Três conselhos para Vanusa

Se você tem uma ótima memória, todo mundo elogia: Que memória de elefante! Se você anda meio esquecido: Pô, meu! Que memória de peixe, mas e quando dizem que você tem uma memória de Vanusa. O que isso significa?

Vanusa é aquela cantora que fez sucesso na década de 70. Depois, foi para a geladeira e recentemente virou febre nacional com seus vídeos publicados no Youtube.

Não que ela seja uma cantora genial, mas tem muito marmanjo do show business incomodado com o sucesso da loira. Por isso, se alguém disser: Você tem uma memória de Vanusa, não reclame: tente entender o que significa.

Pode ser uma crítica ou um belo elogio, depende do contexto. Por exemplo, se você se lembra das letras de todas as músicas que a Vanusa errou nos últimos shows, então a sua memória é ótima. Parabéns!

Por outro lado, se você sofre os mesmos apagões de memória que a tornaram famosa, então preocupe-se, porque o título de memória de Vanusa pode ser um alarme.

Em meu livro, Branco na Memória – Saiba Quais são as Causas e o que Fazer para Evitar, explico que os apagões de memória são alarmes silenciosos emitidos por nosso sistema nervoso indicando que existe algo de errado conosco.

Podem alertar para alterações de ordem emocional ou física. Emocional quando refletem estados como estresse, ansiedade, medo, pânico ou depressão e físico quando indicam falta de sono, má alimentação ou sedentarismo.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Sobre os lapsos de memória da Vanusa, eu daria três conselhos:

1 – Invista em qualidade de vida;

Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada (legumes, cereais, verduras, frutas, peixes), ótimas noites de sono (pelo menos 8 horas), atividade física (se possível, aeróbica) e manter um estado de bom humor propiciam maior concentração e, por consequência, melhor memorização e recordação.

A regra é: Onde tem saúde, tem boa memória!

2 – Pegue leve no ofício;

Estar de bem com a vida, com o trabalho, a gratidão pelas oportunidades que a vida nos dá, faz com que relaxemos e isso alivia as tensões. Depositar uma carga de estresse numa atividade nos torna muito vulneráveis aos apagões mentais.

O fato de ter esquecido a letra da música numa primeira apresentação pode deixar um cantor inseguro para uma segunda, terceira ou mais apresentações e isso pode agravar uma situação que já está pressionando.

3 – Treine, treine, treine;

O branco na memória pode e deve ser prevenido com treinamento. Se um cantor tem dificuldade de lembrar a letra da música (memória auditiva), significa que ele deve estimular outras memórias, por exemplo, a visual. Neste caso, recomendo selecionar as músicas do repertório e escrever com atenção a letra de cada uma delas. Fazendo esse dever de casa, o cantor estará estimulando a formação de novas memórias, reforçando velhas sinapses e treinando.

Falhas de memória causam constrangimento e nos faz perder oportunidades, mas a boa notícia é que podem ser corrigidas, quando não são de ordem degenerativa, como no caso do Alzeimer.

Os lapsos da Vanusa podem ser um sério problema de memória ou apenas reflexo de quem, como profissional, não faz o dever de casa. Com o treinamento você será capaz

https://www.youtube.com/watch?v=6w9MpztV4gk

Serviço:

Qual é o seu tipo de memória? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Memória Blindada no treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização para o dia a dia.

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada. É sua hora de ter uma memória mais jovem, forte e confiável:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Para que você adquira ainda hoje mesmo o curso Memória Blindada e por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Memória Blindada

60 Comentários


  1. Caro professor, foi muito interessante entrar no seu blog, pois a muito tenho me deparado com lapsos de memória, e fico realmente apavorado por não ter certeza se é de ordem genética e/ou idade mesmo, pois estou com 51 anos e sou publicitário a 35 anos, porém gostaria de ter certeza se é apenas por falta de treinamento ou se é Alzeimer, como faço para saber se um ou outro? Professro me ajude. Estou chegando ao ponto de esquecer de repente o nome de um colega de trabalho, e meu chefe, sei o nome dele, vejo a fisionomia, mas e o nome da pessoa, cara realmente isto é muito chato, tem alguma dica? Quanto a cantora, é de minha época e tem por sinal uma das melhores interpretações que ja vi para “paralelas” de Belchior, não acho interessante ficarem fazendo chacota de algo tão grave, como profissional da área não acredito que alguém usaria de tal extratégia, seria muito desleal consigo, e não agradecer a Deus pela vida.

    Responder

    1. Deus queira que não seja Alzeimer e aposto que não é.
      Creio que seu problema esteja mais relacionado a ansiedade. Cuide disso.
      Quando tiver oportunidade, faça o meu curso.
      Abs
      Renato

      Responder

  2. sqkPgm blsxnossxulw, [url=http://hjmibgfrozjs.com/]hjmibgfrozjs[/url], [link=http://nzhcblgccgxr.com/]nzhcblgccgxr[/link],

    Responder

  3. Olá,

    Há 3 anos venho enfrentando um problema com apagões em minha memória, e já fui em vários médicos mas todos os diagnósticos são o mesmo, nada, não encontram nada de anormal, mas muitas das vezes que ocorre, é logo após as refeições, teve um período que ocorria mais de 1 vez ao dia e até 4 vezes na semana. Eu fico com os olhos abertos, fico mexendo a boca e as vezes até converso, mas não lembro de nada, e depois que volto a si me dá um grande sono, notei também que minha memória que antes era muito boa hoje não está como antes , ultimamente o período está mais distante +/- 1 vez por mês. Gostaria de saber se existe algum lugar onde eu possa buscar maiores informações, até mesmo formas alternativas para malhoria, pois a medicina comum nada encontrou.
    Grata.

    Responder

  4. como nao esquecer o nome das pessoas muito ligada a nos
    nao esqueço nada mas nome eum vchame que vergonha

    Responder

  5. Tem coisas que nós não esquecemos mesmo que se passe anos. Ja existem fatos que simplismente somem da memória.Acho que tudo depende do grau de importancia que damos ao fato.

    Responder

  6. Professor porque será que não nos lembramos de alguma situação que nos causou dor ou perda como o momento de um acidente por exemplo?

    Responder

  7. Acompanho e admiro muito seu trabalho professor. Obrigada pelas dicas. Quando o senhor virá a Santos?

    Furlan-Santos

    Responder

  8. Hoje em dia as pessoas estão se preocupando mais com alimentação saudável, exercícios fisícos e bem estar. Isso não só bom para nossa memória como tbem para nossa vida.

    Ludmila-RS

    Responder

  9. As vezes faço as coisas tão automaticamente que nem percebo que já fiz. Por exemplo guardar a chave no bolso. Quando percebo que ela ja esta lá fico me perguntando como ela chegou aqui. Vai explicar isso.

    Um abraço

    Responder

  10. Professor

    Realmente o estresse do dia a dia nos faz esquecer muitas coisas. Percebo que quando estou com muita coisa para fazer ou decidir acabo tendo brancos na memória, simplismente deleto informações.

    Responder

  11. Professor porque todas a vezes que a gente diz que não quer lembrar de alguma coisa a gente fica lembrando o tempo todo?

    Claudia-ES

    Responder

  12. Treinar a memória é a base de tudo. Vou começar a memorizar os numeros de telefones que tenho na agenda do meu celular ja tive vários problemas por não me lembrar do telefone que precisava.

    Luis Eduarddo

    Responder

  13. Olá professor o senhor tem alguma técnica para que eu aprenda a gostar de matemática.

    Responder

  14. Professor Renato não gosto muito de ler pois não consigo me concentrar facilmente. Há algum jeito de mudar isso?

    Marinalva-GO

    Responder

  15. Professor qual a idade ideal para começar a colocar suas dicas em prática? Quanto mais cedo melhor?

    Clodoaldo-São Paulo

    Responder

  16. Eu acho que a Vanusa está com algum problema serio de memória. Ela precisa se cuidar.

    Selma

    Responder

  17. Ontem no Fantástico assisti a uma reportagem que pesquisadores fizeram uma experiência com algumas pessoas. Elas ficaram algum tempo isoladas sem internet, tv, telefone, resultado todas melhoram a concentração, memória. As vezes o que é feito para agilizar nossa vida acaba nos prejudicando.

    Um abraço

    Responder

  18. Esquecimentos pode trazer sérias consequencias. Vi na televisão alguns anos atrás um pai que esqueceu o filho dormindo no banco de trás do carro e foi trabalhar quando se lembrou ja era tarde pois o filho havia morrido.

    Responder

  19. eu axo errado ficar trocando de tom o hino nacional acredito que se tivesse no tom certo ela acertaria, hino é patrao não tenque fica inventando

    Responder

  20. vanusa deve correr atraz de ajuda, pq uma pessoa antiga é igual uma empresa antiga se naum buscar recursos para sempre estar no alge chega uma hora que vai a falencia.

