Quando a memória envelhece

Muitas pessoas me perguntam se a memória envelhece, respondo que tenho 37 anos, estou quase chegando aos 40, a minha memória está envelhecendo e contrariando o coro popular, sinto que ela está ficando cada dia melhor.

Durante toda a minha vida eu escutei declarações de pessoas mais velhas dizendo que há um forte declínio da memória depois dos quarenta. Que a memória começa a falhar. Que a pessoa fica mais esquecida.

Acontece que regras deveriam valer para todos, mas o que eu encontro por ai são pessoas e mais pessoas quebrando tais regras.

A memória envelhece?

Sim, é verdade que existe um declínio após os quarenta, mas não é apenas da memória. Depois dos quarenta cai cabelo, pele, hormônios, composição muscular, óssea… Bem, o restante não é preciso falar.

No entanto, assim como existem pessoas que na idade avançada cuidam muito bem do corpo, no mundo da memória também encontramos pessoas afiadas.

Abílio Diniz, Antonio Erminio, Chico Anísio, Oscar Niemeyer, Hebe Camargo, Glória Menezes, Zilda Arns são exemplos de pessoas que quase, já chegaram ou passaram dos oitenta anos perfeitamente lúcidos. Raciocínio e memória quase intactos.

Pense nas pessoas acima e em suas profissões.

Não é verdade que enquanto têm força para trabalhar e oportunidade eles estão sempre atuando. E no oficio dessas pessoas qual é a habilidade mais exigida?

Exatamente o que você pensou: MEMÓRIA.

Que a verdade seja dita: a memória de um ser humano não pode parar.

Quanto mais a gente a utiliza, melhor ela fica!

Quando disse que estou chegando aos quarenta e a minha memória anda cada vez melhor, não estou exagerando.

Um hábito que cultivo é o de elogiar a minha memória, mas não fico apenas nisso.

Estou sempre envolvido com atividades que exigem memória. Ler, escrever, pesquisar, ensinar são rotinas em minha vida.

Para quem tem uma rotina mais simples, conversar, conhecer pessoas, ver fotos antigas, ler, palavras cruzadas e passear são algumas atividades que também envolvem memória. E por isso desenvolvem a sua capacidade de memorização.

Em meu livro Os 10 Hábitos da Memorização ensino que não podemos confundir falta de memória com falta de organização ou atitudes que nos ajudem a lembrar.

Uma senhora de setenta anos não pode dizer que esqueceu a bolsa no ônibus porque esta envelhecendo.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Qualquer jovem poderia sofrer o mesmo tipo de esquecimento. Então o que houve não foi falta de memória, mas a falta de uma ação preventiva. Ambas poderiam ter feito algo para lembrar-se da bolsa ao sair.

Olhe para a sua memória de uma forma diferente!

Elogie a memória, faça bom uso do conteúdo que ela armazena. Um elogio, uma autosugestão bem feita também ajuda muito.

É de graça e está totalmente ao seu alcance.

Como anda a sua memória, você ainda acredita que a memória envelhece? Você simplesmente aceitava que a memória envelhece? Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Memória Blindada no treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização para o dia a dia.

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada. Chega de esquecer de rostos, nomes, datas de aniversário, celular, chaves etc.:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Para que você adquira ainda hoje o curso Memória Blindada, e por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Memória Blindada

4 Comentários


  1. Nossa memória tende a declinar com o uso incorreto, como acontece quando negligenciamos qualquer parte de nosso corpo.
    Quanto à ORGANIZAÇÃO como auxiliar, não só para a memória mas, para tudo, achei super interessante! Não me queixo da minha, até mesmo para não ser mal agradecida! embora reconheça que podemos transformá-la mais e mais; os tempos são outros! Antes não tínhamos acesso a esses conhecimentos e não só nos conformávamos, como achávamos natural e íamos deixando…Estou bem mais organizada e percebo grande diferença, tudo flui melhor sem aquela perda de tempo para encontrar isso e aquilo. Agradeço ao Professor Renato Alves, que disponibiliza seus conhecimentos e nos ajuda muito. No entanto, precisamos fazer o que tem de ser feito.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.