Se para você decoreba é a única maneira de estudo, pense de novo e aplique o conceito “Know by Heart”, saber de cor ou saber de coração é uma expressão inglesa. É o que dizemos quando o conhecimento parece estar impresso nas camadas mais profundas da memória.
São as lembranças que nunca esquecemos. Amarrar o cordão do sapato, dar um nó na gravata, as multiplicações da tabuada, a oração que fazemos na igreja ou a letra daquela música que cantávamos repetidas vezes quando.
A base da decoreba é exatamente o oposto disso, pois a decoreba é apenas o uso da memória operacional, ou memória de curto prazo.
Vai insistir na decoreba?
Deixei abaixo o vídeo da música Estudo Errado do Gabriel o Pensador, alguns trechos da música expressa de fato o problema gerado pela decoreba.
“Decoreba, esse é o método de ensino Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino. Decorei toda lição, não errei nenhuma questão. Não aprendi nada de bom, mas tirei dez.”
Trecho da música: Estudo Errado – Gabriel O Pensador
Criei três técnicas de revisão de matérias ou procedimentos de trabalho e adaptei outras duas que já existiam. Uma dessas técnicas chamei de revisão semanal.
A técnica consiste em revisar (ou repetir, se preferir) uma vez por semana durante dois meses. Fiz o teste revisando alguns pensamentos de Ralph Waldo Emerson. O processo foi disciplinado: eu revisava os textos uma vez por semana durante dois meses.
[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]
Fiz isso também com alguns textos jurídicos e o resultado dessa disciplina é que hoje posso recitá-los perfeitamente, sei tudo de cor, Know by Heart.
Nos meus estudos observei que nesses intervalos eu produzia a estimulação da rede neural e reforçava meus traços de memória (memória de longa duração).
Tenho recomendado em meus cursos que se faça esse tipo de repetição como preparação para provas bimestrais.
Se, após a aula, você garantir que houve aprendizado, fizer uma revisão dentro de 24 horas depois uma vez por semana ao longo de 2 meses, não precisará estudar para prova, provavelmente conseguirá tirar uma boa nota e, melhor do que tudo isso, se lembrará de tudo por muito tempo evitando gastos extras com cursinhos preparatórios.
Saber de cor é lembrar pela memória de longa duração. É um evento físico. Os traços na memória gerados pela repetição sistemática de um mesmo comportamento ou informação deixando marcas em nossa rede neural.
É possível que daqui a uns 80 anos, se ainda estiver vivo, você se lembre perfeitamente do “Doce, doce, doce. A vida é um doce a vida é mel” ou que ainda cante para os seus netos o bizarro “Eu quero tchu, eu quero tcha…” Acredite: isso será um ótimo sinal.
Tenho mais algumas dicas de como funciona a memória de longa duração para revisão de conteúdo e as outras quatro técnicas de revisão para estudo de matérias extensas e revisão de procedimentos de trabalho. Se desejar conhecer mais sobre o assunto, leia o meu livro “O Segredo dos Gênios”.
O insucesso do estudante está ligado ao fato de se achar incapaz de obter boas notas. Declarar-se burro em matérias como matemática, português, inglês, biologia e outras tantas pode ser o início de uma carreira acadêmica infeliz.
O motivo do fracasso não é a falta de inteligência, pois todo ser humano é dotado de genialidade. O que realmente falta para alguns estudantes é o básico: saber estudar.
você se identificou com o texto? Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Estudo e Memorização no treinamento eu ensino de forma simples, tudo que você precisa para se dar bem nos estudos.
Você dedica tempo aos estudos, mas não aprende nada? Assiste as aulas e parece que não assistiu? No curso você irá aprender a aprender qualquer matéria que desejar, tanto na área de exatas como idiomas!
Como incentivo ao seu aprendizado e por acreditar na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.
» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «
Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!
Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.
Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.
Respostas de 3
E como faço se não tenho tempo de fazer essas revisões? Faço medicina o volume de informações é muito grande, impossível revisar tudo toda semana, até porque sempre já tem matéria nova
Juliano, fazer um plano de estudo ajuda muito. A ter mais tempo para separar as matérias e atividades do dia a dia. Abraços
É sempre muito bom este incentivo que nos dá mostrando novas técnicas e livros como referência.
Muito Grato.