    Responder

  21. A Vanusa parecia que estava meio tonta, será que ela utilizou algum medicamento? O uso de medicamentos pode afetar nossa memória?

    Espero resposta
    Obgda!

    Responder

  22. Olá professor! Sou músico e uma vez numa apresentação me esqueci de uma parte da música tive que improvisar e acho que as pessoas não perceberam. Mas foi um momento difícil que eu não quero que se repita.

    Obrigada por seus conselhos!

    Julinho Castro-Rio de Janeiro

    Responder

  23. Hoje eu tinha muitas coisas para fazer no centro da cidade e sai confiando na minha memória. Não deu outra esqueci de boa parte delas. Que mancada!

    Responder

  24. Professor tenho uma prova importantíssima estou muito ansioso será que isso pode afetar minha memória. Estou estudando muito mas temo ter um branco na hora da prova de qualquer forma pretendo utilizar suas dicas para evitar surpresas desagradáveis.

    um abraço professor

    Responder

  25. Não sabia que a coisa tinha sido tão feia. Que vergonha espero que ela se recupere logo.

    Um abraço professor

    Responder

  26. Que desastre essa apresentação da Vanusa, ela errou a letra, a melodia. O pior é que ninguem teve coragem de corrigí-la. O músico também tentou ajudar mas fazer o que nessa hora. Professor manda esses conselhos urgente para ela. RSSSSSSSSSSSSSSS

    Responder

  27. Tenho um filho de 12 anos que é muito esquecido, agora que conheci seus conselhos vou procurar ajudá-lo. Será que ja é para me preocupar tanto?

    Obrigada!

    Responder

  28. Professor sou bom em memória fotográfica aliás não sei se esse é o termo correto, mas lembrar do nome das pessoas é complicado o senhor pode me passar alguma tecnica para me lembrar. Hoje mesmo encontrei uma colega e cheguei a ficar constrangido por não me lembrar do nome dela.

    Td de bom!

    Responder

  29. Professor ainda sou bem jovem e não tenho problemas de memoria mesmo porque minhas responsabilidades são minimas mas sei que isso vai mudar um dia então vou desde já colocar seus conselhos em pratica.

    Obrigada!
    Jenifer

    Responder

  30. Professor se eu não melhorar minha memória estou perdido tenho que passar no vestibular de qualquer jeito. Conheci um pouco seu trabalho e pretendo utilizar suas dicas. Quanto a Vanusa desjo melhoras.

    Boa Sorte professor!

    Responder

  31. Professor outro dia passei por uma situação complicada, a bateria do meu celular acabou eu não podia recarregá-la e precisava fazer uma ligação importantíssima. O problema não era o celular descarregado e sim o fato de que o numero que eu precisava estar na agenda dele. Tentei lembrar o numero de todas as formas mas nada consegui. Estou precisando treinar mais minha memória para não ter esse tipo de problema.

    Um abraço do Daniel-RO

    Responder

  32. Professor a qualidade de vida realmente é muito importante. Tenho exemplo de pessoas que levavam uma vida estressante e não eram felizes. Um dia resolveram largar tudo e foram fazer o que gostavam. O padrão de vida caiu mas o prazer de viver aumentou. Creio que é muito mais importante você ter pouco mas viver feliz do que ficar correndo atrás de uma riqueza que corrompe sua vida e saúde.

    Felicidades!

    Responder

  33. Professor minha mãe tem uma memória bem melhor que a minha e ela ja passou dos 70 anos. Com isso vejo que ter uma boa memória independe da idade. Ela é do tempo que as pessoas não tinham tanta tecnologia e tudo precisava ficar gravado na memória. Mas professor como a gente faz pra guardar tanta informação? Por favor me ajude.

    Soraia-Ceará

    Responder

  34. A Vanusa precisa se cuidar senão ela vai precisar se aposentar antes do tempo e isso os fãs não querem.

    Até mais, professor.

    Keila-RN

    Responder

  35. Professor vou seguir seus conselhos pois tenho percebido que minha memória está cada dia mais ruim. Tudo começou muito sutilmente e agora vejo que a coisa está ficando séria.

    Obrigada!
    Patricia-São Paulo

    Responder

  36. Ola Professor!

    Memória de Vanusa, ih tô fora. Acho que vai virar um bordão nacional e não será por causa do talento dela mas sim por causa do “mico”.

    Responder

  37. Eh! Professor ja esqueci o aniversário da minha namorada e só fui me lembrar 3 dias depois ja sabe o que aconteceu né. Agora vou procurar utilizar suas dicas.

    Bom Dia!

    Responder

  38. Problemas de memória é coisa muito séria. Outro dia eu esqueci a chave do meu trabalho. Conclusão tive que voltar para buscar perdi um tempão e justo naquele dia tinha muita coisa para fazer. É uma situação simples mas os danos causados são enormes.

    Abraço Professor

    Responder

  39. Sou estudante de medicina e a vida corrida que levo tem afetado minha memória. Preciso urgentemente por em pratica suas dicas e assim que for possivel quero participar de seu curso.

    Até breve professor!

    Laércio- Florianópolis

    Responder

  40. Oi Professor!

    Pobre Vanusa agora o pessoal vai ficar esperando o proximo vexame. Realmente ela precisa de ajuda espero que receba suas dicas.

    Até mais
    Gustvo Henrique-Rio de Janeiro

    Responder

  41. Professor agradeço muito por essas dicas espero melhorar meu desempenho.

    Obrigada!
    Judite Melo.

    Responder

  42. Que situação essa da Vanusa hein! Preciso me cuidar mais porque a coisa é séria.

    Um abraço professor.
    Emerson

    Responder

  43. Oi professor td bem!

    O fato de não ser mais tão jovem pode prejudicar minha memoria. Tenho visto pessoas de mais idade que tem uma memória excelente e jovens que deixam a desejar. Qual a explicação para isso que tipo de cuidado preciso ter além desses que foram apresentados acima.

    Antonio Carlos-BH

    Responder

  44. Ola Professor!

    Costumo estudar de madrugada porque é mais tranquilo. O senhor acha que isso prejudica minha memória? E se prejudica o que posso fazer então para assimilar o que estudei.
    Espero resposta breve. Obrigado

    Eduardo

    Responder

  45. Boa Tarde Professor!

    Estou lutando por uma vida mais saudável e realmente tenho observado uma melhora incrível de memória. Parei de fumar, faço exercícios, procuro me alimentar melhor e tento não me estressar tanto com pequenos assuntos que não valem a pena.

    Obrigada Professor e continue ajudando as pessoas.

    Carlos

    Responder

  46. Oi Professor Renato Alves!

    Seus conselhos são preciosos, mas a vida da gente é tão corrida, vivemos num ritmo alucinante e muitas vezes eu penso: “Para chegar aonde mesmo?”. O fato é que se não fizermos alguma coisa agora vamos sofrer sérias consequencias.

    Regina Cruz-São Paulo

    Responder

  47. Oi Professor!

    Achei muito interessante este artigo. Só ficou ruim para a Vanusa. Na verdade não acompanho muito o trabalho dela mas acho que é melhor ser lembrado por fazer algo de bom do que em uma situação complicada como essa. Foi o maior mico.

    Tchau!
    Camila-Rio de Janeiro

    Responder

  48. Obrigada Professor por seus conselhos vou colocá-los em prática o quanto antes. Quando tiver a oportunidade quero participar de seu workshop.

    Até mais!
    Pedro

    Responder

  49. Eu não sei se foi marketing da Vanusa. O fato é que a situação é constrangedora. Imagina esquecer o que ia falar no meio de uma palestra ou cantar numa apresentação. É melhor cuidar da memória.

    Até mais!

    Responder

  50. Oi Professor!

    Tenho visto pessoas de varias idades sofrerem com problemas de memória. O fato de termos em nossas mãos tanta tecnologia e facilidades acaba “atrofiando” nossas habilidades. Mas como foi apresentado em seu artigo podemos fazer muita coisa para reverter essa situação é só por em prática.

    Um abraço!
    Maria Clara

    Responder

  51. puro marketing, os videos mais vistos no youtube, o assunto mais falado no twiter mundial, voltando para os programas de tv…
    Premio marketing do ano pra você Vanusa parabens.

    Responder

  52. Olá Professor!

    O estresse realmente afeta a memória. Passei por muita pressão nos ultimos dias tambem muitos compromissos, trabalho, problemas familiares e realmente tive brancos na memória, simplismente não me lembrei de algumas tarefas que precisava realizar e isso me deixou muito mal. Mas com suas dicas vou procurar evitar esses problemas. Quanto a Vanusa espero que ela conheça seu trabalho e saia dessa.

    Obrigada! Lusia-São Paulo

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.