Por que mulheres lembram de datas importantes e muitos homens não?

Por que mulheres lembram de datas importantes e muitos homens não?

Diversos estudos revelam que esse tipo de gafe, tipicamente associada ao universo masculino, e que tanto incomoda muitas mulheres, pode ter explicações científicas. De acordo com o estudo, as construção de memória é diferente entre mulheres homens.

Segundo o neurologistas, a diferença entre a memória de homens e mulheres, ocorre principalmente por causa de propensões e prioridades de cada um, os homens, por exemplo, sempre lembram da escalação dos times e elas, por outro lado, nunca se esquecem o dia do primeiro beijo com o marido.

O ciclo menstrual também pode alterar a memória feminina.

Segundo o médico, depois da ovulação, o nível de progesterona aumenta e o corpo se prepara para receber o embrião – nesse período, o raciocínio fica mais lento e a mulher fica mais calma, podendo ter a memória um pouco mais alterada.

A mudança ocorre já na primeira fase do ciclo, isso muda e o raciocínio fica mais rápido e a mulher mais atenta.

Todo o homem ou  maioria, já esqueceu pelo menos uma vez, alguma data importante, o aniversário de namoro, de casamento ou pior, o aniversário dela. A explicação para essas gafes masculinas pode estar no cérebro.

Mulheres lembram de datas importantes

Pesquisadores mostram que as representantes do sexo feminino podem levar vantagem quando se trata de memória episódica, que é a memória relacionada a recordações de longo prazo, mais especificamente ligada a emoções, e que  por isso envolvem datas e fatos específicos, principalmente ligados a experiências pessoais.

Diferente das mulheres que se prendem a memórias emocionais. A pesquisa mostra que na hora de construir lembranças, os homens geralmente enfatizam memórias táticas, como rotas de viagem ou curiosidades.

Para os pesquisadores, características genéticas e hábitos de vida são as principais causas da vantagem. Os voluntários ouviram dez palavras e tiveram dois minutos para lembrar o maior número possível delas.

Lembranças homem e mulher

Estudos recentes, realizados em vários países mostraram que as mulheres, em geral, têm maior capacidade que os homens para se lembrar de rostos, em especial rostos femininos.

Essas descobertas podem ter uma explicação evolucionária com raízes na competição entre as fêmeas, diz o psicólogo David C. Geary, da Universidade de Missouri-Columbia.

“As mulheres com certeza lutavam, e continuam a lutar, para obter os parceiros que mais as agradam, os mais protetores, agradáveis, fiéis, bem sucedidos e, que (embora elas não saibam conscientemente), têm os melhores genes e recursos para ajudá-las a cuidar dos filhos”, afirma Geary.

“Lembrar de detalhes da experiência pessoal é importante para monitorar e administrar relacionamentos, fortalecendo os laços com seus parceiros e criando uma identidade única do casal”, acredita.

Nem sempre, porém, é possível esperar reciprocidade do parceiro nessa área. Estudos anteriores mostraram que as mulheres também possuem memória superior para informações verbais, que elas podem usar para dissecar os motivos ou intenções subjacentes de uma pessoa – uma habilidade que, segundo especialista, parece escapar a muitos homens.

Você já havia se perguntado antes, por que que as mulheres lembram de datas importantes e os homens geralmente não? Comente abaixo.

Você se preocupa com seu bem-estar e as situações acima refletem a sua realidade?

Gostaria de lhe indicar um curso cujo objetivo não se limita apenas a acabar com esses “brancos na memória” e a falta de estímulo que eles causam dificultando o seu raciocínio, atenção e capacidade de pensar.

Você encontrará no meu curso Memória Blindada um método detalhado de aplicação prática da memorização no dia a dia, tudo explicado de maneira simples e objetiva.

O treinamento é em videoaulas on-line, prontas para você usufruir em qualquer lugar, onde quiser em seu celular, tablet, computador ou smart TV. Tudo muito bem elaborado para que você tenha acesso a todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada.

Definitivamente é sua hora de ter uma memória mais jovem, forte e confiável. Clique aqui e conheça agora mesmo o treinamento Memória Blindada!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

8 Comentários


  1. Elas se lembram de tudo mesmo. Do primeiro encontro, como vc estava vestido, o que foi que vc falou, onde foi o primeiro beijo que musica estava tocando. E nós homens ficamos com aquela cara de mané por não lembrar de nada.

    Responder

  2. Não prometa nada a uma mulher porque com certeza ela vai te cobrar mais cedo ou mais tarde.

    Responder

  3. Professor minha namorada não esquece nada do que eu falo. As vezes passa meses pois ela se lembra de tudo. Parece que escreve num diário e todo dia lê.

    Os homens estão perdidos!

    Responder

  4. Olá, gostaria de parabenizar o professor Renato por sua ótima apresentação em Joinville, o curso foi muito proveitoso. os alunos ficaram encantados com os resultados.

    Aguardamos mais eventos como este aqui na cidade.

    Grande abraço e sucesso sempre!

    Responder

  5. Este estudo ajuda a reforçar a minha quase implicância com alguns modelos de estudo.

    Fiz o mesmo teste utilizando técnicas mnemônicas e o resultado foi o seguinte:

    Memorizei 10 palavras na sequencia em menos de 30 segundos e 24 horas depois eu ainda lembrava de todas elas sem errar. Pedi para que a minha esposa fizesse o mesmo utilizando as técnicas mnemônicas e ele obteve o mesmo resultado. Pergunto: Quem tem a melhor memória?

    Fico chateado quando verificar como as boas práticas de memorização têm sido ignoradas. Rotular qualidade de memória pelo gênero do indivíduo é um grave equívoco quando se desconhece a força da memorização.

    Alguns homens podem se sentir limitados e, pior, olhando com os olhos dos estudantes, algumas mulheres podem achar que têm problemas por não conseguir memorizar suas matérias. Falta de memória ou falta de estratégia?

    Abs, Renato.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.