Por que não adianta virar a noite para estudar para concursos?

Estudar para concursos, não é fácil. Com tantas matérias, videos, livros, textos técnicos e exercícios para memorizar, a rotina de muitos estudantes de concurso chega a ser mais complexa do que a de muitos profissionais com a carteira assinada.

Então, por que não adianta virar a noite para estudar para concursos?

Para dar conta de tanta informação, muitos concurseiros, especialmente aqueles que trabalham de dia, não veem outra saída que não seja sacrificar as noites de sono. Eles estão dormindo menos na esperança de aprender mais. Por outro lado a ciência nos mostra que quanto mais nós aprendemos, melhor deve ser o sono. Como resolver essa questão? O que fazer para chegar ao equilíbrio?

Dormir pouco pode colocar tudo a perder. Inclusive aquela matéria que você deu duro para aprender! Quer saber por que não adianta virar a noite para estudar pra concursos? Então continue a leitura!

1. Compromete seu rendimento nos estudos

Virar a noite para estudar te deixará muito mais cansado. Isso porque, durante o dia, você não terá a mesma disposição para ler, interpretar, analisar e fazer exercícios. Como consequência, você vai gastar mais tempo tentando assimilar as matérias, o que pode atrasar seu cronograma.

Você não só vai gastar mais tempo para estudar as matérias: virar a noite estudando vai te deixar mais sonolento durante o dia, podendo causar déficit de atenção e de concentração.

2. Afeta seu sono e sua saúde

Dormir poucas horas compromete sua saúde. Além de não conseguir descansar de modo satisfatório — afinal, o corpo precisa se recuperar das atividades que executou durante o dia —, o cérebro precisa descansar por algumas horas para que as informações de curto prazo possam ser transferidas para as de longo prazo.

Nosso corpo é programado para dormir à noite. E alguns fatores biológicos fundamentam isso: a temperatura do corpo baixa e o corpo produz uma substância chamada melatonina (que é responsável pela regulação do sono), além da ausência de luz, são fatores que incentivam o sono.

Ao contrário do que ocorre durante o dia, em que a presença de luz contribui para que a gente fique sempre mais atento ao que acontece a nosso redor.

Isso quer dizer que você precisa dormir para que tudo o que você estudou possa ser devidamente armazenado em sua memória. Assim, você não corre o risco de ter aquele “branco” na hora da prova.

3. Compromete a assimilação das matérias

Além ter seu rendimento nos estudos diários comprometido, você passará a ter mais dificuldade para se lembrar do que estudou recentemente. Além disso, a longo prazo, você terá dificuldades em se concentrar, colocando todo seu projeto de estudos em risco, comprometendo sua capacidade de raciocínio e sua memória.

Outro fator importante: afeta a associação de ideias e a argumentação. Por exemplo, quando você estiver lendo, poderá não entender ou ficar confuso, podendo marcar uma questão errada, com consequências negativas no edital do concurso.

Há uma explicação biológica para isso: possuímos dois mecanismos de memória: a de curto e a de longo prazo. A primeira é a capacidade que temos de reter informações por um período relativamente curto; a segunda refere-se ao armazenamento de informações a longo prazo.

Nesse caso, todos os dados e informações que acumulamos vão sendo registrados em nossa memória de longo prazo, e é de lá que eles podem ser recuperados e relembrados. Não há limite para a sua capacidade de registro e armazenamento.

Estudar para concurso público exige disciplina, foco, organização e bons métodos de memorização. Não há vantagem nenhuma em virar a noite para estudar, pois isso coloca em risco sua aprendizagem — e sua saúde. Seria como construir um gigante com pés de barro: o esforço estaria sendo todo construído sobre uma base frágil, que não resiste ao menor impacto.

Portanto, o primeiro passo para que você consiga estudar de forma satisfatória é fazer uma análise de como está sua rotina, quais são os seus horários disponíveis (inclusive os horários dedicados ao lazer) e quais são as matérias que você precisa estudar.

Do mesmo modo, é preciso separar os materiais de que necessita para estudar. Deixando-os organizados, você economiza tempo, pois saberá exatamente o que tem que estudar em um horário predeterminado por você.

Enfim, como se organizar? Separei, abaixo, uma lista com dicas fundamentais para você levar em consideração ao se preparar para um certame:

  • Invista em métodos eficazes de memorização, porque com uma memória forte os estudos renderão mais e você evitará o reestudo;
  • Organize sua rotina, pois assim você conseguirá otimizar algumas tarefas, sobrando mais tempo para os estudos;
  • Faça exercícios para a memória, pois assim você a fortalecerá, aumentando  seu aproveitamento nos estudos;
  • Planeje estudar em um horário fixo por dia, pois com um horário fixo você vai criar o hábito de estudar com mais dedicação, evitando distrações;
  • Realize uma atividade por vez, pois assim você vai se concentrar mais na matéria que estiver estudando;
  • Estabeleça metas, pois assim você conseguirá cumprir, com êxito, todo o conteúdo que precisa estudar;
  • Crie o hábito de se exercitar, pois isso o ajudará a ficar mais disposto para os estudos;
  • Revise as matérias periodicamente, pois assim você conseguirá rever conceitos que foram estudados há algum tempo, evitando, portanto, de esquecê-los.
  • Resolva exercícios, pois assim você ficará melhor preparado para as provas e saberá como os conteúdos vem sendo cobrados.
  • Alimente-se bem, pois uma boa alimentação afeta positivamente em nosso desempenho de estudo diário;
  • Durma, pelo menos, 6 horas por noite, pois o cérebro precisa armazenar tudo que aprendeu durante o dia.

Organizar-se para aprender de modo realmente eficaz é o caminho mais seguro para a tão sonhada aprovação. Cultivar hábitos saudáveis, como dormir e alimentar-se bem, além de investir em técnicas eficazes de estudo, contribui para que você atinja seus objetivos.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Existem muitos erros que são cometidos por quem estuda para concursos; isso pode se agravar caso a pessoa tenha uma rotina com muitas atividades e obrigações. De qualquer forma, não adianta desperdiçar o tempo em que você realmente precisa descansar acreditando que o sacrifício valerá a pena: não tente virar a noite para estudar.

Em vez disso, por que não procurar por métodos e técnicas de memorização? Eles podem ser uma boa estratégia, porque vão te ajudar na organização, permitindo que você estude com foco e priorize os momentos de estudo e de descanso — imprescindíveis para seu sucesso profissional.

Com disciplina e um pouco de organização, você terá condições de estudar e guardar todas as informações de que precisa para conseguir ser aprovado no concurso que tanto almeja!

Viu como virar a noite para estudar pode ser extremamente prejudicial? Veja agora como ser mais concentrado no trabalho e nos estudos!

Durma bem e tenha ótimas lembranças,


Acesse abaixo a versão em audio deste post e faça o download para escutar as dicas do professor Renato Alves sempre que desejar.


Gostou do texto? Agora não tem desculpa ao estudar para concursos, é preciso por em prática.

Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Estudo e Memorização, no treinamento eu ensino tudo que você precisará para ser aprovado num concurso público, vestibular, exames como da OAB, ou simplesmente melhorar as notas na escola ou faculdade.

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada. Definitivamente é sua hora de ter uma memória mais jovem, forte e confiável:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Para que você adquira agora mesmo o curso Estudo e Memorização, e por acreditar na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Risco zero. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Estudo e Memorização

52 Comentários


  1. olá Renato, se no meu planejamento de estudo. Decidir estudar das 4h da manhã as 7h e novamente das 19h as 21h e depois, iria dormi as 21:30h.
    por que faço está pergunta? pois bem, trabalho das 8h as 18h.

    está correto este meu planejamento ?

    Responder

  2. Olá Renato tudo bem? Aqui e a marina tenho 32 anos e estou. Fazendo curso medicina veterinária já estou no 4 anos e a mais o menos ao 2 anos e meio descobrir que tenho TDAH/ DISLEXIA tomo os medicamento prescrito pelos meus profissionais e menos assim não deixai a minha faculdade mas eu tenho mto dificuldades mas memorizar td o que tenho que estudar aí chega em prova eu leio leio leio a prova e me pergunto será q li isso em minhas anotações!??? Aí aí Renato me ajuda
    obs já fiz com vc um curso online mas vc. Acha q até ele eu ainda tive dificuldades!!! Obrigado

    Responder

    1. Mariana, vários alunos matriculados em meus cursos tiveram o mesmo diagnóstico e se saíram muito bem durante o curso. Não localizei você no sistema pelo e-mail informado, mas pedi para minha equipe enviar um e-mail para você.
      Abraço

      Responder

  3. Olá, gostaria muito de saber como aproveitar no estudo, sendo que tenho muita dificuldade para aprender, sempre fui assim, não consigo guardar nada na memória mesmo k por pouco tempo, para eu aprender algo deve se ser explicado muitas vezes a Mesma coisa, e eu tento
    me concentrar mas não consigo,,, ajudaaa

    Responder

    1. Olá Evilazio, isso é uma queixa frequente, mas fique tranquilo, pois há solução. É provável que seja apenas a falta de um método apropriado de estudo, procure o meu curso Estudo e Memorização.
      Os cursos são oferecidos hoje por um preço bem inferior ao seu real valor, e mesmo assim, vários deles com descontos de 50%.
      http://renatoalves.com.br/cursos_online.html

      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Abraço

      Responder

  4. Olá, gostaria muito de saber como aproveitar no estudo, sendo que tenho muita dificuldade para aprender, sempre fui assim, não consigo guardar nada na memória mesmo k por pouco tempo, para eu aprender algo deve se ser explicado muitas vezes a Mesma coisa, e eu tento
    me concentrar mas não consigo,,, ajudaaa

    Responder

  5. Muito boa esta informação, porque muitas vezes já pensei em fazer isto mas nunca consegui e achava que não estava dando o meu melhor, agora vejo o quanto é importante dormir.

