Consiga uma aprovação em concurso ou vestibular ajustando a Torre de Controle

O caminho para o projeto de aprovação em concurso ou vestibular não é fácil, na realidade é uma tarefa para poucos, a maior parte das pessoas além do estudo, também precisa trabalhar. Todos os dias milhares de pessoas precisam acordam ligadas na voltagem máxima, para poder suportar mais uma jornada frenética rumo ao trabalho, faculdade, compromissos com os clientes, enfim uma corrida caótica para não perder os horários e cumprir as metas para com os seus objetivos atuais e futuros.

As prioridades, assim como o comportamento das gerações, também mudaram muito rápido, o tempo e  o conhecimento se tornaram as moedas mais preciosas da era pós-internet.

Diante desse contexto tão acelerado, se destaca e consegue boa vantagem sobre a concorrência quem aprende a se organizar e planejar ações a curto, médio e longo prazo. Nesse contexto a mente e o ambiente tem papel  fundamental. Significa dizer que se você não tem um mínimo de organização, seja em casa, na empresa ou nos estudos, irá perder dinheiro, tempo e a oportunidade de adquirir mais conhecimento, moeda de troca básica para se obter sucesso.

É nesse sentido, que após mais de 20 anos pesquisando alunos vencedores – os mais bem colocados em cursinhos, Enem, vestibulares e concursos – pude observar fatores relacionados a conduta que os diferenciam dos não aprovados.

Uma dessas atitudes comuns entre os campeões em aprovação, que me motivou a escrever esse texto e dá sentido à analogia da ilustração abaixo, é a Torre de Controle. Este tipo de ambiente, equipado com todos os  acessórios necessários para o cumprimento de alguma ação, é utilizado não só nos aeroportos. O exército tem o QUARTEL GENERAL, os bombeiros tem a BASE, a polícia a DELEGACIA, o Batman a BATCAVERNA… as empresas A GERÊNCIA, as escolas ou faculdades a SECRETARIA ou DIRETORIA e os alunos campeões fazem dos seus quartos a TORRE DE CONTROLE para a aprovação em concurso ou vestibular.

Voar rumo a aprovação em concurso

Esse tipo de recinto serve como um Quartel General para a nossa mente, um ponto de concentração, um lugar onde nossa mente interpreta automaticamente o comando: hora de se concentrar!

Portanto é fundamental que você construa a sua Torre de Controle se realmente desejar a aprovação em concurso ou vestibular, mesmo localizada no seu quarto, deve haver regras de quartel, capaz de inspirar e servir de refúgio para estudar, trabalhar e prospectar situações que possam transformar sua vida.

Me refiro por exemplo à arrumação do quarto, da sala, da mesa do seu escritório, a disposição dos móveis, a iluminação, a decoração, enfim, os locais que precisam de atenção diariamente.

Ambiente sem organização
Um ambiente sem organização contribui somente para o caos em sua mente. Já uma mesa organizada, bem iluminada e com os acessórios dispostos nos lugares ideais aumenta seu foco e a concentração.

Nossa mente é a máquina mais perfeita que existe e a visão periférica e sensorial que ela nos proporciona é extraordinária. Um quadro torto, o vibracall pontuando uma mensagem, a meia em cima da cama…tudo pode funcionar como atrativo de dispersão e literalmente sequestrar a sua concentração. Portanto, comece agora mesmo a arquitetar onde será a sua Torre de Controle, para não “perder o controle”  sobre os seus objetivos. 

E então? Como são os ambientes onde você estuda ou efetua suas tarefas da faculdade ou mesmo do trabalho? É hora de mudar seu mindset, e aumentar a inspiração a autoestima e a proatividade! Para aumentar a sua motivação e engajamento, separei 7 dicas legais para você assumir o controle da Torre de Comando da sua mente e assim executar as ações para que você consiga voar rumo à aprovação em concurso ou vestibular! Confira:

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

Siga estas dicas e voe seguro, rumo à aprovação em concurso ou vestibular

  1. FAÇA UMA VARREDURA DO AMBIENTE!
    OBJETIVO: ENCONTRAR UM LOCAL ESTRATÉGICO PARA A TORRE DE CONTROLE.
    Antes de mais nada é preciso conhecer a “geografia” do lugar. Verificar os locais que a sua casa oferece para a edificação do cantinho dos estudos, ou melhor, Torre de Controle. Ficar perambulando pela casa com o seu notebook debaixo dos braços, livros e anotações não vai ajudar em nada. Um dia você estuda na cozinha e no outro na sala. O seu espaço tem que ter tranquilidade e um ‘ar’ de privacidade. Televisores ou qualquer outra tela ou sons que rivalizem com a do seu computador, caderno ou livros, não são bem-vindas. A distração tem que ficar do lado de fora.

    Local estratégico
    Veja que ideia simples, prática e interessante: um armário com as portas abertas se tornou uma sala de aula: quartel general perfeito para a sua concentração.
  2. NADA FUNCIONA SEM ENERGIA!
    OBJETIVO: CONEXÃO.
    Ainda não me referi a internet. Nesse caso quero atentar para um ponto que tenha tomadas disponíveis e de fácil acesso. Afinal você terá que ligar a fonte do laptop, ou o modem wi-fi, sem contar que vai querer também deixar carregando o celular – lembre-se de ativar o modo silencioso – ligar a luminária, impressora, etc. Nada de acumular filtros, extensões, conectores e outras parafernalhas que só tomam espaço e não lhe dão segurança alguma.
    Conexão internet
  3. CUSTOMIZE O AMBIENTE.
    OBJETIVO: ESTILO É SEMPRE INSPIRADOR.
    O ‘Quartel do conhecimento’ tem que ter a cara de seu comandante ou dos ídolos do comandante. Quem lhe inspira? Barack Obama, Sérgio Moro, Neymar? Não importa, coloque na parede e escreva seus objetivos e ajude a sua mente a gravar. Utilize também alguns itens de decoração da sua preferência para deixar o local mais atrativo e acolhedor. Estudar é um ato solitário e essas intervenções pessoais no ambiente vão lhe trazer mais força de vontade e entusiasmo!
    Customize o ambiente
  4. A ESCURIDÃO TRAZ A DEPRESSÃO!
    OBJETIVO: ILUMINAR AO MÁXIMO O AMBIENTE.
    Se você não é o Batman e nem a Mulher Gato não deve ficar se concentrando em uma espécie de Batcaverna sem luz. Lugares escuros, geralmente não são os melhores para se concentrar, ler um livro ou estudar, certo? Seu cérebro lê o fenômeno da escuridão como sinônimo de inércia e sonolência. Projete e escolha um lugar da sua casa com iluminação branca e que também receba a luz natural do sol, caso você tenha que estudar durante o dia.  A luz artificial deve ser levada em consideração. A claridade é benéfica para a concentração, pois faz com que nosso cérebro libere endorfina (hormônio do bem-estar).

    Iluminar o ambiente
    Exemplo de “Torre de Controle” bem iluminada, sem fios aparentes e organizada para o foco nos estudos ou trabalho
  5. REQUISITOS MÍNIMOS PARA A CONSTRUÇÃO
    OBJETIVO: PRATICIDADE
    O espaço (Torre de Controle), deverá contar ao menos com uma mesa ou rack – escrivaninha – para que você guarde seus materiais de estudos, apostilas, livros, enfim, tudo organizado. Se possível um quadro de avisos, que pode ser a janela ou a própria parede. Nada fora do lugar. Centralize o armazenamento desses objetos para que não fiquem jogados pelo quarto.
    Evite deixar muita coisa em cima da mesa enquanto está lendo, pois isso com certeza vai lhe causar desorientação. Cada categoria de objetos tem que ter o seu espaço. O tempo agora é seu parceiro e ao longo dele você irá se acostumar com a localização de cada peça.Praticidade
  6. NADA DE CONSTRUIR UMA PRISÃO.
    OBJETIVO: APENAS PRIVACIDADE.
    Como citei anteriormente, o local necessita ser arejado. Você vai estudar, se concentrar, e não ficar enclausurado. Ao menos uma janela é essencial para se sentir mais à vontade. Sua memória vai se sentir mais instigada e produtiva.Liberdade, apenas privacidade
  7. PILOTOS E COMANDANTES VOAM SENTADOS.
    OBJETIVO: CONFORTO
    Não importa se é em uma velocidade de cruzeiro ou se você irá quebrar a barreira do som. Em um jato, você assume uma das maiores responsabilidades civis na terra e faz isso confortavelmente sentado. A ergonometria é importante. Uma cadeira desconfortável, irrita, causa danos, muitas vezes permanentes  e faz você perder a concentração. Já que você vai passar um bom tempo sentado e tem uma imensa responsabilidade com o seu futuro, é bom que tenha uma cadeira confortável, com um assento macio, encosto agradável e se possível um apoio para os braços.
    Agora que você está bem acomodado, além de controlar os períodos de estudos, entenda que as pausas são cruciais para o descanso. Não se deixe levar pelo cansaço acumulado. Os breaks são úteis e revigorantes. Se tiver dificuldade quanto a esse quesito, baixe o aplicativo Pomodoro Timer Lite (iOS e Android). O APP cria uma parada a cada 25 minutos de atividades, assim, você vai poder desenvolver as tarefas mais tranquilamente, sabendo ou condicionando-se a dar um break, assim que o dispositivo disparar.
    Conforto

Espero que com essas dicas práticas você possa inicialmente mensurar os atuais ambientes onde por ventura está estudando e ao mesmo tempo tenha se motivado a edificar em sua casa um espaço home office: a sua torre de controle sobre os seus estudos e trabalhos. O legal de tudo isso é que não são necessários grandes investimentos. Tudo o que você precisa nesses casos existe dentro da sua própria casa.

Para a sua mente é muito positivo saber que dentro da sua residência existe um lugar reservado para estudar, ler mais, compreender melhor o conteúdo dos estudos e se sentir bem.

Gostou dessas sugestões? Você já tem sua Torre de Comando ou Quartel do Conhecimento,  ou ainda vai começar? Dê sua opinião, nos conte qual é sua rotina de estudos e leituras, aproveite e compartilhe esse artigo com os amigos e familiares!

Você quer a aprovação em concurso ou vestibular e deseja fazer isso de forma consistente, ou seja, transformando o seu sonho em um projeto de aprovação em concursos? Saiba que isso é possível e você merece.

Faça agora mesmo sua inscrição rumo ao sucesso no curso Estudo e Memorização, ou se preferir confira antes alguns depoimentos de alunos que foram aprovados em diversos concursos.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo!

Viva bem. Lembre bem! Um grande abraço é até a próxima, soldado!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Estudo e Memorização

18 Comentários


  1. Às vezes, não nos encontramos no melhor momento para seguir o que deveria ser feito, no entanto, dessas super dicas, tiramos lições preciosas, incentivos, apoio, que nem mesmo conseguimos junto àqueles que estão ao nosso lado, portanto, GRATIDÃO é a palavra do momento! Pondo em prática várias DICAS e colhendo, já, os frutos. Matéria “super maneira” como dizem… Amei.

    Responder

  2. Espetacular seu site. Muito bom mesmo esse conteúdo. Show! Quanto custa pra ter um site como o seu?

    Responder

    1. Olá, Amilton. Obrigado, que ótimo que tenha gostado. Quanto ao site, nós temos uma equipe interna para cuidar dele.
      Abraço

      Responder

  3. Boa tarde,
    Professor já fiz seu curso de estudo e memorização e adorei todas as técnicas ensinadas.
    Não me arrependo nem um pouco de ter feito esse investimento em meus estudos e agora sei que estou estudando da forma certa.Queria agradecer por todas as dicas que são enviadas para meu e-mail, isso tem contribuído muito pra meu aprendizado.

    Responder

  4. Bom dia Professor, infelizmente na minha casa não vou conseguir um ambiente assim “minha torre de controle”, mas no meu trabalho sim. Então vou investir o que puder nessas dicas. Mas eu tenho uma pergunta. Dá pra compartilhar a torre de controle? Pois no trabalho montamos um grupo de estudo.

    Obrigado.

    Responder

    1. Oi Renato,
      O grupo de estudos é interessante para discussão, revisão, etc.
      Não vejo como produtivo no momento em que você precisa estudar algo novo.
      O foco é mais interessante.
      Abs
      Renato,.

      Responder

  5. Meu nome é Vilma!me escrevi no curso,mas não tive como aproveitar o tanto que deveria.
    prefiro comprar seus livros.

    Responder

  6. Prof. Renato
    Adorei a matéria! Busco melhorar a cada dia a minha forma de estudar. Os seus artigos vem contribuindo e muito com o meu estudo. Obrigada!

    Responder

  7. Sabe, professor, contratei um curso seu e estou tão desorganizada que nem mesmo o concluí, ou seja, por isso minha resistência a aderir a qualquer novo curso oferecido, por me sentir completamente desmotivada e jogando dinheiro fora.

    Responder

    1. Oi Verônica,
      Entre em contato com minha equipe e consiga mais alguns dias para tentar concluir o curso.
      Vamos em frente. Não desista!
      Abs 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *