Leitura dinâmica: a técnica que ensina a ler até 3x mais rápido.

A leitura dinâmica talvez seja a maneira mais democrática e segura de se obter conhecimento a respeito de algo. É através dela que é possível assimilar todo um enunciado, fazer uma reflexão do que está escrito e obter uma compreensão textual. Uma compreensão muito maior do que está sendo passado, sem perder detalhes que podem fazer toda a diferença no final.

Algo que me deixa muito feliz, é ver que as pessoas estão novamente lendo cada vez mais! E sem precisarem ser obrigadas a tal ato. Se por um tempo a leitura foi vista como um monstro do Bram Stoker, sendo renegada por praticamente todo mundo, atualmente a leitura se tornou novamente valiosa e presente na vida das pessoas. Indo muito além de ser uma obrigação.

Entretanto, existem alguns pontos que acabam interferindo negativamente na vida das pessoas. Chegam a atrapalhar suas leituras e impedem a mesma de ser produtiva:

– Os dias estão cada vez mais corridos;

– As agendas de compromissos mais lotadas;

– O tempo disponível está cada vez mais escasso e

– As pessoas estão cada vez mais desfocadas daquilo que é necessário.

Esses são fatores se devem principalmente a uma falta de planejamento do cotidiano. O que faz com que uma simples atividade como a leitura, seja afetada por uma gama de outras coisas. Rendendo uma série de problemas como: uma leitura lenta e sem retenção do conteúdo, uma alta taxa de desconcentração, frustração, e, uma aversão natural a leitura.

A forma mais singela de se evitar tudo isso, é aprender técnicas e formas corretas de ler. Assim, sua leitura além de render ótimos resultados, se tornará muito mais eficiente e produtiva. Mas você deve estar se perguntando: Como fazer isso? Simples! Através das técnicas de leitura dinâmica.

Como aprender a ler rápido e com total compreensão

Um relato muito comum entre estudantes, concurseiros e até mesmo pessoas formadas que entram em contato comigo, é o fato de que todos estão com suas leituras cada vez menos produtivas. Gastam horas na interpretação de algo sem conseguir obter e reter o mínimo de informações possível.

Até parece que não, mas esse problema é cada vez mais comum,atingindo pessoas de todos os níveis educacionais. O diferencial daqueles que conseguem ter uma rotina agitada e mesmo assim obter ótimos resultados com sua leitura, não é a forma como fazem isso. E sim em como os mesmos se qualificam nesses processos.

Você já ouviu falar da leitura dinâmica, certo? Logo no início do texto, eu abordo o termo como uma forma de explanar a respeito de uma leitura eficiente e produtiva. Porém, caso não esteja familiarizado com a palavra ou ainda se sinta perdido, agora é a hora de eliminar todas as suas dúvidas. 

Como surgiu a leitura dinâmica?

A leitura dinâmica é basicamente uma forma de ler textos de forma rápida e clara. Mantêm-se o mesmo ritmo de compreensão que levaria com uma leitura normal, apesar da maior velocidade. A leitura dinâmica teve início em 1946 com a professora Evelyn Wood. Ela acreditava que poderia aumentar sua velocidade de leitura e ultrapassar a barreira das 1000 palavras por minuto.

Isso ficou evidente para ela quando conheceu o professor Lowell Lees da universidade de Utah. E foi no exato momento em que ela lhe entregou um documento de 80 páginas. Afinal, ela achou que o mesmo demoraria alguns dias para lê-lo por completo, naturalmente. Porém ele realizou tal ato em apenas 10 minutos!

Ela notou que ele tinha realmente lido o documento… Durante uma conversa com o mesmo, que Evelyn percebeu que ele estava completamente familiarizado com o assunto. Por causa inclusive dos argumentos utilizados e as falhas do documento. Evelyn encontrou ali o que estava procurando, um leitor dinâmico!

Com o tempo, Evelyn foi encontrando leitores dinâmicos em que a velocidade variava de 1500 a 6000 palavras por minuto. Mas de fato, não conseguia encontrar um ponto em comum entre eles. Um ponto do qual ela poderia se aproveitar para elaborar uma técnica.

Você sabe qual a sua velocidade na leitura? Descubra no meu teste de velocidade 

Entretanto, um dia enquanto lia um livro, Evelyn se sentiu extremamente insatisfeita com seus resultados. Em um momento de raiva, atirou o livro que estava lendo na água como forma de expressar sua frustração. Após um tempo, frustrada, pegou o livro novamente e começou a lê-lo de onde havia parado.

Como tempo percebeu que dessa vez estava melhor a leitura. A história estava fluindo! O livro estava meio sujo devido a água, e então era necessário ir limpando-o. Para isso, enquanto ela lia, ia limpando com a mão. De repente ela estava lendo em alta velocidade. Seus olhos abarcavam todo o texto de acordo com o movimento natural de sua mão. Antes que percebesse, ela havia lido mais de 50000 palavras em menos de 10 minutos. Isso dava aproximadamente 5000 palavras por minuto.

Desta experiência nasceu o método básico de leitura de Evelyn Wood! Não preciso nem dizer que ficou famoso nos Estados Unidos. O método rendeu alunos fantásticos, como o falecido presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.

usuarios-de-leitura-dinamica

 

A evolução da leitura dinâmica

De Evelyn em diante, a técnica de leitura dinâmica foi se aperfeiçoando. Foi ganhando elementos que a fazem atualmente rica em técnicas e conteúdo. A técnica é capaz de mudar por completo a forma como alguém lê e transmite algo.

O tempo não apenas ajudou a leitura dinâmica a se aperfeiçoar, como também a tornou o elemento principal na hora de diferenciar e selecionar as pessoas capacitadas. Pessoas que saem na frente dos concorrentes em disputas que envolvem leitura e alta capacitação cognitiva.

Suas técnicas se fazem eficientes e capazes de mudar. Vão desde a compreensão e interpretação de textos de uma pessoa, como a forma com que transpassam isso para outros. Transmitem além de segurança e domínio dos mais variados assuntos, uma preparação muito maior para situações corriqueiras. Essas que necessitam de resoluções rápidas e viáveis para problemas empresariais, educacionais, etc.

Enfim, agora você já possui um direcionamento da leitura dinâmica! Isto é: já sabe do que ela consiste e como foi formada. Assim, vamos falar do que realmente importa: suas técnicas! E também veremos como elas podem te ajudar a evitar futuros problemas com a leitura e sua compreensão.

Leitura e interpretação de texto: As técnicas de leitura dinâmica

Você sabia que a maior parte das pessoas lê em média uma faixa de 150 palavras por minuto? É claro que existem casos de pessoas que leem naturalmente mais rápido que outros. No entanto, são casos cada vez mais raros. Mas calma! A boa notícia é que aplicando as técnicas corretas é possível dobrar, triplicar, ou aumentar ainda mais a sua velocidade de leitura.

As técnicas de leitura dinâmica ao contrário do que muitos pensam, não servem apenas para acelerar a sua leitura! Elas também ajudam a manter e melhorar as capacidades de foco, compreensão e retenção textual. Ao mesmo tempo que a sua leitura ganha velocidade, também ganha qualidade.

Uma leitura rápida feita sem o auxílio da técnica correta, irá realmente garantir apenas vagos trechos do que foi lido na sua memória. Isso faz com que tenha que reler a mesma parte inúmeras vezes. Porém, aplicando a técnica correta, você sairá na frente de todos com sua leitura, mantendo o mesmo ritmo de compreensão que uma leitura normal. E ainda se capacitando de um alto teor de memorização.

Portanto, não tenha medo de usufruir das mais diversas técnicas de leitura dinâmica. Comece agora mesmo a torná-las parte de suas leituras. Vamos conhecer algumas delas?

1º –  Siga sempre em frente

O primeiro passo para uma leitura eficiente consiste em controlar a ansiedade. Aquela sensação de obrigação que temos no nosso subconsciente de ter que entender 100% do texto. Saiba que 80% de compreensão já é uma meta excelente.

Falando de outra maneira, você não precisa, e nem deve retornar ao começo da página toda vez que não entender uma linha. Dessa forma, a releitura pode tomar um enorme emaranhado de tempo. E é justamente isso que estamos tentando evitar, não é mesmo?!

Além disso, você pode entender perfeitamente a ideia geral de um texto, sem precisar fazer uma resenha crítica dele. Mesmo que alguns trechos fiquem mais confusos. Então, depois de terminar de ler todo o necessário, retome somente as partes em que restaram dúvidas. Caso você pare e volte para trás constantemente, nunca vai terminar de ler.

Outra dica importante é não interromper a leitura para consultar o dicionário. Se estiver muito curioso sobre o significado de uma palavra, anote-a para buscar depois. Porém, não abandone o texto para folhear o dicionário. De fato, quando você voltar ao texto, irá levar ainda mais tempo para retomar o ritmo de leitura.

Uma dica muito válida é tentar entender o termo. Por exemplo, analisando o contexto em que ele está sendo empregado. Você pode até não absorver o significado exato da palavra, mas será o suficiente para compreender a mensagem que o autor quis passar.

2º – Skimming (Pré-visualização)

O segundo passo é o skimming. É uma técnica que consiste resumidamente em passar os olhos rapidamente por um texto. O intuito é extrair informações básicas do mesmo. São informações como índice, título, autor, data de publicação, o assunto principal, os subtópicos desenvolvidos, gráficos, imagens, etc.

Falando de outra forma, o skimming é você mover os olhos rapidamente por uma página e por consequência, você poderá identificar elementos específicos à medida que a sua leitura evolui. E através dessa técnica você pode, por exemplo, identificar as principais frases do texto e transformá-las em frases chaves. Essas servirão como fonte para uma revisão e fixação na memória do conteúdo que foi lido.

O skimming é muito útil para que você possa avaliar rapidamente um texto e, então, definir se vale a pena dedicar mais tempo a uma leitura completa e dedicada.

Outro exemplo, é que caso você esteja pesquisando sobre um assunto específico, a técnica do skimming permitirá identificar se um determinado artigo, ou livro, tem informações relevantes sobre o tema.

Além disso, você encontrará com mais facilidade os trechos que mais lhe interessam. Em casos de textos em que nem tudo o que está sendo dito tem a ver com o que você está pesquisando ou estudando, evitará perda de tempo.

skimminng-para-leitura

 

3º – Evite a subvocalização   

Antes de mais nada, você sabe o que é a subvocalização?

Simplificando, imagine que você está lendo um texto e dentro da sua cabeça você consegue “ouvir” uma voz repetindo tudo o que você está lendo. Essa voz irritante e que atrasa toda sua leitura e te desconcentra, é o que chamamos de subvocalização.

O hábito da subvocalização se dá ao simples fato de que quando somos crianças, aprendemos a ler falando em voz alta. Damos ênfase às frases e para as suas sílabas, fazendo automaticamente com que nosso subconsciente comece a vocalizar qualquer texto que lê.

Desse modo, esse costume impede o desenvolvimento de uma leitura dinâmica. Afinal, significa que você vai, literalmente, ler palavra por palavra. Por consequência, a sua velocidade irá diminuir! E, por incrível que pareça, sua capacidade de compreensão também, pois como o seu cérebro estará ocupado com a pronúncia, você não vai conseguir se concentrar na interpretação do que está sendo lido.

Se você estiver muito acostumado a pronunciar enquanto lê, perder esse hábito pode ser um processo difícil e demorado. Porém você não precisa se preocupar, pois existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Vamos a dicas para evitar a subvocalização:

Uma dessas dicas, é você ler um texto em uma velocidade um pouco acima da média que está acostumado, podendo inclusive usar as técnicas já ditas aqui nesse texto como ajuda.  Ao mesmo tempo, enquanto você lê, pronuncie mentalmente os números 1, 2, 3, 4, 5, 1, 2, 3, 4…

Esse ato de pronunciar mentalmente esses números enquanto lê vai atrapalhar a sua mente a subvocalizar. Parece complicado, mas mantendo-se fiel a essa técnica e praticando todos os dias, não vai levar muito tempo até que você consiga desassociar o hábito da leitura com a subvocalização.

Uma outra dica interessante é você colocar um lápis na boca enquanto lê. Com um pouco de prática, você perderá essa mania e verá como isso diminui o seu tempo de leitura e a torna mais produtiva e compreensível.

Leia mais e aumente seu vocabulário!

Tenha sempre em mente que a prática é essencial para que consiga atingir níveis cada vez maiores de leitura dinâmica. Outra coisa, é que a tendência é aprimorar seu vocabulário com a leitura constante, sendo que com um vocabulário mais completo e diversificado, você terá cada vez mais facilidade para ler, compreender e memorizar textos longos, em um espaço de tempo muito menor.

Portanto, a leitura dinâmica é um meio de se chegar a um nível muito maior de capacitação na leitura. Ela é um método altamente testado e comprovado como eficaz, estando presente na evolução de milhares de pessoas e de diferentes níveis educacionais ao redor do mundo.

Uma prova disso é você ver espalhado pela internet, o enorme número de depoimentos de pessoas que tiveram suas chances elevadas a outro nível, depois que as mesmas adotaram a leitura dinâmica nas suas leituras. É muito comum você ver histórias de pessoas que mal conseguiam ler uma página, de repente estarem lendo todo um livro em menos de 3 dias.

depoimentos-de-alunos-leitura-dinamica

Leitura dinâmica não é mágica, é treino!

Não pense que aderir a leitura dinâmica fará com que num passe de mágica você se torne o maior e melhor leitor de todos os tempos. Consequentemente, para isso, é preciso dedicação e empenho vindo de você mesmo. Afinal, como irá desejar alcançar uma posição de sucesso se não correr atrás dela? Parafraseando o ditado: Se o sucesso não vem até você, vá você até o sucesso.

Como pode ver, a leitura dinâmica traz um leque de novas qualificações e oportunidades para você. Em consequência, caso queira realmente se diferenciar, entre de vez esse universo e seja mais um, entre tantos, que têm a leitura dinâmica como arma secreta.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou deseje saber mais a respeito da leitura dinâmica e suas técnicas, veja esse post “Guia definitivo da leitura dinâmica: entenda como a técnica funciona”, tenho certeza de que ele irá te ajudar a acabar de vez com suas dúvidas e receios.

Ah, e se você se interessou pelos benefícios da leitura dinâmica e deseja fazer um treinamento altamente qualificado, abordando todas as técnicas de forma simples e fácil compreensão, venha conhecer o curso FastRead – Treinamento de leitura dinâmica, garanto que você não irá se arrepender.

Qualquer dúvida, comente aqui nos comentários, estarei lendo e respondendo todos o mais rápido possível.

PS: Não se esqueça de ter sempre um livro consigo, independentemente do lugar em que estiver. Isto é, em momentos de ócio, ele será seu principal companheiro! 

leia 3x mais e melhor

Abraços.

E até a próxima.

14 Comentários


  1. Nossa, tentei fazer o que você ensinou para diminuir a subvocalizacao, mas tive muita dificuldade.

    Responder

    1. Rozangela, assim como disse no artigo, leva um determinado tempo para você se acostumar com a técnica. Portanto, não desista! Abraços 🙂

      Responder

  2. Olá Renato! Excelente texto. Gostaria de tirar uma dúvida contigo, se for possível. Antes preciso dizer que tenho o hábito de leitura subvocalizado e vocalizado bem desenvolvido (pelo visto era melhor que não o tivesse), isto é, tanto leio silenciosamente como em voz alta. Em ambos os métodos conseguindo concentrar-me por bastante tempo mais de uma hora, todavia, sei que isso é improdutivo porque após uma hora de leitura tenho lido aproximadamente 20 páginas. Tendo ciência da eficácia da leitura dinâmica tentei praticá-la algumas vezes, mas algo sempre acontece e, nisso queria contar com os seus conselhos a respeito:

    Toda vez que acelero a leitura para evitar a subvocalização minha concentração diminiu e com ela a compreensão, ao tentar reduzir a velocidade volto a concentrar-me, porém, incorro no erro da subvocalização.

    Você tem algo a me sugerir para resolver isso?

    Desde já, grato!

    Responder

    1. Adelino, para te ajuda, estou te enviando um artigo sobre a subvocalização na esperança de te ajudar. No artigo, você irá encontrar uma explicação a respeito desse problema e algumas maneiras de evitá-lo. Para acessar ao artigo, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2T48oPq. Abraços 😉

      Responder

  3. Tão feliz por ler tudo isso. Estou aqui justamente por não estar satisfeita com as minhas leituras! Vou praticar e melhorar até atingir a leitura dinâmica!
    Muito obrigada!!

    Responder

    1. Fico extremamente feliz em ver que o artigo te ajudou Lettícia. Mantenha essa motivação ao decorrer do ano, e você conseguirá ler cada vez mais e melhor. Abraços 😉

      Responder

  4. Gostei muito,eu já leio bastante,mas quanto mais melhor.obrigado

    Responder

  5. Ótima dica, estou mesmo precisando dar uma turbinada na leitura,e creio que esse método me ajudará bastante.
    Quanto tempo demora pra ficar bom na leitura dinâmica,se pegarmos firme?
    Tenho muita vontade de ler o coração arde pela leitura,mais não consigo por em prática, espero que tentando fazer esse tipo de leitura,eu comece a colocar a vontade em prática.
    Muito obrigado pela dica,que Deus abençoe sua vida.

    Responder

  6. Depois que comecei a usar técnicas da leitura dinâmica, consegui ter um melhor rendimento e menos distrações. Também gosto de ler ouvindo músicas clássicas
    Renato, adoro os seus artigos. Obrigada por me ajudar a sair da procrastinação, tenho muita gratidão por você.

    Responder

    1. Ah, que maravilhoso ler seu comentário, Priscila! Meus parabéns por você ter vencido a procrastinação, o mérito é todo seu que tomou uma ação. Fico feliz por acompanhar meus conteúdos. Abraços!!

      Responder

  7. Parece ótimo ler assim, eu tenho problemas com distração durante a leitura leio melhor ouvindo musica instrumental

    Responder

    1. Miriam, tem leitores que conseguem uma máxima de concentração com músicas ao fundo. E a música clássica é o mais indicado para essa função. Fico feliz que achou uma maneira de ler melhor! Abraços.

      Responder

    1. Vilma, é exatamente o que a leitura dinâmica ajuda…a compreensão textual, retenção e velocidade da leitura se tornam mais eficientes!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *