Saiu o Edital do Concurso PRF 2018. Por onde começar?

E saiu o tão aguardado edital do concurso PRF 2018!

Portanto, mais do que nunca, esse é o momento de colocar os seus conhecimentos em prática e iniciar seus estudos. Visto que este ano a concorrência será forte, é essencial estar preparado em todos os âmbitos da avaliação.

Agora, deixa eu te perguntar duas coisas:

Você está preparado para a avaliação?

Sabe como estudar todos os conteúdos, sem que um se sobressaia sobre o outro?

Ao decidir prestar um concurso, é inegável que se tenha consciência de aonde deseja chegar, e quais métodos de estudo usará.

Assim sendo, para que isso seja possível é preciso estar equipado com as melhores ferramentas de estudo. E isso não se aplica apenas às técnicas de estudo e memorização, vai além.

Um dos pontos primordiais na hora de estudar algo é a realização de um plano de estudos. Inegavelmente, ele faz toda a diferença no final, pois muito mais que gerenciar seus estudos, ele gerencia seu tempo. Dessa forma, é possível ter uma visão completa do que deve ser estudado, e do tempo disponível.

Além disso, ao planejar o que deverá ser estudado, você conseguirá montar uma hierarquia do mais importante para o menos. Ou daquilo que possui mais dificuldade para estudar, para aquilo que domina com facilidade.

Salvo, que ao estudar algo, é fundamental que comece com aquilo que obtêm maior dificuldade de compreender. Assim você poderá depositar uma concentração maior no que não entende, e terá tempo para passar a entender.

Um dos maiores erros de quem prestou algum concurso público, é não planejar tudo o que precisa ser feito. Dessa forma, muitos acabam falhando por erros bobos que poderiam ter sido evitados. Por isso, tome cuidado, monte seu planejamento e saia na frente de todos!

quantidade vs qualidade de estudo

O que irá cair no Concurso PRF 2018

Todo concurseiro de respeito, ao sair o edital, corre para ver e organizar tudo o que precisa ser estudado. Em princípio, o Concurso da Polícia Rodoviária Federal será realizado em duas etapas que instigam aspectos diferentes dos concorrentes.

A primeira etapa irá abordar as seguintes fases:

  •         Prova objetiva;
  •         Prova discursiva;
  •         Exame de capacidade física;
  •         Avaliação de saúde;
  •         Avaliação psicológica;
  •         Avaliação de títulos;
  •         Investigação social.

Já a segunda etapa, será formada resumidamente pelo curso de formação profissional. Ressaltando que ambas as etapas têm caráter eliminatório e classificatório. Por isso, esteja sempre atento a tudo.

Você pode acessar o edital completo do concurso, clicando aqui.

A prova discursiva

Um dos maiores obstáculos para quem realiza o concurso PRF, é a prova discursiva.

Em síntese, ela exige um alto grau de coerência textual, além de escrita ortográfica correta e pontuação precisa. A maior queixa de quem falha nessa etapa, é por não saber abordar o assunto em um texto. Por isso, a minha dica é: mantenha-se bem informado sobre as notícias atuais, principalmente as que envolvam investigações, pode fazer toda a diferença no final.

Ao todo, a prova discursiva vale 20 pontos, sendo que para ser aprovado, é necessário tirar uma pontuação mínima de 10 pontos. Por fim, é importante ressaltar que a prova exige conhecimentos de todas as disciplinas. Ou seja, para não ser pego de surpresa, é preciso ter estudado todas as disciplinas do edital.

Uma dica valiosíssima nessa etapa, é você saber aplicar tudo o que foi estudado. Não adianta você ter tudo em sua mente, se não souber transpassar para o papel. Desse modo, tenha sempre um método de estudo e memorização que irá lhe ajudar a usar todo seu conhecimento de forma correta.

 

A sua chance é agora!

Por fim, não perca mais tempo e vá atrás da realização das suas metas agora!

Como material complementar, vou deixar um texto que escrevi recentemente, onde apresento 12 mnemônicos de Direito, que ajudarão você a conseguir realizar o que deseja, e com sucesso! Garanto que irá ajudar.

Além disso, separei também um vídeo (abaixo) onde falo sobre como estudar para concursos, passando dicas para facilitar esse processo.

Ah, veja também este artigo sobre como fazer revisão para concurso, ele será de uma ajuda enorme nas etapas finais de seu estudo.

Lembre-se que tudo só depende você, e você é altamente capaz de conseguir.

Qualquer dúvida, deixa nos comentários, prometo ler e responder todos eles.

Viva bem. Lembre bem.

Renato Alves.

Ps.: Gostou das dicas sobre mnemônicos?

Acha que elas podem lhe ajudar nos estudos?

Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais com os seus amigos. Fazendo isso você os ajuda a aproveitar os estudos com essas técnicas.

7 Comentários


  1. Meu estimado e nobre Renato! És um gênio público e notório que Deus o conserve. Achei excelente a sua dica para o concurso tão esperado porém, acredito que para o meu caso, apesar de acadêmico, concluindo bacharelado em engenharia mecânica, estou com 77 anos e mais. Aproveitando a oportunidade, considerando as suas habilidades, gostaria de contar com você, com a sua orientação para angariar fundos para comemorar fortemente essa vitória. Convém salientar que não consta nos anais acadêmicos ninguém no Brasil, quiça no Mundo co esta idade fazendo o curso de Engenharia Mecânica. Com grande apreço e grande abraço lhe desejo o melhor que o mundo possa oferecer.

    onsiderA

    -o o má

    Responder

  2. Muito bom esse comentário, excelente mesmo; vou aplicar junto com os seus cursos que estou fazendo e o que já fiz. Muito obrigado!

    Responder

    1. Ah Adonias, perfeito!! Eu que agradeço por seu comentário. Abraços!

      Responder

  3. Maravilhoso artigo! Estou sempre acompanhando, muito obrigada por compartilhar conhecimento 🙂

    Responder

    1. Gleici, que bom que sempre está acompanhando e ligada! Parabéns!! E muito obrigado por me acompanhar aqui 🙂

      Responder

  4. Excelente matéria professor! Como sempre, o sr. saí na frente.
    Importante é antes de estudar, aprender a estudar e graças a seus curso, eu aprendi a estudar.
    Obrigado.

    Responder

    1. João Pedro, e você sempre antenado! Obrigado por sempre acompanhar os meus conteúdos. Abraços, meu caro!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *