Dúvidas frequentes sobre cursos de memorização

Durante anos eu recebo mensagens de pessoas que buscam informação sobre as técnicas mnemônicas e especificamente sobre os cursos de memorização. São diversos questionamentos que julgo pertinentes, por isso fiz uma seleção dos mais recorrentes.

Renato Alves – Responde

O meu nome é Renato Alves, sou recordista brasileiro de memória e especialista em memorização. Primeiramente quero lhe dar parabéns por reservar um minuto do seu precioso tempo para cuidar da sua memória.

Eu lhe asseguro que esta é uma das decisões mais importantes da sua vida, porque sem memória você não realiza qualquer atividade, não dá um único passo, sequer compreende o que está lendo.

Neste post irei esclarecer dúvidas comuns sobre o tema memorização, tentar mostrar um pouco da minha busca incessante pela qualidade e inovação.

Cursos de Memorização funcionam?

Esta pergunta é muito séria e precisa ser compreendida. Às vezes, você tem uma vontade enorme de se inscrever num desses cursos memorização, por causa de repetidos problemas com esquecimento e dificuldade de memorizar. Mas na hora de fazer a inscrição surge o receio:

Será que funciona? Se esta dúvida paira em sua cabeça, então me deixe explicar o motivo.

Durante muitos anos, o tema memorização foi mal elaborado. Era abordado por pessoas curiosas, mal informadas e que ensinavam fazendo piadas, passando técnicas antiquadas e modelos ultrapassados de associação. Hoje o consumidor é exigente, tem poder de compra e sabe que produto fraco tem vida curta no mercado.

Para a pergunta: Cursos de memorização funcionam? Eu lhe garanto que sim, mas depende da experiência, formação e, acima de tudo, da qualidade do instrutor.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Qual a diferença do Método Renato Alves?

Sou graduado em computação, estudei Ciências Cognitivas, Filosofia da Mente pela UNESP e fui o primeiro brasileiro a receber uma certificação de recorde de memória.

Tornei-me especialista em estratégias mnemônicas e desenvolvi um método único de ensinar memorização que é líder de mercado há 13 anos consecutivos.

Hoje, vivemos num mundo complexo, repleto de informações e recheado de parafernálias eletrônicas que podem causar dependência e preguiça mental.

Um bom curso de memorização nunca foi tão útil como tem sido nos dias atuais. O método que proponho é inovador por ser embasado em descobertas científicas sobre o funcionamento da memória e por usar a computação como pano de fundo, resumindo, um método moderno e funcional!

A minha proposta é ensiná-lo a usar a memória de uma forma nova, simples, inteligente evitando brancos e esquecimentos. Dê-me à oportunidade de mostrar o meu trabalho e a força do meu método, o Método Renato Alves®.

Será que é tudo isso mesmo?

Meus treinamentos vivem com salas lotadas, participei de diversos programas de televisão o programa Manhã Maior

Outras indicações de que o Workshop é realmente válido são:

  1. O tempo de mercado (13 anos);
  2. Minha vasta experiência com o tema memorização (publiquei de oito livros, entre eles o sucesso, Os 10 Hábitos da Memorização e O Cérebro com Foco e Disciplina – Editora Gente)
  3. Algumas empresas que já me contrataram para eventos internos: Coca-Cola, Unimed, Transpetro, Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal. Entidades como ACE, Associação Comercial de Guarulhos, Jundiaí, OABs, CDLs, SESIs e órgãos do governo como Receita Federal, Ministério da Defesa, USP, UNESP, técnicos do MEC entre outras que escolheram a ética, seriedade e qualidade quando decidiram investir em um workshop de memorização para treinar seus colaboradores.

Por que devo participar de Workshop?

Responda:

Você tem a impressão de que a quantidade de informação que recebe diariamente está aumentando?

Durante a leitura de um texto (incluindo este), fica com a cabeça nas nuvens e quando termina não se lembra de nada?

Sente que está ficando cada vez mais difícil focar a atenção numa única atividade?

Muitas vezes passa o dia ou até a semana inteira com uma mesma música na cabeça?

Se, respondeu, sim, a pelo menos uma dessas perguntas, então o Método Renato Alves® será totalmente recomendado.

Se você pretende melhorar o desempenho profissional, tornar-se mais organizado e lembrar-se facilmente de qualquer coisa, recomendo fazer agora a sua inscrição. Veja o curso mais apropriado no final da página.

 E se eu não gostar?

veja a Garantia de Satisfação a qual reproduzo aqui:

“A escolha certa pode fazer a diferença em sua vida, mas a incerteza pode fazê-lo perder grandes oportunidades.

Para assegurar que o workshop atenderá às suas expectativas, nós temos o compromisso de garantir a sua satisfação!

Se você não estiver completamente satisfeito no final do primeiro módulo, simplesmente devolva-nos o material didático e nós faremos o reembolso total do seu dinheiro.

Dessa forma você não terá absolutamente nada a perder. Ao contrário, só terá o que ganhar, por isso faça a escolha certa agora!”

O meu propósito com o selo de Garantia foi colocar a prova toda a minha experiência como especialista em estratégias de memorização e dar a você a certeza de que está pisando em solo firme e que não estou brincando com o seu tempo e nem com o seu dinheiro.

Tenho que treinar em minha casa?

Não. Você sabe por que o meu workshop é apontado como o mais eficiente do Brasil?

Exatamente porque todas as técnicas que você aprender não exigirão treinamento posterior, ou seja, ao sair da aula você já estará apto a memorizar os seus textos, matérias e toda sorte de informações.

Você convive com senhas, enunciados, definições, alternativas, dígitos, datas, procedimentos, caminhos, projetos, compromissos que fica difícil guardar tudo isso sem técnica. E você não tem tempo de ficar treinando como propunha os sistemas antigos, não é verdade?

É por isso que no Método Renato Alves® você aprenderá a incorporar imediatamente as técnicas a sua rotina.

Precisa ler um texto, memorize-o! Acabou de assistir uma aula importante, faça a fixação do conteúdo. Acabou de conhecer uma pessoa, então aproveite e grave o nome dela para sempre. Simples assim. Eu lhe garanto!

Qual é a idade ideal para participar?

Indico o curso para pessoas de oito a oitenta anos, ou seja, não há limite máximo de idade para participar do workshop, porque as diretrizes que serão ensinadas podem ser aplicadas por qualquer pessoa em qualquer tipo de informação.

Da criança que aprende novos conceitos ao aposentado que se matriculou em um curso de idiomas.

Do executivo que precisa memorizar a pauta da reunião ao estudante que se prepara para uma prova.

Outro diferencial é a didática que envolvente e atende por igual a todos os públicos. No perfil de participantes, posso incluir:

Pessoas que sentem dificuldade de memorização, concentração e recordação. Estudantes de 2 e 3 grau, professores, pós-graduandos, profissionais de todas as áreas. Médicos, advogados, executivos, artistas, oradores, concurseiros, vestibulandos e demais interessados.

O que vou aprender no workshop?

Eu ainda não o conheço pessoalmente, mas conheço bem o mundo em que vivemos. Hoje nós recebemos, num único dia, mais informação do que recebia durante toda a vida um europeu do século XV.

Some a isto a falta de tempo e terá um grande problema. Participar de um workshop que o ensine aprender de um modo inteligente e racional fará toda a diferença.

Dentre as soluções que proponho você aprenderá:

  • Como prevenir, evitar e reverter BRANCOS NA MEMÓRIA;
  • Como desfrutar de um maior estado de CONCENTRAÇÃO no trabalho e nos estudos;
  • Aprenderá a NEUTRALIZAR A ANSIEDADE que paralisa e o impede de realizar algumas tarefas;
  • Vai ESTUDAR E MEMORIZAR TEXTOS TÉCNICOS com muito mais facilidade;
  • Poderá LER SEM ESFORÇO MAIS DE 50 LIVROS por ano;
  • Vai aprender a ACELERAR o RACIOCÍNIO e ser mais CRIATIVO;
  • Será capaz de resolver instantaneamente problemas de esquecimento. Vai aprender a Memorizar qualquer informação até 10 VEZES MAIS RÁPIDO e dominará técnicas especiais para LEITURA CONCENTRADA e retentiva.

O valor do investimento é justo?

Muito do que eu ensino hoje, gostaria de ter aprendido nos primeiros anos escolares. Com as técnicas de memorização eu certamente teria evitado gastar tanta energia para pouco resultado.

Talvez você esteja neste momento, matriculado num curso de idiomas pagando vários reais por mês e também seja aluno de um colégio, faculdade ou cursinho preparatório que esteja consumindo mais quinhentos, seiscentos reais do seu orçamento.

Muitas vezes, você sai dessas aulas sem se lembrar absolutamente nada! Neste caso eu pergunto:

Para onde vai todos os meses o seu investimento? Que honra existe em receber um diploma, mas não se lembrar de nada do que estudou?

Acredite: Um bom curso de memorização deveria ser o primeiro de TODOS os cursos que você faz. É como sempre recomendo aos pais: Se você tem filhos estudando, então nunca pergunte se ele já estudou, mas primeiro pergunte se ele sabe estudar!

Parafraseando os grandes educadores: “Se você acha que boa memória custa caro, experimente o esquecimento”.

Gostou do texto? Não esqueça de comentar abaixo e aproveite e me acompanhe nas redes sociais? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Ps.: Você sente dificuldade de memorizar e se lembrar de coisas do dia a dia, mas não tem condições de participar de um treinamento presencial? Gostaria de convidar você a conhecer o meu curso Memória Blindada, um programa de treinamento prático de memorização para o dia a dia.

Há mais de 20 anos ensino este método de memorização, que já está presente em mais de 100 países e tem 97% de avaliação positiva. Dê uma olhadinha nos depoimentos dos nossos alunos:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Nas videoaulas eu explico de maneira bem objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada e me ajudaram a ganhar o título de melhor memória do Brasil.

Acredito tanto na eficiência do método que se em 7 dias você  não notar melhoras no seu nível de memorização, eu assumirei total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha?

Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Viva bem. Lembre bem.

Até a próxima.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

53 Comentários


  1. Gostartia de saber se este curso tem horas semanais ou se é tipo uma palestra e só.Se tivreesse este curso, tipo uma vez por semana gostaria de realizá~lo, se for no Rio de Janeiro, zona sul da cidade.

    Responder

    1. Olá José. O curso é totalmente online, ou seja, suas aulas podem ser assistidas através de um computador, celular ou tablet, no momento em que desejar e na onde desejar 🙂

      Responder

    2. O curso é totalmente online e você pode realizá-lo no tempo que achar necessário. Contudo, vale ressaltar que você possui um período determinado de acesso ao curso e seu conteúdo 😉

      Responder

  2. Olá Renato Alves (Rena Aves),

    Tudo bem?
    Eu nunca irei me esquecer desse dica para lembrar do seu nome quando eu falo do seu trabalho com alguém. Quando me falha a memória eu lembro da Rena e Aves, rss.
    Eu sou de Salvador Bahia e estou estudando para o concurso da Caixa Econômica Federal que está previsto para o mês de Março/14. O do Banco do Brasil já abriu o edital e será em Fevereiro/14 eu irei fazer mas o meu sonho é passar no da Caixa. Eu já estudo desde 2002, já fiz três cursos e não conseguir passar. Fiquei bastante de tempo desempregada e não puder fazer novamente. Mas atualmente mesmo com toda dificuldade eu estou fazendo um preparatório onde tenho aulas todos os finais de semanas e feriados. Então estudo nos finais de semana no curso, mas não consigo entender nada quando chego em casa. Tem assunto que eu já vi faz tem e ainda assim é como se estivesse vendo pela primeira vez. Me sinto uma fracassada!
    Atualmente estou trabalhando e o encarregado do meu setor faleceu, com isso o meu gerente está me demandando mais funções, exigindo mais de mim e mais tempo de trabalho. O que me impede de tentar encontrar um tempo durante a semana pra revisar os assuntos do curso.
    Estou tomando todos os dias, inúmeros cafezinhos e guaraná em pó pra ficar acordada, mas o sono é mais forte.
    Renato, eu encontro a solução no seu trabalho!
    Um certo dia na casa de uma amiga eu vi no outdoor a propagando de seu curso. Isso me chamou atenção, mas não anotei o telefone. Passaram-se algum tempo eu olhando as fotos que haviamos tirado eu vi novamente a propaganda. Por curiosidade liguei, mas já era tarde!
    Vir buscar na internet informações e fiquei encantada! E pra minha coincidência você esteve no programa do fantástico. Pronto, não tenho mais dúvida, essa será a minha saída! Ou melhor, a minha entrada na CAIXA.
    Você não virá à Bahia por agora e eu não tenho como viajar para o Estado onde você está dando palestra pois estou no vermelho.
    Então eu queria saber se o box memorização e concentração o segredo dos gênios pode me ajudar juntamente com meus esforços e determinação a passar nesse concurso que já está batendo na porta?
    Por favor, responda-me!
    Tentei ser breve no texto, mas pelo visto…

    Parabéns pelo belíssimo trabalho e obrigada!

    Responder

  3. Boa tarde.
    Gostaria de saber quando vc virá em Osasco, SP.
    Soube que vai estar por aqui.
    Obrigado.

    Responder

  4. ola, gostaria de saber se virá ao paraná, cidades próximas a Foz do Iguaçu ou Cascavel? e se vende o curso atraves de livros ou dvds obrigado

    Responder

  5. Renato td bem?

    Uma dúvida, estou fazendo exercicios mentais de associaçao absurdas de 20 palavras que quero decorar.

    Deu esultado, porem assim, depois que meu cerebro tiver bom, eu terei capacidade de decorar 20 palavras sem usar tecnica de associaçao absurdas?

    Responder

  6. Olá,Renato. Gostaria de fazer esse curso, o que devo fazer. Moro em Petrópolis RJ.

    Responder

  7. Olá Renato, Sou de Uberlândia , fiquei sabendo que vc ministrará o curso aqui dia 10 e 11 de outubro, este dia não estarei na cidade, gostaria de saber se vc sabe qdo volta, preciso muito fazer o curso.

    Responder

  8. Olá Renato !!!!

    Gostaria de saber se o seu DVD tem o mesmo aproveitamento do workshop ?, pois estou fazendo curso preparatorio e me sinto exatamente como vc disse, saio da sala de aula tentando lembrar o que foi ensinado. É desesperador. Estou pensando em desisti, pois passo 6 horas por dia estudando em casa(fora 3 horas no curso) e percebo que me desgastei mais do que aprendi. Quero tentar o seu curso !!!! Onde encontro seu DVD ?

    Obrigada
    Rute

    Responder

  9. Oi Renato, gostaria muito de saber se você virá mesmo palestrar em Fortaleza-Ce, quando e onde séra? Porque procurei no site que você indica acima mais não aparece seu curso para Fortaleza.
    Desde já obrigada!

    Responder

  10. Gotaria de saber se tem forma de melhorar a distração? Posso garantir minha vaga desde já para o proximo curso em Salvador Ba.

    Responder

  11. Olá Renato! Gostaria de saber quando você ministrará um curso aqui em Salvador/BA. Grata

    Responder

  12. Gostaria de receber informações sobre a data de quando serÁ ministrado um novo curso em Porto Alegre/RS.

    Responder

  13. Bom dia!
    Minha filha está fazendo faculdade e está com dificuldade de memorização. voce virá para Salvador quando? É indicado no caso dela?

    Responder

  14. Prezado Renato;

    Quando acontecerá seu próximo curso/palestra sobre memorização em Recife ainda neste ano de 2011? Onde consigo maiores informações sobre o evento? Há algum número que possa entrar em contato? tenho pesquisado na internet, mas não encontro esses detalhes. Desde já, obrigada pela atenção.

    Responder

  15. Oi Renato! Boa Tarde! Sou de São Luís-MA e gostaria de sugerir a você que, se possível, o próximo curso de memorização a ser realizado aqui na minha cidade fosse no período da tarde e/ou nos finais de semana… Será que é possível? Abraçossssssssss
    Até mais………..

    Responder

  16. Renato,

    quando você realizará novo curso em SALVADOR – BA? Se não tiver uma data programada ainda, quantas pessoas são exigidas como o mínimo para formar uma turma? Obrigado. Guilherme

    Responder

  17. Por favor, gostaria de fazer um curso de memorização e oratória, mas nao sei onde procurar em Vitória/ES, poderia me indicar ou me informar??/

    Obrigada,

    Gleida.

    Responder

  18. estou ancioso para fazer esse curso, ja fiz minha inscrição, acredito pelo que eu li vai ser bom esse curso quero que voce supere as minhas expectativas, sou de são luis do maranhão, ate o dia 27 e 28, quero conhecer voce pessoalmente

    Responder

  19. Olá Renato,
    Estão fazendo propaganda de um curso seu para os dias 18 e 19 de abril em Araguari- MG no CDL da cidade.
    Gostaria de saber se irá ter mesmo o curso nesta data.
    Obrigado

    Responder

  20. Gostaria de saber se vale apena investir no box O segredo dos gênios como fonte de melhorar a minha forma de memorizar.

    Responder

  21. Renato, gostaria de saber se o seu material em DVD+MANUAL, tem a mesma eficácia do workshop.

    Responder

  22. Oi Renato, tudo bom?
    Sou do Rio de Janeiro e sei que vai demorar fazer o curso em minha cidade, tenho muita dificuldade de memorizaçao.
    Você pode me dar uma dica de um livro ou apostila que eu possa comprar ?

    Responder

    1. Seria legal ser meu livro O Segredo dos Genios. Tem otimas dicas para estudantes.

      Responder

  23. Boa noite!
    Renato vc. tem algum curso aqui em São Paulo ou pode me indicar algum em SP capital.
    Tenho um filho de 16 anos.
    E gostaria que ele fizesse o curso de leitura dinâmica e memorização.
    Grato.

    Responder

    1. Em SP ainda não tenho previsão.
      Se quiser tenho o curso em DVDs e livros, pode consultar no site.
      Grato.

      Responder

  24. olá renato, gostaria de saber se essas técnicas de leitura acelerada ajudam mesmo ou podem comprometer a memória de longo prazo.
    abraço.

    Responder

    1. Leitura Dinamica ou fotoleitura já está provado: não funcionam quando o assunto é estudo. Dessa forma acho dispensável.

      Responder

  25. Boa noite Renato.

    Gostaria de saber se vai ter um curso em Salvador em 2011?
    Aguardo retorno.

    Att,

    Daniela

    Responder

  26. Bom dia Renato, tudo bem? Gostaria de saber quando virás para o sul, mais precisamente, Porto Alegre.Um abraço.

    Responder

  27. ola fiquei curioso pra saber como é esse curso e as datas que vão ser. estou em são paulo e quero fazer ….quero saber tambem o preço abraço … aguardo resposta

    Responder

  28. Olá,
    estou interessada no workshop que terá aqui em Brasília, dias 27 e 28 de Outubro. Porém, gostaria de saber o valor do investimento no curso.
    Att, Renata

    Responder

  29. Olá, gostaria de saber quando estará no Rio de Janeiro novamente. Tenho uma memória muito boa, mas gostaria de guardar por um longo tempo tudo que estudo.

    Estudo para concursos públicos e gostaria de saber sua opinião sobre cursos de leitura dinâmica, se são realmente eficientes.

    Obrigada!

    Responder

  30. Olá Renato,

    Esse curso vai me ajudar a aprender melhor na faculdade? Faço engenharia da computação e gosto do meu curso o unico problema é que não consigo atingir boas notas das provas sempre sou um aluno considerado mediano ou um pouco abaixo. Com seu método eu conseguirei realmente melhorar meus estudos? Já tentei algumas dezenas de métodos mas nenhum me deu um resultado satisfatório.
    Há alguma previsão de ter um curso em sorocaba?

    Responder

  31. Renato,
    sou do Rio de Janeiro e fiquei muito interessada no workshop. Tem alguma previsão do curso vir para o Rio?!
    grata!

    Responder

    1. Olá Daniela,
      Sim, estarei no Rio de Janeiro no mes de setembro em evento organizado pela empresa CorpoRH. Consulte o site deles.
      Abs
      Renato

      Responder

  32. Olá,
    sou a aluna do curso (Vitória-ES), estou vendo os meus estudos agora de outro ponto de vista.
    Quando eu passar na prova da OAB te mando notícias. São vários fatores que interfere nesse processo, mas o importante é indentifica-los.No meu caso achei interessante o estudo por agendamento, vou aplicar.

    obrigada.

    Verônica

    Responder

    1. Oi Verônica,

      Certamente você será vitoriosa em seus intentos, pois o único caminho possível para quem estuda com qualidade é a aprovação. As orientações do curso realmente farão a diferença nos padrões de estudos não importando a disciplina. Então boa sorte e aguardo notícias.

      Abs

      Renato Alves.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.