Dicas para lidar com o branco na memória

Entenda o problema. O branco na memória é um alarme silencioso indicando que existe algo de errado com você.

Quando der um branco, olhe para si e verifique o que está errado. Ele pode estar apontando para limites físicos ou emocionais, como falta de sono, má alimentação, cansaço, estresse, ansiedade, depressão. Identificando a causa, corrija imediatamente e livre-se do problema.

Um branco na memória

Esse tipo de branco na memória é diferente dos causados pelo álcool, que afeta memórias consolidadas, ou pela ansiedade ou nervosismo, neste caso, o cérebro entende o nervosismo como ameaça e se concentra em combatê-lo.

Se o branco na memória afeta sua qualidade de vida, melhor procurar um médico.

Previna-se:
O branco na memória pode e deve ser prevenido. Ao invés de ser pego de surpresa numa prova, vestibular ou concurso, antecipe-se: abuse dos simulados. Ao falar em público ou apresentar um seminário, treine até decorar.

Ao ensaiar muitas vezes acelera-se o processo de recordação e isso, obviamente, melhora o estado de confiança. Lembre-se: A prevenção afasta o fantasma do branco.

Pega leve com a memória:
Quando você encontrar uma pessoa na rua, mas não se lembrar o nome, continue conversando numa boa, mas coloque a memória para trabalhar. Percorra o alfabeto cantarolando A…, B…, C… e assim por diante até lembrar o nome. Isso normalmente funciona.

Aprenda e pratique técnicas de memorização:
Ao contrário do que se pensa, técnicas mnemônicas nunca foram tão úteis como nos dias atuais. Hoje, além de conviver com excesso de informação, as pessoas fazem mau uso da tecnologia. Esta combinação produz baixa estima para o uso da memória, falta de confiança e, por consequência, preguiça mental.

Agora me responda: Qual foi o seu branco na memória mais forte?

Você gostou deste texto, deixe um comentário e nos diga como este texto te ajudou a identificar comportamentos que prejudicam o seu rendimento nos estudos e no trabalho.

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

Se você se preocupa com seu bem-estar e as situações acima refletem a sua realidade, aconselho você a cuidar melhor da sua saúde, da sua mente e por isso, gostaria de lhe indicar o meu curso Memória Blindada.

O curso Memória Blindada é um treinamento que não se limita apenas a acabar com esses “brancos” de sua memória e a falta de estímulo que eles causam dificultando o seu raciocínio, atenção e capacidade de pensar.

O curso Memória Blindada é um método detalhado de aplicação prática da memorização para o dia a dia. Nele eu explico de maneira objetiva todas as minhas técnicas para não esquecer de nada.

As videoaulas por serem on-line, possibilitam que você assista onde quiser, seja no seu celular, tablet, computador ou smart TV.

Definitivamente é sua hora de ter uma memória mais jovem, forte e confiável.

Como incentivo por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo!

Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube e receba as novidades em primeira mão.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

6 Comentários


  1. Bom dia Professor Renato.
    Muito legal essas dicas, muitas vezes repasso o abecedário para lembrar o nome da pessoa.

    Responder

  2. Boa noite, Renato Alves eu, gostaria de dizer que o meu maior branco, são na hora de apresentar seminários, é ao responder as provas da Faculdade, estudo direitinho e na hora esqueço ou seja dar branco. O que devo fazer para melhorar? essa concentraçã as vezes tambem não consigo concentrar

    Responder


  3. Olá, Renato! Tudo bem? Primeiramente gostaria de agradecer pelo excelente conteúdo do seu Website, seus artigos sobre a memória são maravilhosos. Hoje aconteceu um desses “brancos na memória” comigo. Estava eu estudando para o meu teste de vocabulário de espanhol com flash cards, de 30 palavras eu sempre errava de 3-6 palavras. O engraçado é que eu lia a palavra e o significado e 10 segundos depois eu já havia esquecido o significado! Fiquei perplexo pois sempre tive uma capacidade de memorização. Enfim, obrigado pelas ótimas dicas, começarem a exercitar mais minha memória. Abraços!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *