Pessoas inteligentes dormem mais tarde

Estudantes sabem bem como é virar noite estudando. Alguns, inclusive, acreditam que a madrugada é um dos melhores momentos do dia para estudar. Isso é, possivelmente, um sinal de que essas pessoas são mais inteligentes que aquelas que dormem cedo.

Uma pesquisa de Satoshi Kanazawa, especialista em psicologia evolucionária na Universidade de Economia e Ciências Políticas de Londres (LSE), afirma que pessoas com QI mais alto geralmente adormecem próximo de 1h44, cerca de uma hora mais tarde que as pessoas com QI menor.

Com 20 mil pessoas extensivamente pesquisadas para entender a relação entre os padrões de sono e inteligência, foi descoberto que ficar acordado até mais tarde é sinônimo de curiosidade, vitalidade intelectual e complexidade cognitiva.

A teoria de Kanazawa é de que os ancestrais humanos eram tipicamente diurnos e mais ativos durante esse período, já que a presença do sol regulava seus hábitos. A eletricidade e diversos fatores contribuíram para um preferência evolutiva nos indivíduos mais inteligentes de se sentirem mais estimulados durante a madrugada.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Não se animem tanto. Pessoas inteligentes dormem adequadamente!

“Esse hábito de dormir tarde e acordar cedo é uma verdadeira bomba-relógio para a saúde”
Francesco Cappuccio, pesquisador

Segundo cientistas, uma noite de sono ruim pode afetar o equilíbrio dos hormônios grelina e leptina, importante na regulação da vontade de comer. Isso explicaria por que a maioria das pessoas com esse perfil tendem a comer muito mais, o que eleva os riscos de pressão alta, obesidade e doenças cardiovasculares. Consequentemente, são mais propensas a ataques cardíacos e derrames.

Atenção, os especialistas alertam que dormir muito (mais de nove horas) também pode aumentar as chances de infarto.

Além do aprendizado, uma boa noite de sono também está associado a ótimos níveis de memorização, pois as memórias se consolidam à noite, cada qual em fases diferentes do sono.

Além de alguns hábitos noturnos poderem influenciar de forma positiva ou negativa, o aprendizado, saiba que para 90% das pessoas, o período ideal de repouso, dura em média 8 horas.

Fontes: Super Interessante, European Heart Journal e Winnipeg Free Press

Ps.1: Você sente dificuldade de memorizar e se lembrar de coisas do dia a dia? Gostaria de convidar você a conhecer o meu curso Memória Blindada.

Há mais de 20 anos ensino este método de memorização, que já está presente em mais de 100 países e tem 97% de avaliação positiva. Dê uma olhadinha nos depoimentos dos nossos alunos:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Nas videoaulas eu explico de maneira bem objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada e me ajudaram a ganhar o título de melhor memória do Brasil.

Acredito tanto na eficiência do método que se em 7 dias você  não notar melhoras no seu nível de memorização, eu assumirei total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha?

Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Viva bem. Lembre bem.

Até a próxima.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Ps.2: Quer ter acesso à outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.