O que eu acabei de ler?

O que eu acabei de ler?

Quando você chega ao final de um texto, a única conclusão que consegue ter é de que não memorizou nada do que foi visto? 

A leitura é uma atividade complexa. Posteriormente, exige concentração, conhecimento e domínio de algumas regras e técnicas para que a memória seja estimulada.

Assimilar conhecimento útil através dos livros é um meio de ascensão social. Dessa forma, dentre as diferentes formas de alimentarmos da nossa memória, a leitura pode ser considerada a mais acessível. Contudo, é também a que exige maior grau de concentração.

Em princípio, quando as ideias captadas pelos olhos não conseguem alcançar os domínios da memória, a leitura torna-se um ato inútil.

Livro é poder

Você já leu um texto e após a leitura não se lembrou de nada?

É provável que ao menos uma vez que sua memória tenha falhado e você tenha ficado indignado de sua performance. Provavelmente você tenha pensado que está ficando velho, ou que a sua memória está ficando ruim.

Deixe-me dizer-lhe uma coisa: antes de conhecer a memorização, estudar, desenvolver técnicas e treinar até me tornar o primeiro recordista brasileiro de memorização, eu também achava que a minha memória era ruim.

Dessa forma, algumas vezes eu ficava furioso pelo fato de ler textos importantes e não me lembrar de nada.

Você pode imaginar o estado de um leitor que na véspera da prova, lê toda a matéria, mas não se lembra de nada?

O estado é tão desesperador que explica porque muitos estudantes recorrem a memórias artificiais, como a cola.

A diferença do Renato de ontem e o de hoje, é que eu aplico técnicas para maior captação e retenção do texto. Com o uso de certas regras, consigo me lembrar facilmente de mais 70% de um texto lido.

Mentalmente falando, a leitura é uma atividade complexa. Exige concentração, conhecimento e domínio de algumas regras e técnicas para que a memória seja estimulada.

Para lembrar-se do que foi lido, o leitor precisa aplicar algumas ferramentas que estimulam a recordação. Mas, acontece que tais ferramentas não nos foram ensinadas na escola.

O período de alfabetização é feito ainda na infância e os nossos mecanismos de memorização também deveriam ser ensinados nesta fase.

Pergunto: Mas como ensinar regras sobre o funcionamento da memória a uma criança?

Ao sermos privados desse conhecimento, nos tornamos leitores alfabetizados, não restam dúvidas. Contudo, não temos a menor noção de como enviar e preservar um texto na memória.

Entendeu?

leia 3x mais e melhor

O que eu acabei de ler? – Conclusão 

Gostou do Texto?

Eu adoraria saber sua opinião a respeito, prometo ler e responde todos os comentários.

Aliás, para te ajudar a ir mais além com sua leitura, estou deixando logo abaixo um vídeo onde falo de maneira completa, como você pode memorizar de fato tudo aquilo que lê. Salvo que será de grande ajuda!

Espero ter ajudado você a entender qual é a velocidade de leitura ideal para que possa aumentar o seu aprendizado e ter sucesso profissional.

Gostaria de receber mais dicas? Curta a minha página do Facebook e o meu canal no Youtube.

Aproveite para conhecer o meu curso FastRead! Como incentivo por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia mais que especial:

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo a sua caminhada rumo ao seleto grupo de pessoas que conseguem ler tranquilamente mais de 50 livros por ano.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

29 Comentários


  1. Eu gosto olhando através de um artigo que fará as pessoas pensarem.
    Também, Obrigado por me permitir comentar!

    Responder

  2. Tenho 74 anos e desde criança tenho dificuldade de memorizar, hoje isso me incomoda muito o que fazer?

    Responder

  3. “O período de alfabetização é feito ainda na infância e os nossos mecanismos de memorização também deveriam ser ensinados nesta fase”. Gostaria de ter tido um professor com paciência, motivação e entusiasmo. Aliás, tento ser assim quando leciono, mas o sistema me rouba a autonomia, autenticidade e a razão ser uma professora ousada.

