7 passos que você precisa dar para fazer a diferença na sua vida

A mudança de vida que você tanto almeja ocupa um lugar de destaque hoje na sua mente? O que você constrói hoje para fazer a diferença amanhã? Qual é o nível de prioridade que você dedica para coisas como:

Ter um novo emprego, disputar uma vaga em um concurso público, cursar uma graduação diferente, aprender um novo idioma, tocar um instrumento ou praticar um esporte? Você na maior parte do tempo têm atitudes que podem fazer a diferença?

São exemplos típicos de guinada de comportamento e rotina. Mas para isso não basta apenas ter vontade, precisa realmente fazer a diferença. Se faz necessário impulsionar uma espécie de roteiro mental e seguir passo a passo um mapa mental detalhado que faça sentido para os seus anseios.

A velocidade com que tudo acontece atualmente assusta a maioria das pessoas que querem ampliar suas perspectivas, mas esbarram nos mesmos obstáculos de sempre: ‘Por onde começo? ’; ‘Não tenho tempo para fazer nada! ’; ‘Chego em casa às 23 horas e só penso em dormir’. São situações comuns, certo?

Para começar, o primeiro passo é se acalmar. Pare o que está fazendo, respire fundo e vamos caminhar juntos para conhecer os seus próximos 7 passos rumo ao início desse conhecimento importantíssimo para quem almeja chegar lá e fazer a diferença!

Preparado? Você realmente quer fazer a diferença e transformar a sua vida?

Passo 1: Qual é o seu status hoje?

Para investir em uma meta, destino ou objetivo é obrigatório que se tenha uma noção exata da sua real situação atual. Onde você está? Qual seu nível? O que isso quer dizer?

Quais são as tarefas do seu dia a dia? E os horários? O tempo disponível é escasso? O Happy Hour está virando prioridade? Os finais de semana estão mais curtos? A atenção com o traslado, a educação dos filhos e família estão comprometendo sobremaneira a sua organização? Minha rotina e de uma pessoa que realmente quer fazer a diferença?

São questionamentos que você deve fazer a si mesmo em busca das respostas cruciais para uma reengenharia da rotina e da forma de pensar e agir. Esta mudança de estado de espírito e mindset certamente farão surgir novas possibilidades.

É imprescindível reconhecer ações que só tomam o seu tempo, priorizar, assumir defeitos, vícios e mesmices. O primeiro passo deve ser nesse sentido, tudo bem?

Passo 2: A estratégia começa a ser traçada na prancheta, ou melhor, na sua mente!

Os melhores técnicos de futebol do mundo têm nas suas pranchetas um plano de jogo exato para que seus jogadores atuem com o nível máximo de comprometimento e performance. Para isso, conhecer o que cada um pode entregar de melhor, significa dizer que todos estão ali para render o máximo possível.

Agora é hora de deixar o seu cérebro ser o coach das suas próximas estratégias e táticas. Tudo deve sair como combinado, portanto é imprescindível ter um mapa mental muito bem elaborado, se você realmente que se tornar a pessoa pode fazer a diferença.

Estratégia para fazer a diferença

Mas antes, desenhe todas as possibilidades e projeções em um papel ou em seu tablete ou PC, tendo o cuidado de centralizar o objetivo maior.

É fazer um curso de especialização na sua área de atuação? É obter um aproveitamento melhor no próximo concurso público? Um mestrado no exterior? Aprender outro idioma? Passar no Exame da  OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)?

Metas nunca são demais para quem quer fazer a diferença e avançar na vida ou na carreira.

Como pesquisador na área de aprimoramento das capacidades de memorização e sistemas de aprendizagem acelerada, posso afirmar que o treinamento e estímulo da memória por meio de técnicas comprovadas é a forma mais adequada e rápida de se iniciar uma história de sucesso.

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

Passo 3: Siga o roteiro, priorize e tenha disciplina para enfrentar as adversidades

Se não está nada fácil alinhar ideias para que as coisas mudem aos poucos e lhe dê resultados mais positivos, também não é simples seguir um plano de estudos e preparação.

As tentações e distrações estão por todos os lados. O que a maioria das pessoas não entende é que de repente, alguns hábitos terão que simplesmente sumir da sua rotina. A princípio, isso pode ser momentâneo e passageiro.

Por exemplo, ao invés de ficar ansioso pelo horário do futebol, ver aquela série ou o encontro com os amigos, pense que outras obrigações – as do seu plano – estão esperando você para terminar o verdadeiro expediente.

A disciplina não aparece da noite para o dia. Ela está diretamente ligada ao seu novo direcionamento de estado mental, ou seja, o tão citado mindset . Essa é a chave que você tem que virar nos momentos de desatenção, lapso ou procrastinação.

Essa é uma fase importantíssima para que você dê o start correto. As prioridades serão outras e sua mente vai se acostumar.

Passo 4: Perceba a mudança de comportamento e permaneça engajado!

Agora a coisa começa a ficar mais séria, mas é aqui também que você poderá experimentar a diferença que o comprometimento pode trazer para o processo. Com o domínio maior da sua nova rotina, você irá perceber uma melhora na autoestima, na concentração e foco para realizar tarefas.

Uma memória mais ativa e comprometida oferece bem-estar e segurança nas tomadas de decisão. Trata-se portanto de uma evolução natural, que você pode obter com seus próprios méritos.

Somente o fato de parar para pensar em suas atitudes e mesmices do dia a dia, no tempo que perde executando coisas que não agregam, já estaremos avançando e efetuando uma higiene mental providencial.

A palavra comprometimento precisa ocupar o topo da sua consciência, assim as atitudes irão se transformar e lhe incentivar a querer mais.

Passo 5: Foco e concentração são suas novas armas, mas seja flexível

Com a revisão de status realizada, o planejamento  – ou esboço – em construção, a disciplina retomando, a percepção de que algumas atitudes diferentes já deram resultados, é hora de relaxar.

Mas, espera aí… relaxar?

Calma que não estou dizendo para você largar tudo e voltar à estaca zero! Pelo contrário. Vamos manter o foco e a concentração no que está dando certo e prosseguir com o planejamento, trilhando o caminho do mapa mental em construção. Esse relaxar significa: Viu? Deu certo! Continue nesse caminho!

Em inúmeras oportunidades aqui neste Blog já citei a importância de manter a mente saudável com a prática de exercícios físicos regulares, ter uma noite tranquila e ininterrupta de sono, alimentação balanceada, etc.

Não precisa ganhar a alcunha de ‘Nerd’, ou como costumavam chamar na minha época de escola: ‘CDF’. A intenção é ter uma caminhada de sucesso levando sempre consigo hábitos saudáveis e que lhe sirvam de combustível para manter o trajeto no rumo certo.

Metas no alvo? Planejamento definido? Então, ai sim separe um tempo para sair com os amigos, se divertir, dar risada, passear com os cachorros, jogar bola com os companheiros de trabalho ou maratonar aquela série durante o final de semana. Isso são coisas boas e revigorantes.

Ninguém é uma máquina. Aliás, a máquina que move seu corpo – cérebro – precisa repor as energias diariamente. Pense nisso.

Passo 6: Saia da zona de conforto e mude-se para o território dos aprovados

Saia da zona de conforto

A evolução que uma nova mentalidade e atitude proporcionam aos que até ontem estavam deitados no sofá fazendo ¨hora extra no velho mundão¨, esperando as coisas acontecerem, é marcante e na maioria dos casos definitiva.

Neste passo, é importante assumir a atual condição de progresso para que o seus  ¨amigos¨ funestos, ou seja, o  sofá, as redes sociais e a procrastinação, não sejam mais tão íntimos assim. (rs)

Você saberá que sair da zona de conforto se faz necessário. O ideal é garantir estratégias para enfrentar a verdadeira ‘zona de guerra’: a luta por um lugar ao sol, pela estabilidade.

Esse verdadeiro arsenal motivador e organizacional estão armazenados em compartimentos que, depois de seguir à risca essas dicas, ficarão mais próximos, à sua disposição para sempre! Me refiro às técnicas de estudo e memorização e também leitura dinâmica – arma mais poderosa utilizada pelos campeões em aprovações em concursos ou vestibulares, por exemplo.

Passo 7: Desfrute de uma mente mais ativa e comemore cada vitória

Mente mais ativa

Todas as recomendações anteriores não são posicionamentos de caráter provisório, um tipo de conduta pontual. Não pense assim. Considere essas dicas fundamentais para o seu recomeço como pessoa e profissional.

Nestes mais de 20 anos de dedicação aos estudos cognitivos, criação e aprimoramento incessante de métodos de memorização e leitura rápida, percebi o quão importante é o lado do aluno em permitir-se aprender mais e melhor.

Posso afirmar tranquilamente que qualquer tentativa de adoção de novas metodologias, requer entre outras coisas, dedicação e empenho de quem quer evoluir. Comigo foi assim.

Delete das suas lembranças hoje mesmo as imagens de procrastinação e preguiça mental que te colocaram nesse estado de letargia e improdutividade. Leia mais, se baseie em exemplos positivos, histórias vencedoras…inspire-se para o sucesso!

Quer começar neste instante a escrever um capítulo imperdível na sua história de vida?

Com a maior satisfação, lhe convido a conhecer o curso Estudo e Memorização, que reúne métodos e técnicas que são referências no assunto aprovação. O material está presente nos relatos de milhares de alunos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, onde revelam suas batalhas e conquistas.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. É isso mesmo, risco zero para você. O que acha? Clique aqui e adquira agora mesmo o treinamento.

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos e as pessoas que ama. Curta e siga minha fanpage no Facebook e também inscreva-se em meu canal no YouTube  para receber dicas como essas.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Curso Estudo e Memorização

15 Comentários


  1. Excelente artigo, Professor!

    Ótimas e valiosas dicas que me empenharei para apreendê-las e praticá-las no meu cotidiano.

    Muito obrigado!

    Responder

    1. Olá, Wilson. Obrigado, ponha em prática o quanto antes, depois me conte os resultados.
      Abraço

      Responder

  2. Olá Renato,

    Eu te conheci em um evento de uma igreja no Rio de Janeiro em que um amigo meu ia ser um dos preletores e como eu estava de passagem justamente nesse dia, deu certo de participar e tive uma imensa surpresa nas suas técnicas parabéns.

    Comecei o curso TOP e achei fantástico mas tive que interromper por causa de uma pós MBA da PUC-RS e UOL Ed-Tech que trouxeram líderes que são verdadeiras lendas internacionais como co-fundador da Apple, do Wase e outros … ai tive que parar no meio… mas espero voltar em breve para terminar justamente a parte de Fast Read…

    Abs.
    Will

    Responder

    1. Olá, William. Que ótimo que está fazendo um MBA, porém não recomendo que pare o treinamento. Inclusive o curso foi estruturado para ser acoplado a sua rotina diária de estudos e trabalho.
      Pedi para um colaborador lhe enviar um e-mail com instruções.
      Abraço e muito sucesso na sua jornada de estudos.
      🙂

      Responder

      1. Ola Renato. Agradeço muito. Vou tentar voltar a fazer em meio a tantas leituras do MBA mas sei que preciso mesmo… esta me fazendo falta. agradeço sua dedicação. Abs.

        Will

        Responder

        1. Olá, William. Não vai ser fácil, mas é uma ótima oportunidade para já ir aprendendo e simultaneamente por em prática.
          Abraço

          Responder

  3. obrigada,
    Minha expectativa é de melhorar o meu desempenho.

    Conceição Bugyja

    Responder

    1. Olá, Gabrieli. Obrigado pela confiança.
      Realmente eu tenha o que precisa, é o meu Curso Estudo e Memorização, não é algo mágico, mas pode levar você a outro nível nos estudos, desde que se dedique a isso. Deixei abaixo o link.
      Curso Estudo e Memorização.
      Abraço

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *