Esqueça esses 3 mitos sobre o cérebro [e fique mais inteligente]

Assista a versão em vídeo deste artigo:

ESQUEÇA ESSES 3 MITOS SOBRE O CÉREBRO [E FIQUE MAIS INTELIGENTE]

Sim, nosso cérebro é uma máquina biológica cercada de mistérios e a ciência já descobriu muitas coisas sobre o seu funcionamento.

Descobriu também um monte de abobrinhas que falam por aí sobre o cérebro que podem fazer você acreditar que existe um super homem ou uma supergirl dentro de você, mas que na prática é bem difícil de alcançar. 

No artigo de hoje eu quero te mostrar 3 mitos comuns que se você não entender corre o risco de limitar bastante a sua vida.

O primeiro mito fala da nossa capacidade cerebral.

Tenho certeza de que em algum momento da sua vida você já ouviu alguém dizer que só usamos de 3 a 10% da capacidade total do nosso cérebro.

Esse é o primeiro mito!

Existem filmes em Hollywood que mostram o que aconteceria se a gente conseguisse usar 100% do nosso cérebro.

Um exemplo é o filme Lucy, onde a protagonista, Scarlett Johansson, é vítima de um acidente envolvendo uma droga sintética.

Depois ao entrar em contato com a substância sua capacidade cerebral começa a aumentar gradativamente, até atingir impressionantes 100%.

E uma curiosidade:

Conforme esse percentual cerebral ia crescendo, ela ganhava poderes psíquicos, como mover objetos com a mente ou controlar o tempo. 

Quem não gostaria de usar 100% do cérebro?

Imagine o que você poderia fazer com um poder assim.

Mas eu sinto jogar um balde de água fria em você.

Isso não passa de ficção. 

Diversos estudos já desmentem esse mito…

Os cientistas afirmam que nós usamos todo o cérebro o tempo todo, tanto para fazer tarefas fáceis, quanto para as tarefas mais complexas, e até mesmo quando estamos dormindo.

O que talvez você não saiba é que existem maneiras de deixar o nosso cérebro mais eficiente e potencializar o seu funcionamento.

Existem técnicas específicas para melhorar a inteligência, a memória e a concentração.

E é exatamente sobre esses temas que conversamos aqui.

Bom… O segundo mito sobre o cérebro que provavelmente você ainda acredita é:

Aprendemos algumas coisas só até os 3 anos, depois não tem mais jeito.

Por muito tempo, as pessoas acreditaram que só era possível aprender conhecimentos básicos, como a linguagem, até os 3 anos de idade. 

E essa ideia surgiu após uma observação científica de que depois dessa idade, há uma queda no número das conexões entre os neurônios.

Felizmente os estudos evoluíram, os equipamentos evoluíram e os cientistas evoluíram bastante.

Por exemplo: os cientistas já descobriram que a neuroplasticidade, que é a capacidade do nosso cérebro de se remodelar e de criar novas conexões entre os neurônios, pode ser alcançada em qualquer idade.

Ou seja, até uma pessoa de idade avançada consegue treinar o cérebro e recuperar os neurônios através de exercícios específicos, como leitura, escrita e até palavras cruzadas. 

Assim, a história de que você só consegue aprender até uma determinada idade, não passa de um mito que te contaram. 

Outra curiosidade é que o motivo de acontecer uma grande queda no número de conexões entre os neurônios da criança é que esse processo otimiza o uso de energia pelo cérebro. E mesmo com esse corte drástico o ser humano pode, sim, adquirir novos conhecimentos na idade adulta. 

É super indicado que você busque o aprendizado durante todas as fases da sua vida, porque dessa forma você retarda o envelhecimento do seu cérebro.

O terceiro mito da nossa lista é um item bem polêmico e que eu vivo recebendo perguntas e minhas redes sociais.

O mito diz que o teste de QI é a única maneira de medir a inteligência.

Eis aqui outro grande mito.

Há mais de um  século, o QI reina como o símbolo máximo de inteligência.

E no imaginário popular, quem tem um QI de mais de 100 pontos tem na verdade uma mente iluminada e, pior: estar abaixo dos 70 pontos é uma sentença de fracasso. 

É tudo bobagem!

O que poucos sabem é que existem até 10 tipos diferentes de inteligência e o QI diz respeito a apenas um tipo, que é a inteligência lógico-matemática. 

Uma pessoa pode ter inteligência linguística, musical, natural, corporal-cinestésica, espacial, interpessoal, intrapessoal, política e até espiritual. 

Voltando à questão do QI.

Ter um QI alto não significa que as suas chances de sucesso acadêmico, ou profissional são maiores do que a de uma pessoa esforçada.

Um estudo da Universidade da Pensilvânia, descobriu que os jovens que tinham mais força de vontade tinham resultados acadêmicos melhores do que aqueles que tinham QI mais alto.

Segundo a pesquisa, os esforçados faltavam menos, ficavam menos na internet, assistiam menos televisão, tinham mais comprometimento com os estudos, faziam as lições de casa com mais frequência e, portanto, tinham notas melhores.

Então, agora já vimos que o QI não é a única forma de medir a inteligência, ou o sucesso de alguém, que tal desapegar desse mito e se comprometer com o seu futuro? 

O único responsável pelo seu sucesso, é você mesmo.

É nisso que você precisa acreditar de verdade.

E se você sentir que o que está faltando para você subir na vida é inteligência e conhecimento, eu vou deixar aqui um vídeo onde eu ensino Como ler mais de 50 livros por ano sem esforço

Acredite, ler mais, se comprometer com o seu aprendizado supera qualquer um dos mitos que vimos aqui e te deixa mais inteligente.

COMO LER SEM ESFORÇO ATÉ 50 LIVROS POR ANO

Agora que você conhece os 3 mitos sobre o cérebro humano, me conta… Qual outro mito sobre o cérebro você conhece? Deixe nos comentários que vou ler todos.

Viva bem. Lembre bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.