    Responder

    1. Olá, Silvana. Que ótimo que isso foi um motivador para que você se transformasse numa excelente Professora.
      Abraço 🙂

      Responder

  4. As vezes tenho muita dificuldade em gravar tudo o q leio! Acho que pode até ser falta de atenção, pois minha memória e sempre tomada por pensamentos do passado, coisas que irei fazer no dia a dia, enfim também me cobro muito por não ser boa de memorizar e isso acaba me deixando até mesmo preocupada.

    Responder

    1. Olá, Jaci. De um passo de cada vez, o importante é começar e manter a consistência.
      Abraço

      Responder

  5. Boa tarde eu não consigo memorizar e tenho muitos erros de português.

    Responder

    1. Olá, Marilene. Fique de olho aqui no Blog e nos meus outros canais, também separei esse artigo.
      Abraço

      Responder

  6. Gostei muito, me ajudo em várias dúvidas.
    Obrigado professor

    Responder

  7. Boa tarde, estou adorando esse curso, pois já gastei dinheiro d+, fazendo cursos que não me ajudou em nada, suas técnicas realmente são infalíveis, tenho dois livros seus ( O segredo dos gênios e branco na memoria se não me engano) são livros ótimos, era a ajuda que eu precisava para passar no vestibular de medicina.

    Responder

    1. Olá, Jheniffer. Obrigado, mantenha-se focada e depois me conte os resultados.
      Abraço

      Responder

  8. Bom dia Mestre,

    Também tenho problemas com memorização, mas acho que o meu principal problema é concentração.
    Gostei do quer li….
    Obrigado.

    Responder

  9. Gostei destas mensagens e gostaria de recebê-las em me Email. Obrigado e Até Mais!!!!!!!!!

    Responder

  10. Bom dia Renato, devido a alguns problemas não conseguir ler e aplicar os textos, mas os módulos em quê li, e os exercícios que fiz, deu para memorizar, estou gostando muito, recomendo o curso para todos, ainda sinto dificuldade em memorizar, mas já melhorei bastante.

    Responder

    1. Olá, Luiz.
      Continue focado nos estudos, como já percebeu a melhora é diária.
      Abraço

      Responder

  11. Boa noite, Gostaria de compreender Português para concursos…

    Responder

    1. Olá, Ricksander. Meu método pode ser aplicado a todo conteúdo que necessite ser aprendido, inclusive Português, mas em meu curso você não irá encontrar material dessa matéria ou matemática por exemplo.
      Os cursos são oferecidos hoje por um preço bem inferior ao seu real valor e mesmo assim, vários deles com descontos de 50%.
      http://www.renatoalves.com.br/cursos_online.html

      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Abraço

      Responder

  12. Olámeu amigo Renato,já faço seu curso,e estou gostandomuito, eu faço palestras bíblicas, e preciso memorizar, o que li no esboço,e tentar passar isso em formade discurso, tenho dificuldade de memorizar o que li, ai olho para o esboço, mas já percebi que isso mim atrapalha, mas do que ajuda, e seu curso já está melhorando minha memória, muito obrigado, mas preciso que você mande para o meu email, dicas de como ler mais rápido, mas com qualidade, fico no aguardo de sua resposta, desde já agradeço pela atenção.

    Responder

  13. Isso acontece muito comigo…quando termino de ler um texto por exemplo, não sei o que li. Acredito que com essas dicas do Renato Alves, isso vai mudar. Parabéns Renato, por nos ajudar.

    Responder

  14. Eu trabalhei com o método Renato Alves de leitura e Memorização.

    Como vi a grande eficiência do trabalho, trabalho promovendo o produto no Passei na Fuvest, pois acredito que realmente vai ser de grande valia para os vestibulandos.

    Grande abraço! Parabéns Renato!

    Responder

  15. Gostei de tudo que li. É bom saber que existem técnicas para melhorar a memória e o aprendizado. Quero muito aprender mais dicas.

    Responder

  16. ReaLmente eu lendo sua historia de sua memoria antiga mim indentifico muito kkk. como gostaria de ter uma memoria ativa pois admiro muito as pessoas quando passam numa faculdade ou concurso e assim como vc.

    Responder

  17. Eu tenho MUITAAA dificuldade para gravar o que leio, as vezes parece que estou lendo em piloto automático! Gostaria de saber mais informações sobre o curso do Renato Alves!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *