Qual é a velocidade de leitura ideal? Descubra agora!

Escrevi este artigo para atender ao pedido de centenas de mensagens que recebi nos últimos dias perguntando se há uma velocidade ideal de leitura. Se ler rápido prejudica ou não a compreensão do texto?

Espero que as explicações abaixo lhe ajudem, tanto quanto me ajudaram no passado.

Qual é a velocidade de leitura ideal?

O que é mais importante: Ler depressa ou entender o conteúdo que está sendo lido?

É razoável desejarmos os dois, não é verdade?

Agora pense na agenda de compromissos do criador do FacebookMark Zuckerberg.

Você pode imaginar o quanto a agenda desse nerd da tecnologia deve ser concorrida…

Mesmo com tantos compromissos ele é capaz de ler um livro inteiro, de forma eficiente, em duas semana. Para um jovem que lidera um grupo com mais de 18 mil funcionários é bom tempo, não é mesmo?

Você gostaria de saber como ele consegue ser o Presidente de uma das empresas mais valiosas do mundo e mesmo assim se manter atualizado?

Fique comigo e acompanhe!

( Sede do Facebook – Silicon Valley, CA )

Saiba como calcular a velocidade da leitura

É provável que você tenha, em algum momento, questionado sobre a velocidade da sua leitura? Será rápida ou lenta?

Para descobrir preparei um teste extremamente simples. Consiste em calcular a quantidade de palavras que você consegue ler por minuto.

O teste funciona assim:

  • Escolha o trecho de um livro de sua preferência.
  • Marque um minuto no relógio.
  • Inicie o cronômetro e comece a ler.
  • Quando o tempo de 1 minuto encerrar, conte o número de palavras lidas.

Antes de fazer o teste, deixe-me passar mais algumas informações que serão necessárias em sua avaliação.

Para cada objetivo, uma velocidade.

Por exemplo: se você leu 150 palavras, é sinal de que sua velocidade de leitura é de 150 palavras por minuto (p.p.m.).

Entretanto, como você pode saber leu rápido ou não? É simples! Já existem parâmetros estabelecidos para que você possa monitorar sua velocidade de leitura. Vejamos alguns exemplos.

50 palavras por minuto é um nível de leitores recém alfabetizados, isto é, que ainda estão dando os primeiros passos no universo da leitura. Como resultado, esse tipo de leitura é lenta, há ocorrência do movimento labial e falha na compreensão do texto.

150 palavras é um padrão global, ou seja, nele se encontram pessoas que nutrem o hábito da leitura. No entanto, nesta faixa existe muitas oportunidades de melhorar e até triplicar este número.

600 palavras lidas por minuto colocam você na categoria dos leitores dinâmicos, ou seja, estudantes e profissionais que conseguem obter alta performance nas atividades que exigem leitura.

2.284 palavras lidas… “Que isso?!”

Sim, há pessoas que fogem da normalidade quando se fala em leitura rápida. É o caso da recordista de leitura rápida Anne L. Jones (campeã mundial de leitura rápida). Anne chegou ao seu recorde quando leu 2.284 palavras por minuto com o incríveis 53% de compreensão.

Talvez você não queira ler tão rápido quanto Anne, entretanto, as técnicas de leitura dinâmica podem fazer muito pelas pessoas normais, como eu e você. Continue lendo e descubra!

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

Como a leitura dinâmica funciona?

As técnicas de leitura dinâmica são indicadas para pessoas que estudam para concursos, vestibulares e outras provas que exigem a assimilação de um grande volume de informações.

Analogamente, profissionais inseridos nos ambientes competitivos das empresas (que exigem atualização constante) também podem se beneficiar das técnicas de leitura rápida.

O pesquisador Tim Ferris desenvolveu um experimento para analisar a capacidade de leitura de pessoas de cinco nacionalidades diferentes.

Segundo o estudo, com a utilização correta de exercícios de leitura dinâmica, ele foi capaz de aumentar em 386% a velocidade da leitura dos pesquisados.

A leitura dinâmica também aumenta a capacidade de concentração dos leitores ao utilizar exercícios visuais e mudanças na forma como o cérebro processa as informações.

Como resultado, o bom treino em leitura dinâmica permite ao usuário ler com mais eficiência sem que ele perca o prazer de uma boa leitura.

Por conseguinte, ao ler mais rápido, você ajuda o cérebro a se manter concentrado no assunto. A alta velocidade conquistada através de exercícios práticos desestimula as distrações que, de outra forma, implicariam na releitura do texto.

Entenda a velocidade de leitura ideal

Antes de tudo é preciso dizer que a velocidade de leitura pode variar de acordo com o conteúdo estudado.

Por exemplo: ao ler um assunto completamente novo, com vocabulário complexo e termos técnicos, o indicado é fazer uma leitura com velocidade entre 250 a 300 palavras por minuto (p.p.m).

Por outro lado, quando você precisa apenas revisar um texto ou resumo, pode-se fazer uma leitura mais rápida, utilizando uma velocidade entre 400 e 800 p.p.m.

Existe um teste simples que ajuda a descobrir qual é o seu estilo de leitor.

Clique aqui  e descubra qual tipo de leitor você é.

Quando a pessoa quer fazer apenas um reconhecimento de um texto para averiguar se ele é interessante, pode adotar a leitura de exploração com uma velocidade de 600 a 900 p.p.m.

O objetivo dessa modalidade é identificar os tópicos que lhe interessam e entender o contexto em que o assunto é tratado. A leitura de exploração, nesse sentido, consiste basicamente em identificar os títulos, resumos e capítulos para saber quais deles você lerá posteriormente. Fazendo isso, o leitor não perde tempo consumindo um assunto que não é de seu interesse.

Confira agora algumas dicas práticas para melhorar sua velocidade de leitura:

  • Faça da leitura um hábito diário. Isso ajudará a ganhar ritmo e motivação.
  • Leia um livro de cada vez. Desse modo, você conseguirá manter o foco e terá mais prazer pela leitura. O mesmo vale para assuntos de vestibulares ou concursos. Faça um plano de estudos para absorver melhor as informações.
  • Calcule a velocidade da leitura diariamente e analise se está absorvendo o assunto. Se for preciso, peça ajuda para um colega e verifique se você houve compreensão do texto.
  • Treine para ler mais de uma palavra por vez. Ao fazer a leitura de um grupo de palavras você passa a absorver mais informação de uma só vez, ganhando velocidade na leitura.
  • Leia sem “dizer” as palavras, mesmo que mentalmente. Você ganhará muito mais tempo! A fala é mais lenta do que a visão, por isso você deve evitar subvocalizar as palavras.

É possível aumentar a velocidade da leitura com compreensão dos textos sem perder o prazer. Para isso, minha sugestão é o curso de leitura dinâmica. De acordo com especialistas, um bom curso de leitura dinâmica é capaz de introduzir novos hábitos e melhorar a produtividade, por conseguinte, é uma excelente oportunidade.

Se você deseja conhecer nosso trabalho, (clique para ver como funciona o curso).

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se este texto foi útil, comente abaixo e indique a um amigo.

Espero ter ajudado você a entender qual é a velocidade de leitura ideal para que possa aumentar o seu aprendizado e ter sucesso profissional.

Sobre o autor:

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

leia 3x mais e melhor

47 Comentários


  1. Boa noite, estou fazendo esse curso, excelente recomendo a todos, você está de parabéns, obrigado por compartilhar tantos conhecimentos.

    Responder

    1. Fico muito feliz em ler isso Ivan. Obrigado pela confiança e boa sorte em seus estudos!! Abraços 🙂

      Responder

  2. Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

    Responder

  3. Renato Alves, não tenho palavras para descrever o quanto você está me ajudando. Não apenas com esse artigo, mas com todas as dicas e curso que estou fazendo. Você é um ser humano incrível, submais novo trabalho com o biblicamente é um exemplo claro de o quando você é abençoado por Deus.
    Um abraço, e que você continue sempre melhorando o seu lado humano.

    Responder

    1. Olá, Daiane. Excelente a leitura é uma ótima forma de se adquirir conhecimento.
      Sucesso nos estudos.
      Abraço

      Responder

  4. Bom dia mestre, gosto muito da sua didática e do seu modo de pensar, incentivar pessoas a evoluir não é uma tarefa fácil, porém você tem o dom de transmitir o saber de forma simples e inteligível. Meus parabéns.

    Responder

    1. Olá, Anderson. Que ótimo que tenha gostado, continue acessando os meus canais.
      Abraço

      Responder

  5. Obrigado pelas dicas de leitura, tem me ajudado muito, no momento não tenho recursos financeiros para adquirir seu curso, mas assim que estiver com certeza irei fazer. Te desejo sucesso! Grande abraço Bruno Bahia

    Responder

    1. Olá, Bruno. Obrigado, aguardamos você em uma de nossas turmas. Continue acessando os nossos canais.
      Abraço

      Responder

  6. Olá. Obrigada professor pelas dicar, pois sempre fui muito lenta nas leituras, mas com as dicas propostas estou melhorando a cada dia. quero chegar numa velocidade de leitura elevada e com um porcentual bom de entendimento isso graças as contribuição nos videos e o curso que estou fazendo.
    estou muito contente e agradecida.

    Responder

    1. Olá, Serafina. Como é gratificando saber isso, continue focada nos estudos e prática da leitura e não deixe de me contar os resultados.
      Abraços

      Responder

  7. Então professor… que DICAS – se é que são apenas DICAS são lições preciosas! Já observando aqui onde preciso mudar/aprender…muito úteis! Grata!!!

    Responder

  8. É isso aí , sou grande entusiasta da leitura dinâmica e já fiz um workshop certa vez e consegui , a época, colocar em prática alguns ensinamentos que me foram úteis durante meus estudos de quando consegui minha primeira aprovação em concurso.
    Hoje estou em busca de uma nova aprovação, no intuito de melhorar meus rendimentos, ou seja, ganhar mais é confesso que estou tentado a fazer esse curso, mas ainda é preciso avaliar algumas questões pois já estou estudando novamente, porém, um UP iria muito bem e me ajudaria a progredir de forma mais satisfatória.

    Responder

    1. Olá Eurípepes.
      Sim, somos dois entusiastas.
      Vale a pena investir, sim, pois todo investimento em educação gera retorno.
      Abs.

      Responder

    1. Olá, Ronielso. Excelente, continue focado nos estudos, você já está percebendo que os resultados estão surgindo.
      Abraço

      Responder

  9. Então minha leitura lenta tem solução ?
    legal saber isso, obrigada Professor.

    Responder

  10. Mais uma excelente dica mestre, muito obrigado por compartilhar conosco essas pérolas!
    Saúde e sucesso pra ti!

    Responder

    1. Olá Celso, que ótimo que tenha gostado, continue acessando os nossos canais.
      Abraço

      Responder

  11. ótimas dicas, como sempre tudo que você posta agrega aos nossos conhecimentos.

    Responder

  12. Adquiri um curso mas em função de tempo assisti apenas duas aulas. Porém suficiente para ver que vale apena

    Responder

    1. Preciso de estudar para um concurso em 30 dias tenho materiais resumido como fazer. Impossível conciliar com seu curso de 6 meses preciso de dicas rápidas é possível

      Responder

      1. Francisca, obrigado pelo contado.
        sobre o meu curso, você pode concluí-lo em até 6 meses, mas temos alunos que terminaram antes disso.
        Abraços

        Responder

  13. Eu já sabia! Acompanho suas dicas há muito tempo professor. Não atingi minha meta mas atualmente já hoje leio 2x mais rápido do que quando comecei a seguir as instruções do seu curso e o nível de compreensão é espetacular…meus colegas professores não acreditam!

    Responder

    1. Parabéns, Sidnei. Continue desenvolvendo esta habilidade e mantenha a leitura sempre em dia. Se precisar de ajuda, conte comigo.

      Responder

  14. Uaau!! Muito obrigada pelas dicas, estarei aplicando o método.
    Qual é o Melhor horário para ler? pois a noite tenho muito sono.

    Responder

    1. Sinceramente, o melhor horário é pela manhã, depois de uma boa noite de sono. Porém se isto não for possível, então procure um horário que se adeque a sua rotina. Sucesso!

      Responder

  15. Muito bom o texto, bem escrito e de fácil compreensão para mim, colocarei em prática o que li!

    Responder

  16. Excelente… vou colocar em prática, pois necessito de velocidade e qualidade na leitura em meu trabalho. Parabéns professor Renato Alves.

    Responder

  17. Professor, ótimo artigo. Gostaria de saber se a recordista mundial de leitura rápida diminuir a velocidade para 1000 palavras por minuto, ela aumentaria o entendimento do texto para 100%?

    Responder

    1. Olá Wanderley. Com certeza! É interessante equalizar velocidade com compreensão. Mesmo reduzindo pela metade a velocidade de leitura ela ainda conseguiria ler dezenas de livros por ano, com compreensão.
      Abraços,
      Renato Alves

      Responder

  18. Muito bom esse texto agora sei calcular minha velocidade,
    gostei muito da leitura de exploração.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *