15 Dicas para passar na prova da OAB de primeira

Ao cogitar a conclusão da faculdade e a necessidade de aguardar mais seis anos para alcançar a independência financeira, a ideia pode parecer insana. No entanto, milhares de bacharéis em Direito em todo o país se veem nessa situação, uma vez que passar na prova da OAB de primeira se tornou um sonho quase impossível para a maioria.

Desde a criação do exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, conhecido e temido como exame da OAB, tornou-se mais desafiador para um recém-formado iniciar sua carreira jurídica e ganhar dinheiro. 

 O problema reside no fato de que a taxa de reprovação estabilizou em torno de 80%. De fato, passar na prova da OAB de primeira não é uma tarefa fácil.

 Essa situação é benéfica para os clientes, uma vez que têm um mecanismo que atesta a qualidade do advogado. No entanto, é prejudicial para os bacharéis, que podem passar anos tentando e desistir antes mesmo de obter a tão desejada carteirinha. 

 Muitos estudantes de Direito acabam enfrentando uma jornada árdua e infrutífera, assim como estudantes de medicina, que compartilham os mesmos motivos, conforme explicarei adiante.

Por que a taxa de aprovação da OAB é baixa?

A baixa taxa de aprovação na prova da OAB pode ser atribuída a diversos fatores, e um deles é a falta de preparação adequada ao longo do curso. Muitos estudantes deixam para começar a se preparar intensivamente para o exame apenas próximo à data da prova, resultando em um acúmulo de conteúdo a ser estudado em um curto período. 

Essa abordagem pode sobrecarregar os estudantes e dificultar a assimilação efetiva do conhecimento necessário para ser aprovado.

Por outro lado, se os estudantes começarem a se preparar para o exame desde o início do curso, eles terão a oportunidade de estudar os assuntos gradualmente, consolidando os conhecimentos ao longo do tempo. Isso permite uma revisão mais aprofundada e uma compreensão mais sólida dos conceitos jurídicos essenciais para o exame. 

Além disso, estudar de forma consistente durante todo o curso pode ajudar a desenvolver habilidades de análise jurídica, argumentação e resolução de questões práticas, aspectos fundamentais avaliados na prova da OAB.

15 Dicas para passar de primeira na OAB

Apresentaremos a seguir 15 dicas para ajudá-lo a passar de primeira na OAB. Desde a organização do seu plano de estudos até o uso de técnicas de memorização e a busca por recursos online para otimizar seu tempo, ampliar seu conhecimento jurídico e multiplicar suas chances de sucesso.

Estabeleça um plano de estudos

Crie um cronograma de estudos que abranja todas as disciplinas cobradas no exame, distribuindo o tempo de forma equilibrada.

Conheça a prova

Estude as edições anteriores da prova da OAB para entender seu formato, as áreas mais cobradas e os tipos de questões.

Invista em cursos preparatórios

Matricule-se em um curso preparatório para a OAB, que ofereça materiais atualizados, simulados e orientação adequada.

Faça cursos de memorização

Utilize técnicas de memorização, como mapas mentais, mnemônicos e repetição espaçada, para facilitar a assimilação e retenção das leis.

Leia a legislação

Estude as leis diretamente dos textos legais, destacando as partes mais relevantes e fazendo anotações para facilitar a compreensão e memorização.

Resolva questões anteriores

Resolva uma quantidade significativa de questões de provas anteriores da OAB para se familiarizar com o estilo das perguntas e praticar a aplicação dos conhecimentos.

Faça simulados

Realize simulados completos, respeitando o tempo estipulado para a prova, para treinar o gerenciamento do tempo e a familiarização com a pressão do exame.

Organize um grupo de estudos

Forme um grupo de estudos com colegas que também estejam se preparando para a OAB, para discutir temas, tirar dúvidas e compartilhar materiais.

Atualize-se sobre jurisprudência

Esteja atento às atualizações e jurisprudências relevantes, especialmente em áreas como direito penal, civil e trabalhista.

Utilize recursos online

Aproveite plataformas online, como vídeos, podcasts e fóruns de discussão, para complementar seus estudos e obter diferentes perspectivas sobre os temas abordados.

Treine a escrita

Pratique a produção de peças processuais e questões discursivas, buscando aprimorar sua habilidade de escrita e argumentação.

Cuide da saúde mental

Reserve tempo para descanso, lazer e autocuidado, evitando o esgotamento mental e físico que podem prejudicar seu desempenho nos estudos.

Faça revisões periódicas

Reserve momentos para revisar os conteúdos estudados, reforçando o aprendizado e identificando possíveis lacunas de conhecimento.

Permaneça motivado

Mantenha seu foco no objetivo final, lembrando-se constantemente dos motivos pelos quais você decidiu seguir a carreira jurídica e o que a aprovação na OAB representa para você.

Esteja confiante

No dia da prova, confie em seu preparo e no conhecimento adquirido. Mantenha a calma, gerencie o tempo de forma eficiente e tenha confiança em suas respostas.

Lembrando que cada pessoa tem seu próprio ritmo de estudo e que essas dicas são apenas sugestões gerais. É importante adaptá-las à sua rotina e necessidades individuais. Boa sorte em sua preparação para a OAB!

Caso deseje turbinar sua memória para guardar o maior número possível de assuntos, conheça o “Memória blindada”, do professor Renato Alves. Esse curso visa aumentar a sua capacidade de memorização ajudando você a passar de primeira na OAB!

Curso Estudo e Memorização

6 Comentários


  1. Realmente esse artigo falou a verdae, está cada vez mais díficil passar no exame da ordem dos advogados de primeira. conheço pessoas que terminaram a faculdade e estão a anos tentando passar no exame. Mas, como já foi dito, por outro lado, isso é bom, pois existem muitas pessoas que vão para faculdade como hobby ou por modismo e depois vão querer advogar, nesse caso como vamos saber se ele realmente aprendeu o que deveria na faculdade?! Enfim, excelente artigo, parabéns ao criador do conteúdo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.