Reaprender a estudar
Pesquisa reabilita memorização nas escolas. Fapesp
Pesquisa reabilita memorização nas escolas. Fapesp
A família chegou a suspeitar de autismo, mas o que o garoto tem é um nível de QI muito acima da média das outras crianças da sua idade
Talvez todos os seus professores estejam errados. Segundo uma recente pesquisa da Universidade de Purdue, descrita na última edição da revista Science, decorar conteúdos parece ser o melhor método de aprendizagem.
Segue uma entrevista de um autor americano falando sobre um tema que, para quem já conhece o meu trabalho, estou cansado de debater nos treinamentos. Muitas vezes, o despreparo do aluno é resultado do mau desempenho do professor em sala de aula. Neste sentido penso que as políticas deveriam priorizar capacitação focada em inteligência emocional para educadores. Dessa forma, os nossos professores seriam referencias em sala de aula inspirando os alunos e motivando-os a investir nos estudos.
Segundo alguns estudiosos, se o governo investisse hoje metade do PIB em educação, os reflexos positivos só seriam observados daqui a 30 anos.
Falta um dia para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 e, além de tentar diminuir a tensão para a prova, o candidato precisa cuidar da alimentação. O que pode e o que não pode? O que atrapalha e o que ajuda?
É preciso ter estomago para digitar “acidente de trabalho” no link de imagens do site de busca Google. A quantidade de trabalhadores destroçados é tão grande que faz filmes de terror parecer contos infantis. Os acidentes de trabalho são grandes afluentes de um rio de problemas causados pela falta de concentração.
Apagar memórias inúteis é um projeto inviável! Durante os que anos estudei filosofia da mente e ciências cognitivas no departamento de filosofia da Unesp pude entender alguns mitos sobre a memória que ainda povoam a cabeça das pessoas: 1) Uma das perguntas que a ciência ainda não respondeu: Aonde fica a memória humana? Sabe-se que o cérebro não é a memória e devido a isso, ainda não é possível isolar uma lembrança e simplesmente apagá-la. 2) Usamos 100% do cérebro humano e não apenas 3% Continue lendo→
Quem é mais importante: Memória ou a inteligência?