Você consegue se concentrar na leitura?

Já ocorreu de você estar lendo um livro e tudo ao redor chamar mais sua atenção do que as páginas amareladas repletas de frases e conteúdo? 

Parece que não, mas a concentração na leitura é um tanto comum na vida de muitas pessoas. Sem dúvidas, uma vez ou outra você já deve ter sofrido com esse problema. Mesmo que incomum, às vezes ao ler algo, acabamos nos distraindo com sons e cenas que estão ao nosso redor. Isto é, quando nossa própria mente não faz isso…  

Podendo ter origem desde contratempos menores, como notificações no celular, ou até mesmo algo mais complicado, como o sono na leitura, a falta de concentração pode trazer consigo uma série de problemas em sua vida pessoal e claro, profissional. 

De fato, a leitura tem um papel primordial na vida de qualquer pessoa! 

Isto é, desde os tempos antigos a forma mais concreta e confiável de se ganhar conhecimento, é lendo! 

Um ponto que precisa ser debatido é o fato das pessoas estarem cada vez mais desorganizadas e menos produtivas. Talvez você até pense que por isso ser comum atualmente, não é algo tão sério… contudo, é sim!

Você já deve ter percebido que ao deixar algo desorganizado ou adiar uma ação, o resultado vai ser uma bomba de coisas para serem feitos depois e um prazo minúsculo para isso. Com a leitura é basicamente a mesma coisa. Ao deixar de ler algo por causa de ações externas a você, quando se der conta, terá uma bola de conteúdo para ser visto. 

Dessa forma, a concentração na leitura é totalmente importante e essencial, a fim de evitar o desgaste físico e mental. Além de garantir uma qualidade de compreensão fundamental. Dessa forma, na busca de te ajudar, separei umas dicas ótimas de como você pode ter uma excelente taxa de concentração na leitura, obtendo grandes resultados. 

Vamos lá?

Você sabe a diferença entre concentração e foco? 

Uma das maiores “dores de cabeça” causada pela falta de concentração, é a releitura. Em suma, a releitura se dá pelo fato de que seu estado de concentração está baixo. Isso torna necessário reler diversas vezes um mesmo trecho a fim de compreendê-lo .

Quando você precisa reler algo, você fica frustrado por não conseguir avançar com o texto. Além de ficar preso em um ciclo vicioso perdendo algo primordial em sua vida: TEMPO. Além disso, é fato de que o tempo está passando cada vez mais rápido e nunca conseguimos fazer todo o necessário no período estabelecido. 

concentração-e-foco-na-leitura

Hoje em dia, a forma como você utiliza o seu tempo disponível é extremamente importante. Dessa forma, a releitura só fará com que um tempo precioso, seja gasto com algo que poderia ser feito com muito mais facilitador. Porém, apenas se você tiver um método correto para fazer isso… 

Além da falta de concentração, a falta de foco também é uma grande precursora da releitura. E ao contrário do que muitos pensam, a concentração e o foco são diferentes um do outro. Enquanto a concentração é um estado mental que atingimos ao estar livres de distrações, o foco é seu objetivo principal, ou seja, aquilo que “chama” sua atenção.  

Contudo, vale ressaltar que da mesma maneira que a concentração e o foco são coisas diferentes, eles agem em comunhão. Isto é, para se obter a concentração a respeito de uma atividade, é preciso estar com a mente focada em realizá-la. 

O que eu estou querendo dizer, é que se você conseguir solucionar um, você acaba automaticamente resolvendo o outro. Dessa maneira, solucionar ambos acaba sendo muito mais simples do que se parece. 

Vamos descobrir algumas maneiras?

Desenvolvendo a concentração na leitura! 

Antes de prosseguirmos para as dicas, é fundamental ressaltar que ao ler qualquer coisa, você precisa ter noção do valor que aquilo tem para você e para seu futuro social e profissional. Uma vez que algo e seu valor estão claros em sua mente, a capacidade de concentração será automaticamente muito maior. Isto é, quando desejamos algo, buscamos sua concretização com todas as forças! 

Bom, retomando, creio que seja hora de parar de falar a respeito dos problemas e começarmos a focar na solução. Assim, vamos partir para as dicas e técnicas de leitura que ajudarão você dar um “chega pra lá” na falta de concentração e aproveitar ao máximo cada palavra lida. 

Lembrando que ao aplicar as técnicas aqui aprendidas, é preciso ter empenho e dedicação em fazê-las corretamente. Isto é, só é possível ter bons resultados com empenho e uso da metodologia correta. 

É importante gerenciar o fluxo de pensamentos! 

É comum termos em nossa mente um fluxo constante de pensamentos. Aliás, isso é uma ótima coisa, pois mostra que nosso cérebro está funcionando perfeitamente. Porém, o problema vem quando deixamos de focar no que é realmente importante, preenchendo nossa mente apenas com pensamentos desconexos. 

Em suma, os pensamentos desconexos são aqueles que não possuem nenhuma ligação com o que você está fazendo no momento. Por exemplo, vamos supor que você está estudando leis para um concurso, contudo sua mente está pensando em uma receita de bolo de chocolate. Isso é uma reflexão do conteúdo ou uma divagação? 

Entendeu o ponto que estou querendo chegar? 

O ideal para se evitar a divagação mental durante a leitura, é você não dar oportunidades para sua mente “viajar”. Isto é, quando for ler algo, tenha certeza de estar 100% compenetrado naquilo. Se acaso ocorrer de um pensamentos aleatório passar pela sua mente, pare de ler, distraia sua mente e volte com foco total logo depois. 

Gerenciar o seu fluxo de pensamentos é basicamente se comprometer em agir focado naquilo que deseja. Posto que essa é uma ação que somente VOCÊ pode se propor a executar 😉 

Portanto, esteja atento sobre a forma com que sua mente percorre os caminhos de um pensamento. Às vezes ao invés de agregar algo, estará na verdade colocando tudo em risco! 

Como funciona o seu “time” de leitura? 

Time é a palavra em Inglês para “tempo”. Ou seja, caso tenha pensando que iria falar sobre um time de futebol ou algo desse tipo, calma, não é bem assim.

Na verdade, o time é instituído para nós ainda quando somos pequenos. Basicamente, ele é a forma como absorvemos os conteúdos a qual estamos sendo expostos. Assim, conforme vamos crescendo e adquirindo novos conhecimentos e responsabilidade, é esperado que melhoremos o nosso time, para poder realizar o necessário como eficiência. No caso, a leitura!  

O problema, é que isso nem sempre acaba ocorrendo e ganhamos desvantagem em relação a outras pessoas…

o-time-de-leitura

Inclusive, dependendo da situação, é preciso que você leia textos mais técnicas e com um vocabulário sofisticado. Dessa forma, se sua mente está presa a uma ideia que vem desde a infância, dificilmente irá conseguir ter o resultado esperado. Portanto, é totalmente preciso que mude seu time de absorção, para que possa obter excelentes resultados não apenas na leitura, mas em outras atividades também!

Aliás, para te ajudar nessa questão de leituras técnicas, vou deixar um artigo aqui mesmo do blog, onde falo mais aprofundadamente sobre isso. Clique aqui e leia após terminar este artigo! 

Sempre que possível, treine sua mente para ler e absorver os conteúdos mais rapidamente e eficientemente. Conforme for evoluindo, vá ainda mais além. Com o tempo você notará uma melhora significante em suas habilidades! 

É totalmente possível você se concentrar na leitura! 

Espero que ao decorrer do texto, tenha percebido a importância da concentração na hora de ler e compreender algo. Isto é, foi mostrado que muito mais que um estado mental, a concentração é uma grande aliada nos seus estudos, quando gerenciada da forma correta. 

Porém, isso ainda não é tudo. Para que sua leitura seja aproveitada ao máximo e todo o conteúdo visto gravado de forma eficiente em sua mente, é preciso que muito mais que maneiras corretas de ler, você possua técnicas e um bom método, capazes de te passar uma nova visão a respeito da leitura e dos livros. 

Dessa forma, quero convidar você para conhecer o Curso FastRead, especializado em Leitura Dinâmica. Muito mais que aprender novas maneiras de ler, valorizando o tempo e a qualidade, você será capaz de trabalhar melhor algumas áreas da leitura, como a compreensão, memorização e claro, a concentração. 

Assim, faça como milhares de pessoas já fizeram e mude para melhor a forma como você encara a leitura. Clique aqui e veja mais. Tenho certeza de que você irá se surpreender! 

Caso tenha ficado alguma dúvida ou deseje comentar sobre algo que ocorreu com você, sinta-se à vontade. Prometo que irei ler e responder todo mundo. 

Não se esqueça de compartilhar este artigo com outras pessoas, talvez elas estejam passando por problemas parecidos e o texto seja de grande ajuda!

Viva bem. Lembre bem.

Prof. Renato Alves

Pesquisador cognitivo, autor do curso Estudo Memorização e dos livros O Cérebro com Foco e Disciplina e Não Pergunte se Ele Estudou. Conferencista e dono do título de Melhor Memória do Brasil.

2 Comentários


  1. Muito bom !!! Vcs são fantástico. Professor compartilhar esse conhecimento com os alunos, é muita generosidade. Muito obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *