Como estudar sob pressão

Como estudar sob pressão

Duas imagens surgem em minha cabeça quando ouço a palavra “PRESSÃO”

A primeira é minha mãe mandando eu sair de perto da panela de pressão quando ela colocava o feijão no fogo.

“Some daqui, moleque! Essa panela pode explodir”

A segunda me lembra a semana de provas na faculdade de computação. Minha cabeça parecia explodir com tantos códigos, funções e comandos de programação que eu precisava memorizar.

E você, o que pensa quando ouve a frase “estudar sob pressão”? (responda depois nos comentários, ok?  :))

Aliás, responda: Como andam os seus estudos?

Você está conseguindo dar conta da quantidade de matérias, exercícios e tarefas ou está cuidando de tudo numa boa?

É notório que para obter excelentes resultados em provas e avaliações, é preciso dispor de:

  • Tempo
  • Concentração
  • Dedicação exclusiva

Recursos que talvez sejam impossíveis neste momento.

Além disso, a escassez desses recursos durante sua jornada até a aprovação, pode interferir radicalmente em seu estado emocional.

Quando isso ocorre, você aos poucos deixa de ser confiante e começa a questionar suas capacidades e habilidades.

Perguntas como:

  • “Quando você vai conseguir um emprego? ”
  • “Você só estuda?”
  • “Você não vai passar nesse concurso/vestibular não? ”

Fazem tudo mais complicado e se tornam fantasmas do seu cotidiano.

Você já sofreu ou sofre com toda essa pressão?

As pessoas a sua volta cobram muito de você?

Infelizmente, algumas pessoas não conseguem compreender aquilo que não vivem e muitas vezes dizem coisas que podem magoar. Dessa maneira, é essencial que se desenvolva a empatia de se colocar no lugar do outro, e olhar toda a situação.

Do mesmo modo que os familiares e amigos não sabem a pressão que você sofre com os estudos, você também precisa entender que não é possível exigir muito dos mesmos.

A sua família é seu maior apoio e contar com eles é fundamental. Entretanto, para isso é preciso ter noção de que você não precisa passar por isso sozinho.

Você pode mudar a situação à seu favor, e é nisso que eu pretendo te ajudar!

Compartilhe suas vitórias, mas também suas derrotas!

Existem pessoas a sua volta que desejam apenas o seu bem e é fundamental compartilhar com elas suas escolhas e decisões.

Inegavelmente, envolver as pessoas mais próximas em seu projeto reforçará seu comprometimento e  auxiliará na diminuição da pressão, pois a pessoa se sentirá parte do mesmo e entenderá mais do que passa.

Compartilhe seus medos, angústias e incômodos quando necessário. Porém, tenha um pouco de flexibilidade para compreender que as pessoas a sua volta não devem ser penalizadas (ou pressionadas) pelas suas escolhas.

Planeje e saiba como estudar sob pressão

Da mesma forma que minha mãe conferia as borrachas e a válvula da panela de pressão antes de acender o fogo, em qualquer atividade que você vá desempenhar, é preciso fazer um planejamento de tudo que precisa ser feito.

Com os estudos não é diferente, afinal, estudar é uma atividade que se não houver planejamento, sua cabeça pode explodir.

Ao planejar seus estudos, você consegue ter uma noção maior de tudo que precisa estudar e de tudo aquilo que já estudou.

Como resultado, você terá um domínio maior de tudo e evitará ficar preso em algo constantemente. Além disso, conseguirá se dedicar mais nas matérias que possui dificuldade, podendo trabalhar mais intensivamente com as mesmas.

Talvez você pergunte:

“Mas Renato, onde a pressão nos estudos se encaixa nisso tudo? ”

Simples, ao planejar e passar a ter um domínio maior sobre as coisas, você consegue ter maior eficiência nas atividades que desempenha, no caso, os estudos. Por analogia, fazendo isso, rapidamente você terá uma melhora em seus resultados.

Dessa forma, você se sentirá mais capacitado a alcançar a sonhada aprovação e motivado a continuar em frente.

Por consequência, a pressão posta sobre você diminuirá tanto de si mesmo, quanto das pessoas a sua volta, pois será visível o quão ótimo são suas capacidades.

Ou seja, planejando você obtém resultados que farão com que todos acreditarem em você, diminuindo a pressão a sua volta. Entendeu?

É como se fosse um dominó, ao planejar e “derrubar” a peça certa, você conseguirá traçar todo um caminho de sucesso.

Para você ter uma noção maior de como montar um bom plano de estudos, vou deixar ao final deste texto como material complementar, um artigo na qual passo uma visão completa de como elaborar um ótimo plano de estudos, de forma abrangente e eficiente.

Tenha empenho em mudar!

Como disse ao longo do texto, é comum se sentir pressionado pelos resultados e pelas pessoas a sua volta durante uma jornada de estudos.

Entretanto, não é complicado e nem mesmo impossível aprender a lidar com a situação e evitá-la.  

Muitos estudantes e concurseiros já vieram pedir métodos milagrosos para superar toda essa pressão. Decerto, a melhor maneira de passar por isso, é enfrentando-a de frente e se preparando com inteligência.

Todos nós queremos uma vida melhor, mas depende de nós essa mudança, ir atrás da sua realização. Por isso, antes de você mudar a forma como age, compartilhando suas vitórias e derrotas, e montar um bom planejamento, é preciso que você tenha consciência em mudar.

Como acréscimo, estarei deixando logo abaixo um vídeo que gravei com Bruno Gimenes, uma das maiores autoridades em energia e estados mentais, onde o mesmo fala rapidamente através de 3 dicas, como superar toda essa pressão que “assombra” a vida de muitas pessoas.

Por fim, deixo o artigo com noções básicas para você pode elaborar um plano de estudos eficiente e que atenda às suas necessidades.

Garanto você sentirá o alívio que eu sentia quando minha mãe colocava a panela de pressão debaixo da torneira e depois a abria para saborearmos um delicioso feijão!

Ah, eu adoraria saber sua opinião sobre a pressão nos estudos e temas relacionados. Prometo que vou ler cada um dos comentários e responder, combinado?

Viva bem. Lembre bem.

Renato Alves

12 Comentários


  1. Boa tarde Renato Alves
    Gostaria que se possível fosse,uma orientação no sentido de criar um roteiro semanal de estudo.
    Preciso aproveitar o máximo com o mínimo de tempo,por isso um planejamento semanal seria uma ótima opção para mim.
    Onde conseguiria esse planejamento?
    O que o Senhor me orientaria neste sentido
    certo da sua compreenção desde já agradeço
    OBRIGADO

    Responder

    1. Rogério, o plano de estudos é ótimo para te ajudar a possuir um controle maior daquilo que necessita estudar, e daquilo que já estudou. Ele te ajuda a ter uma visão maior sobre aquilo que faz, favorecendo o tempo gasto, assim como organizando melhor seu dia a dia. Aqui no blog, tenho um artigo falando a respeito de como elaborar um ótimo plano de estudos, que consiga encaixar suas atividades e organizar seu cotidiano. Para acessar ao artigo, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2rRrgFe. Abraços 😉

      Responder

  2. olá, Eu não sei porque não consigo entender português, já vou sendo reprovado em 4 concurso da PM por causa de português, será que é porque eu não consigo memorizar os assuntos, ou é meus colegas me dando pressão. porque eles já passaram e eu não.

    Responder

    1. Andre, uma dica essencial para melhorar a compreensão e uso do português, é que você leia cada vez mais. Ao ler livros, você aumenta o seu vocabulário com as palavras presentes no mesmo, além de descobrir a grafia correta de palavras que talvez possua dúvidas. Lendo você terá acesso a palavras talvez nunca vistas, além de um treino automático para situações em que seja necessário uma boa escrita. Por isso, minha recomendação é que caso não leia muito, comece a ter os livros como companheiros diários. Abraços 😉

      Responder

  3. boa noite!! Renato no ano de 2018 foi muito corrido devido trabalhar em dois emprego,não consegui estudar,mas esse ano quero dedicar-me mais,como voce sempre fala o importante é qualidade dos estudos com boa memorização,revisão agente consegui.Candeias

    Responder

    1. Maria uma dica extra para você, é que dê uma olhada em artigos aqui mesmo do blog sobre plano de estudos e organização. Dessa forma, você conseguirá organizar tudo de forma que seja possível realizar todas as atividades necessárias, sem que uma se sobressaia sobre a outra e você ainda tenha tempo para os estudos. Espero que tenha um 2019 repleto de conquistas e muito sucesso. Abraços 😉

      Responder

  4. Quando se trata de “pressão nos estudos” eu entendo muito bem, pois quase todos os dias eu sofro com essa pressão. Sou estudante de medicina e meu dia/vida é só estudar. Sou muito grata ao professor Renato Alves, pois seus métodos já me salvaram várias vezes, pois me ajudaram a organizar meus estudos e graças a eles, passei no vestibular (sendo que eu nunca conseguia ficar entre os 100 primeiros e que eu estava estudando em casa sozinha ). Também foram muito bons nas provas difíceis do curso e com os exames (que são os principais, pois já passei um sufoco terrível por causa deles). Estou indo para um termo onde os assuntos e provas serão bem piores e o tempo para estudar será bem mais curto). No momento, estou de férias e estava pensando como iria me organizar nos estudos para esse termo, pois agora é que eu quase não vou ter tempo livre. Li seu artigo, ele é ótimo e já me deu uma boa idéia do que fazer, de como me organizar. Mas se o senhor tiver mais um método para me ajudar, eu seria muito grata. Abraços.

    Responder

    1. Lorena, fico realmente muito feliz em ver que conseguiu se sair extremamente bem em seus estudos graças aos conteúdos, dicas e técnicas que disponibilizo em meus canais de comunicação. Parabéns por todo o empenho e pelas vitórias que conquistou ao longo do caminho. Algo que sempre recomendo para as pessoas, é que as mesmas desenvolvam um Plano de Estudos próprio e que encaixei tudo aquilo que precisa ser feito, pois dessa forma será possível ter um controle maior a respeito do tempo ocupado e livre. Caso você ainda não tenha um plano de estudos, ou tenha porém precise de adaptações, pesquise aqui mesmo no blog por “plano de estudos”, ou “planejamento”, e você irá encontrar artigos ensinando passo a passo como fazer um que seja eficiente e abrangente. Espero que consiga lidar com tudo, e boa sorte nesse novo ano de estudos. Abraços 😉

      Responder

  5. Quando leio ” pressão nos estudos” vem a minha cabeça uma pessoa tendo que estudar em uma situação complicada pois não quer se dar mal ou está esgotada de tanto exausto mental por esforço nos estudos.
    Sou uma aluna do Curso de Estudo e Memorização.
    Vou me preparar para um vestibular, quero passar no curso de Arquitetura e estou fazendo meu planejamento de estudos, vou fazer um curso preparatório e estou no 3° ano do ensino médio, com isso, eu descobri que vou estar com a semana lotada e há várias complicações na minha mente por consequências do passado, porque eu não era uma aluna esforçada e agora sou, quero repor o que perdi. Mas não tenho tempo suficiente pra isso. Acho que só um milagre vai resolver. Tenho fé que isso vai acontecer.

    Responder

    1. Rivaniele, é muito importante você planejar com todo o cuidado a sua rotina, para que não se sobrecarregue e acabe se prejudicando. Busque sempre intercalar em sua jornada de estudos, ao menos 10 minutos para descanso, assim você evita futuros problemas. Estudar e buscar a aprovação é essencial, contudo, devemos sempre também ter um tempo para lazer, assim a mente não se sobrecarrega e você não sofre com isso. Por isso, minha recomendação é que ao montar seu plano de estudos, encaixe também o lazer. A pressão nos estudos é complicada, mas não difícil de ser superada. Trabalhando isso em você e nas pessoas ao seu redor, você se sentirá mais leve e menos “obrigada”. Abraços 😉

      Responder

    1. Fico feliz em ver que gostou do artigo Amaury, tenho certeza de que usando as dicas passadas nele, seu rendimento irá melhorar muito e você não se sentirá sobrecarregado. Abraços 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *