem sua autoestima, é fundamental na jornada de conquistar algo que deseja. A motivação é a “gasolina” para a ação. Isto é, você já viu alguém conseguir algo estando desanimado? Creio que a resposta seja não! 

Quando estamos motivados a tornar algo real, possível, temos garra e força de vontade em correr atrás de tudo o que for necessário para que isso aconteça. Enfrentamos obstáculos e não nos deixamos dar por vencidos na primeira queda. Esse é o espírito que precisa estar sempre vivo em você durante sua jornada em busca de uma vida melhor!

“Mas Renato, como posso fazer isso?”

Lembre-se, se é possível para alguém, é possível para você! 

Uma excelente opção é você trabalhar consigo mesmo, algumas técnicas de Programação Neurolinguística. Dessa forma, você cria toda uma mentalidade em si, voltada para o sucesso, onde a motivação é o principal objetivo.

Você já ouviu falar na Ponte para o Futuro

Faça da sua retrospectiva um sucesso com a Ponte para o Futuro! 

Uma vez analisando algumas crianças em uma festa de final de ano, percebi que quanto mais expectativas elas tinham a respeito dos presentes que iriam ganhar, mais motivadas elas ficavam para tornar tudo aquilo possível. 

Esse é o ponto chave da Ponte para o Futuro: a EXPECTATIVA! 

Quando você tem expectativas positivas a respeito de algo, você libera dopamina em seu corpo, o hormônio do prazer. Isso faz com que você se empenhe muito mais em fazer determinada ação. No caso do nosso exemplo, realizar todas as metas que se propõe para o novo ano. Principalmente aquelas ligadas ao estudo e evolução pessoal! 

Instalar EXPECTATIVAS POSITIVAS em seu mindset pode mudar sua vida de uma maneira surpreendente. Especialmente quando falamos de automotivação…

Aliás, as expectativas positivas são tão importantes na vida de uma pessoa, que elas podem até mesmo ajudar na cura de doenças e problemas de saúde. Segundo um estudo realizado pela revista acadêmica, Health Psychology, da Associação Americana de Psicologia, as expectativas positivas de um paciente sobre sua recuperação após um transplante de coração, o ajudaram a se recuperar mais rápido e precisamente, evitando uma possível recaída. 

Eventualmente, criar essas expectativas positivas em sua mente é o grande foco da Ponte para o Futuro. Isto é, por meio da mudança do seu mindset ela antecipa os resultados positivos que deseja alcançar no futuro. Assim o influencia a continuar agindo a fim de realizar tudo.

apoie-se-na-ponte-para-o-futuro
O exercício cria uma antecipação e a química cerebral acontece!

A ponte para o futuro instala expectativas positivas de maneira tão eficaz que a motivação faz com que você tenha vontade de sempre continuar tentando até conseguir. Mesmo que falhe em um momento ou outro, sempre será presente.  

Já que é necessário ter boas expectativas, com um objetivo, fica mais fácil fazê-las trabalharem ao nosso favor e não contra. Assim, quando chegar o momento da retrospectiva no final do ano, mesmo que os resultados não sejam os esperados, você ainda manterá sua cabeça erguida e mais focada em tornar tudo real. 

É extremamente importante planejar! 

Depois de reprogramar sua mente e acreditar que fracasso não existe, é importantíssimo que tenha um PLANEJAMENTO. Eventualmente, quando você não planeja algo corretamente, qualquer imprevisto ou atividade extra, já será um motivo para tudo desandar e seu plano original ir por água abaixo. 

Fazer um balanço geral de tudo o que aconteceu no ano que se passou, é uma forma de identificar aquilo que deixou de ser feito. 

Contudo, montar um planejamento, estabelecendo metas fixas a serem realizadas e o que precisa ser feito para que tudo dê certo, é o ponto certo para que consiga ter um ótimo desempenho.

Um ponto que precisa ser esclarecido, é que o planejamento a qual me refiro não é já conhecido de muitos. A questão aqui não é planejar apenas o que deseja alcançar com os estudos, mas sim em sua vida. Ou seja, elaborar um planejamento de vida. 

Como posso transformar meus sonhos em planos?

Uma maneira prática e eficiente de elaborar tal planejamento, é através de uma Técnica de Programação Neurolinguística chamada Diagrama Espinha de Peixe. Sendo uma ferramenta visual, seguindo um formato de gráfico, o diagrama tem como principal objetivo te ajudar a chegar nas causas reais de problemas que acometem sua jornada. Ou seja, seu propósito é descobrir os fatores que resultam em uma situação indesejada. 

Sua utilização tem por origem a questão de que todo problema tem uma causa específica. Assim, eliminar a causa-raiz, ou seja, a origem de tudo, significa consequentemente, eliminar o problema de uma vez e poder seguir com a realização de suas metas normalmente. Para descobri-la, portanto, o método sugere a análise de cada etapa do processo.

Para elaborar o seu próprio Diagrama Espinha de Peixe e evitar a frustração, basta seguir os próximos passos:

• Defina o problema encontrado a ser analisado;

• Desenhe uma seta horizontal que aponte para a direita e faça um quadrado em sua ponta;

• Escreva o problema central dentro do quadrado;

• Faça traços diagonais no corpo da seta, que serão as categorias das suas causas encontradas;

• Pense cautelosamente a fim de definir as possíveis causas. Essa talvez seja a parte mais demorada do processo. Portanto, é importante focar em seus detalhes para que ela seja bem realizada;

• Dentro das categorias definidas, insira as causas encontradas;

• Você pode enumerá-las de acordo com sua gravidade ou importância. 

Veja na imagem abaixo, um exemplo prático de como a técnica funciona: 
utilizando-o-diagrama-espinha-de-peixe

Utilizando corretamente, o Diagrama irá trazer apenas bons benefícios para a realização das suas metas, uma vez que já encontrado o problema e motivo de não ter dado certo este ano, você conseguirá se preparar a fim de evitar que o erro ocorra novamente no ao seguinte. 

Dessa forma, você consegue realizar seus sonhos com ótimos resultados, evitando imprevistos ou outras distrações! 

Faça da sua próxima retrospectiva um sucesso! 

Como podemos perceber com este artigo, todos nós exigimos muitas mudanças em nossas vidas, inclusive essas retrospectivas e planejamentos são para colocar no papel essa vontade,. Mas, NÃO continuar agindo da mesma maneira é importantíssimo, sempre devemos nos lembrar de que fracasso não existe, o que nos puxa pra baixo são os resultados ruins, mostrando que nós mesmos precisamos mudar algo de dentro para fora.

Como não podemos voltar atrás e fazer algo novamente, o jeito é começar tudo novamente, contudo, fazendo do jeito certo e equipado com o necessário para que tudo ocorra corretamente. 

Dessa forma, quero te convidar para conhecer o Estudo e Memorização, a fim de trabalhar desde o princípio sua jornada, contando com a ajuda de técnicas testadas e eficientemente comprovadas que me deram em 2006, o título de Melhor Memória do Brasil. 

Desenvolvido com o passar dos anos e sendo melhorado conforme as necessidades dos meus alunos iam mudando, o Estudo e Memorização é referência no mercado quando o assunto é aprendizagem acelerada, uma vez que já ajudou mais de 100 mil pessoas ao redor do mundo a alcançarem seus objetivos.

Sendo elaborado por meio de videoaulas curtas e objetivas, a fim de extrair ao máximo a atenção de quem assiste, o Estudo e Memorização busca ajudar quem mais necessita a evoluir e mudar toda a forma que enxerga sua jornada, facilitando esse processo ao mesmo tempo que o estimula mais. 

Dessa forma, comece agora a mudar a forma como pensa e tornar o seu futuro mais preciso e bem trabalho.

Não espera a próxima retrospectiva, clique aqui e saiba mais! 

Caso tenha ficado alguma dúvida ou deseja comentar sobre algo que tenha ocorrido com você, sinta-se à vontade. Prometo que irei ler e responder todo mundo!

Compartilhe também esse artigo com seus amigos e familiares. Quem sabe eles não precisam de um incentivo para o próximo ano e o texto venha ajudar. 

Viva bem. Lembre bem.

Prof. Renato Alves

Pesquisador cognitivo, autor do curso Estudo Memorização e dos livros O Cérebro com Foco e Disciplina e Não Pergunte se Ele Estudou. Conferencista e dono do título de Melhor Memória do Brasil.

4 Comentários


    1. Olá, Estamos fechando uma Turma Especial com Desconto, com vários bônus de graça! Mande um whatsapp agora para (14) 99812-7484 ou clique no link: https://renatoalves.com.br/whatsapp
      Acredito que você ainda consegue reservar uma vaga. Não sei se até amanhã ainda teremos vagas, então manda já ta bom? Abraços

      Responder

  1. Excelente, gostei muito do texto e das orientações. Vou aplicar c meus alunos e comigo mesma. Já sou aluna d curso de memorização da Bíblia. Estou gostando muito. E percebi que minha memória é ótima só estava sem um bom treino. Obrigada professor. Muito feliz por ter conhecido seu trabalho e ser sua aluna.
    Grata
    Carla

    Responder

    1. Ler tudo isso me deixa muito feliz e grato, Carla. Obrigado pela confiança e feedback. Vá me atualizando do seu avanço, ficarei feliz em ver sua evolução. Abraços 🙂

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.