    Responder

  6. é uma honra conheçer o prof pelo bloog.
    mais os métodos aplicados serão de grande utilidades na minha vida particular … obrigado

    Responder

  7. Muito Obrigado Renato Alves, esse noticia sobre o sono só reforçou mais a importância de dormir com qualidade para termos um dia produtivo. Muito agradecido …

    Responder

  8. Só para completar com a minha identificação:
    Sou Licenciado em Planificação, Administração e Gestão de Educação pela Universidade Pedagógica aqui em Moçambique. Agora encontro me a trabalhar no Ministério de Educação, província da Zambézia na área de Gestão de Recursos Humanos.

    Responder

  9. Honestamente falando, hoje pareceu me que nasci de novo. Reconheço que estava cometendo um grande erro à medida que infelizmente achava que estava cometendo algo brilhante ter que estudar de noite enquanto os outros descansam.
    Mas hoje entrou na minha vida uma luz que irá ajudar me na vida.
    Muito obrigado Professor André Gazola pelos seus riquíssimos ensinamentos e sábias palavras.

    Responder

  10. Sou mestrando em Psicopedagogia na Universidade Catolica de Mozambique, este e o ultimo ano de participar aulas na sala, daqui poderei continuar com o processo de escrever qa Dissertacao.

    Hoje pelas 17h30 quando abri meu e-mail, encontrei a carta do Professor Dr. Andre com o titulo “porque nao virar a noite a estudar para o concurso?”
    Fiquei muito emocionado em le-la a carta e quando terminei, dei razao ao professor Andre, porque a minha vida antes de ler esta carta era so estudar e tentar a memorizar, coisa que nem conseguia. Mas hoje o Professor Dr. Andre me aconselhou a ter um horario para estudar e fazer os meus trabalhos da Faculdade. Obrigado Professor Andre e sugero para enviar a muitos a mesma carta.

    Imala, 14/03/2017
    Salvador Muapassa

    Responder

      1. Olá, Maria. Que ótimo que tenha gostado. Acompanhe também nas mídias sociais.
        Abraço

        Responder

  11. Olá Renato, estou ingressando na faculdade de direito, e faz muito tempo que estou longe de uma sala de aula, meu interesse principal na faculdade é para concursos públicos.
    Qual dos seus métodos vc me indicaria, para que eu pudesse absorver da melhor maneira as matérias durante as aulas, e tbm estudar paralelamente mais a fundo essas matérias?

    Responder

  12. Bom dia, Professor Renato Alves, Já li dois de seus livros: “O Segredo dos Gênios” e ‘Mente com Foco e Disciplina’. Gostei muitos de suas técnicas e sempre que possível me recordo de suas dicas sobre a importância de aprendermos os conteúdos pra memorizá-los ao invés dos métodos de ”Decoreba”. O seu enfoque na aprendizagem está sendo muito importante para os meus estudos. Parabéns.

    Responder

      1. Muito obrigado Renato. Parabéns a você e sua equipe. Estou fazendo o curso de memorização e está sendo muito proveitoso.
        Abraço!

        Responder

        1. Olá Paulo continue firme nos estudos, faça anotações, siga as instruções e não deixe de fazer os exercícios propostos, pois isso fará diferença em seus estudos, comece pela palestra Foco e Concentração caso não tenha assistido. Para dúvidas inerentes ao curso utilize a área exclusiva do aluno.
          Abraço

          Responder

  13. ola,sou vestibulando de medicina e estou nessa luta a 3 anos,estudo dia e noite porém sofro de ansiedade e nervosismo e não consigo obter resultados nas provas.como combater isso?

    Responder

  14. Olá!
    Acabei de ler suas dicas, particularmente, achei-as eficazes e bem elaboradas, assim de fácil compreensão para todos os públicos. Ótimas dicas!

    Responder

  15. Graças a essa metodologia de estudo, aprendi que o segredo é treinar todo dia um pouquinho sem sofrer, fiz meu tcc sem drama algum, e hoje estudo para ser auditor da receita federal, pois o que o mestre Renato me ensinou, mudou minha vida. Obrigado!

    Responder


  16. Eu sempre tive muita dificuldade de guardar fórmulas…
    As de contabilidade então… Quando peguei exame na faculdade, virei noites estudando e até perdi uma viagem paga… Passar na matéria, eu passei mas, quem disse que eu lembro alguma coisa agora?

    Responder

  17. Por isso é que eu sempre preferi estudar sempre, ao invés de estudar muito. Prefiro estudar menos horas, mas de forma constante e duradoura, do que estudar 12 horas por dia e ficar exausta no dia seguinte.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.